Como Tratar Herpes Genital Naturalmente

As soluções naturais de tratamento de herpes permitem reduzir significativamente o tempo entre surtos, geralmente de uma forma mais econômica, natural, mas também eficaz. Algumas pessoas, eu inclusive, já não têm surtos de herpes por mais de 2 anos.

O Herpes genital é uma das mais comuns doenças sexualmente transmissíveis provocada pelo vírus herpes simplex. A maioria das pessoas portadores de herpes podem ainda não saber que estão infectadas e alguns podem até nunca ter tido qualquer surto visível da doença.
Os sintomas mais comuns incluem: pequenas feridas, coceira, dor e sensação de ardência e os sintomas costumam durar 1 semana, ou nos casos mais graves 3 semanas, ou mais.

Existem várias soluções farmacêuticas que podem ajudar no alívio da dor, acelerar a cicatrização e promover a recuperação dos sintomas de herpes genital. Muitos destes tratamentos se focam no tratamento de sintomas, mas não na sua causa. Na verdade, essa é a missão deste artigo, descobrir maneiras de diminuir o número de vezes em que o vírus fica ativo, visto que não existe ainda cura para o herpes.

Está cientificamente provado que se pode diminuir significativamente o período entre surtos e a severidade dos sintomas através da utilização de um estilo de vida saudável. O objetivo de um tratamento natural contra herpes, seja genital ou labial, é promover um sistema imunológico forte. Por isso, a diminuição do estresse, cansaço excessivo, eliminar o consumo de bebidas alcoólicas, tabaco e principalmente evitar a privação de sono são as medidas que deve adotar para não sofrer de surtos de herpes.

Também deve evitar ter relações sexuais durante surtos de herpes, até que os sintomas tenham desaparecido completamente, pois existe o perigo de contagio a outras pessoas e a si noutros lugares, para além de dificultar o seu processo de cura.

Remédios Naturais para Herpes Genital

  • Aplicar Gelo na Área Afetada
  • No aparecimento dos primeiros sintomas pode aplicar de gelo diretamente na zona afetada somente durante alguns minutos de cada vez e várias vezes ao dia. O gelo aplicadamente diretamente sobre a zona afetada pode inclusive prevenir o surto, mas principalmente permite reduzir a severidade dos sintomas e o período de tempo da sintomatologia. A temperatura fria ajuda no alivio da dor e inchaço e ataca o vírus diretamente.

  • Aloé Vera
  • Aplicar Aloé Vera diretamente sobre as lesões, ou tomar aloé vera internamente, pode ajudar devido ao potente efeito anti virai deste vegetal.

  • Higiene e Conforto
  • Deve manter sempre a área genital limpa, seca e usar roupa interior larga. Prefira peças de roupa de algodão durante um surto de herpes pois permite uma melhor respiração e também ser menos irritante na pele. Quando for possível, prefira não ter qualquer roupa em contato com a zona afetada, pois a ausência de fricção favorece e acelera a cicatrização.

  • Complemento Mineral e e Vitamínico
  • Pode considerar tomar um suplemento como o aminoácido L-Lisina, vitaminas anti oxidantes e zinco. Isso promove a inibição do crescimento virai e pode aumentar significativamente o período entre surtos.

  • Reforçar o Sistema Imunológico
  • Tome medidas para reforçar o sistema imunológico que contribuam significativamente para a diminuição do tempo de cura, severidade do surto, e ainda para aumentar os períodos entre surtos. Pode tomar equinácea, e procurar repor os níveis de vitamina C diariamente. É também muito importante que possa descansar o suficiente e dormir no mínimo 7 a 8 horas diárias. O estresse necessita ser reduzido, quer seja através da alteração de rotinas, ou melhor ainda, através de práticas de relaxamento e desenvolvimento pessoal como seja a prática de meditação ou Ioga, por exemplo.

  • Evitar Alimentos Ricos em Arginina
  • Evitar alimentos que contém arginina. O herpes prospera em ambientes ricos em arginina e adormece com lisina. Por isso evite nozes, aveia, amendoim, milho e chocolate.

  • Consumir Alimentos Ricos em L-Lisina
  • Consumir alimentos que têm um alto nível de L-lisina e um baixo nível de arginina, onde se incluem o feijão, a carne, peixe, frutas e leguminosas em geral

  • Chá ou Aplicação Tópica de Erva-cidreira (Melissa officinalis)
  • Pesquisas chegaram à conclusão que a Erva-cidreira tem efeitos antivirais contra o vírus da herpes. Aplicar extrato de erva-cidreira no inicio do surto de herpes pode impedir o seu retorno ou acelerar a cicatrização. Cremes preparados a partir de extratos de melissa altamente concentrados, ou óleo essencial de melissa também podem ser usados.

  • Alcaçuz
  • O alcaçuz é um antiviral reconhecido por reduzir a inflamação e as úlceras. Contém esteroides que podem aliviar a dor e acelerar a cicatrização de lesões de herpes. Aplicar diretamente ou para consumo interno. Ferva um chá, por 5 a 10 minutos, colocando uma colher de chá de alcaçuz picado por copo de água. Pode beber até 4-5 xícaras de chá de alcaçuz por dia.

  • Aplicar um Pano Molhado Sobre a Área Afetada
  • Um pano molhado com água ou com qualquer um dos outros métodos caseiros que está lenda nesta página pode ser aplicado diretamente sobre as úlceras do herpes. Isso permite acelerar o processo de cura. Pomadas que contem ácido glicerílico ou estratos de alcaçuz podem também ser usados.

  • Banhos Mornos
  • Como medida contra a dor pode tomar banhos mornos adicionando bicarbonato de sódio na água para ajudar a diminuir a coceira.

Estilo de Vida

A regra base relativamente ao estilo de vida deve ser manter o sistema imunológico forte para evitar ao máximo o surto de herpes. Manter o sistema imunológico alto implica não esforçar demasiado o organismo, quer mental como fisicamente. Especialmente, deve evitar ao máximo o estresse, bebidas alcoólicas, tabaco, a privação de sono e o cansaço físico excessivo. Dessa forma se manterá mais facilmente livre de surtos de herpes e por maiores períodos mais longos.

Resumo Principais Fatores Que Reduzem a Incidência de Surtos de Herpes

  • Dormir horas de sono suficientes. No mínimo 7-8 horas diárias.
  • Fazer uma boa gestão de estresse, para minimizar os seus efeitos no sistema imunológico. A prática de meditação ou Ioga podem ajudar imenso na diminuição de sintomas de cansaço e estresse.
  • Praticar uma dieta equilibrada.
  • Praticar qualquer exercício, mesmo que ligeiro.

Oferta da Semana 300x250

Este Artigo Informativo Não Substitui o Aconselhamento Médico. Consulte Sempre Ajuda Profissional de Saúde Nas Suas Decisões

Sobre o Autor

Remédios Naturais

RemédiosNaturais.info é uma publicação online de autores profissionais de saúde, nutricionistas e técnicos especialistas de diversas áreas de saúde.