5 Alimentos Que Promovem a Produção do Leite Materno

O meu bebé está a receber leite suficiente? Estou a produzir o suficiente? Como é que essa mãe do Instagram obteve tanto leite?! Para as novas mamãs, a amamentação envolve muitas questões – afinal a mulher está a lidar com dois novos corpos (o seu e o do seu bebé) e por isso fica sobressaltada com a incerteza, o stress e a insegurança.

Se tem mais perguntas do que respostas – o que é totalmente normal -, ou se o seu bebé ainda está a tentar pegar o jeito da amamentação – novamente, normal! -, a primeira coisa a fazer é consultar um(a) especialista em amamentação. Ele(a) pode ajudar a avaliar se a sua produção é realmente baixa. Geralmente este não é o caso. A aparência pode enganar e a maioria das mulheres consegue produzir o suficiente para o seu bebé. Mas se for o seu caso, poderá oferecer soluções construtivas sobre como aumentar a produção do leite materno.

Por outro lado, pode tentar produtos naturais, que podem ajudar a aumentar a quantidade e a qualidade do leite materno que o seu corpo produz. Não existe uma poção mágica que aumente a produção do leite materno, mas alguns desses alimentos podem ajudar:

1- Feno-grego

O feno-grego (nome científico, Trigonella foenum-graecum L.) é das ervas mais utilizadas para aumentar a produção do leite. Os relatos indicam que é um excelente galactagogo para algumas mães e tem sido usado como tal há séculos (1).

As mães geralmente notam um aumento na produção de 24 a 72 horas após iniciarem a toma, mas pode levar duas semanas para que se possa notar uma mudança. Porém, algumas mães até podem não notar uma mudança na produção de leite ao ingerir feno-grego.

2- Aveia

Já experimentou as famosas cookies da amamentação? A possibilidade que continham aveia são grandes. A sabedoria popular promove os benefícios deste cereal na produção de leite materno. Na verdade, existem pouquíssimas evidências científicas que apontem para para efeitos reais, embora os especialistas calculem que os resultados estejam ligados aos seus altos níveis de ferro (2). Sedjenane Chang, especialista de lactação da IBCLC, em San Jose, Califórnia, diz: “É uma daquelas coisas que parece ajudar pessoas suficientes de forma consistente a ponto de ser uma sugestão comum. Mas não há pesquisas suficientes para nos dizer as verdadeiras razões disso acontecer”. De qualquer forma, a sua ingestão regular durante a amamentação não seria uma má ideia.

3- Funcho

Este legume folhoso da família das cenouras há muito é considerado um galactagogo, e alguns estudos mostraram uma pequena relação com uma amamentação mais eficaz (3). A erva-doce é frequentemente encontrada em chás e outros suplementos para as mães que amamentam, mas também é apropriada para cozinhar. Pode encontrá-lo em qualquer mercado e fica delicioso em assados, saladas, ou até fatiado e servido com molho. Certifique-se apenas que gosta do sabor do alcaçuz, semelhante ao sabor forte do funcho.

4- Levedura de Cerveja

A ingestão de levedura de cerveja para aumentar a produção do leite materno é outro exemplo da articulação da sabedoria tradicional com evidências anedóticas. Já deve ter ouvido falar que beber cerveja é bom para a amamentação – a ingestão de levedura de cerveja opera no mesmo princípio geral (sem o álcool!).

Chang afirma que muitas mães consideram a levedura de cerveja muito útil. A levedura também é rica em vitaminas do complexo B, que podem ajudar a manter os níveis de energia (4). Está disponível nas dietéticas e pode usá-la em assados ou até em smoothies.

5- Linhaça e Óleo de Linhaça

Tal como as sementes de sésamo, a semente de linhaça possui fito estrógenos que podem influenciar a produção do leite materno (5). A linhaça também contém ácidos gordos essenciais, muito importantes para a saúde e bem-estar da mãe e do bebé.

Referências:

(1) Drugs and Lactation Database (LactMed) [Internet]. Bethesda (MD): National Library of Medicine (US); 2006-. Fenugreek. [Updated 2019 Jan 7]. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK501779/

(2) “Oatmeal for Increasing Milk Supply • KellyMom.com.” KellyMom.com, 8 Feb. 2017, kellymom.com/bf/got-milk/supply-worries/oatmeal/.

(3) Drugs and Lactation Database (LactMed) [Internet]. Bethesda (MD): National Library of Medicine (US); 2006-. Fennel. [Updated 2018 Dec 3]. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK501793/

(4) Bazzano, Alessandra N et al. “Maternal experiences with and sources of information on galactagogues to support lactation: a cross-sectional study” International journal of women’s health vol. 9 105-113. 27 Feb. 2017, doi:10.2147/IJWH.S128517

(5) Drugs and Lactation Database (LactMed) [Internet]. Bethesda (MD): National Library of Medicine (US); 2006-. Flaxseed. [Updated 2018 Dec 3]. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK501895/

Este Artigo Informativo Não Substitui o Aconselhamento Médico. Consulte Sempre Ajuda Profissional de Saúde Nas Suas Decisões