O gengibre é uma raiz de sabor picante especialmente utilizada na cozinha asiática e no resto do mundo, onde é mais conhecida e utilizada como especiaria. O gengibre tem inúmeras indicações terapêuticas, nomeadamente na prevenção da hipertensão.
O Jornal de farmocologia cardiovascular publicou um artigo dos investigadores Ghayur, Muhammad Nabeel MPhil; Gilani e Anwarul Hassan PhD que chegaram à conclusão que o gengibre tem sido tradicionalmente utilizado em uma ampla variedade de doenças, incluindo a hipertensão. Eles relataram que os efeitos cardiovasculares do gengibre em condições experimentais com extrato puro de gengibre em ratos anestesiados provocou uma queda na tensão arterial de 0,3-3 mg por kg.
Uma das várias indicações terapêuticas do gengibre tem a ver com a sua propriedade vasodilatante. Isso permite prevenir e diminuir os sintomas de hipertensão.
Os compostos químicos presentes no gengibre podem também ajudar a reduzir o colesterol LDL, ou seja as lipoproteínas de baixa densidade, vulgarmente chamadas de “mau colesterol”. O mau colesterol é o principal responsável pelas formação de placas ao longo das artérias e vasos sanguíneos, responsáveis por causar bloqueios que contribuem para um aumento da pressão arterial, quer seja pela redução do diâmetro interior e elasticidade dos vasos sanguíneos e artérias.
O gengibre pode também diminuir a pressão arterial ao prevenir a formação de coágulos nas artérias e vasos sanguíneos. Isso permite a normal circulação do sangue pelo sistema circulatório, contribuindo na prevenção e combate dos sintomas de hipertensão, ataques cardíacos e derrames.
Consulte sempre o seu médico antes de usar o gengibre como forma de tratamento contra pressão arterial elevada ou qualquer outra patologia. O consumo excessivo de gengibre pode ser responsável por causar outras patologias associadas e tem grande probabilidade de ter interações com medicação que possa estar tomando. Consulte sempre o seu médico nas suas decisões.
RemédiosNaturais.info é uma publicação online de autores profissionais de saúde, nutricionistas e técnicos especialistas de diversas áreas de saúde.
eu aconselharia que consultace um medico antes que recorra a uma automedicacao
Pois é, gente! Gengibre é bom e para muita doença por aí. Contudo, quanto ao que tange à pressão arterial estou ficando confusa. Tenho pressão baixa e uma orientação de uma nutricionista foi o gengibre por ser picante. Tenho tomado sempre que fico muito mal e alivia e muito.
Amo tomar chá sendo erva cidreira gengibre hortelã e Melícia tenho pressão alta controlada espero não fazer mal. Gosto de cultivar as ervas os temperos aceito dicas de como consumir esses produtos sem que afete a saúde um muito obrigada pelas orientações. Boa noite.
Tomar muita água com gengibre da tontura e a pressão fica baixa, da vontade vomitar… descobri depois de passar mal várias vezes sem perceber que podia ser o excesso do mesmo.
Por favor estou tomando água c muito gengibre e tenho passado mal de tontura. Algum relato? Faz 1 mês.
Cuidado com o exagero no consumo de gengibre. Consulte o seu médico.
A 3 dias eu comecei tomar gengibre com água, e ontem após termina uma aula de localizada me senti mal e começou a me dar um ataque cardíaco, fiquei 30 min com batedeira, eu imagino que seja ela,por que não tomo nem um termogênico ou algo assim treino a 4 anos e nunca me aconteceu nada do tipo.
Provavelmente sua pressão e baixa o gengibre em consumo muito alto abaixa a pressão , correto vc tomar 1 colher de gengibre ralado para 1 litro de água, não é a quantidade tomanda e sim que vá tomando aos poucos durante o dia pode ser colocado limão para ajudar a eliminar o excesso de líquido corporal.
Cláudia – massoterapeuta e Acupunturista
Boa tarde
Pois é meu medo é esse fazer o o uso do gengibre depois me fazer mal amo gengibre será que se tomar um dia sim outro não faz mal?
Abraço Val Telles!
eu queria saber como utilizar, beber com um pouco de mel
não sei em quem acreditar.uns sites dizem que gengibre é ruim pra pressão alta,outros dizem que é bom.em quem confiar?
Se você estiver prevenindo pressão alta, o gengibre é seu aliado. Agora se você já está tomando o que o médico receitou, o gengibre pode afetar a eficácia desse tratamento.
Já VI EM OUTROS SITES QUE GENGIBRE AUMENTA A Pressão POR SER PICANTE NÃO SEI MAIS EM QUEM ACREDITAR!
eu tenho pressão alta e quero tomar o chá de gengibre, mas alguns sites falam que quem tem pressão alta não pode tomar o chá, enquanto outros falam que tem pressão alta pode tomar o chá de gengibre. O que faço agora, quem esta falando a verdade.
O gengibre é ótimo para prevenir pressão alta. Mas se já está tomando algo que seu médico receitou, deve pedir conselho com seu médico para que o seu consumo de gengibre não altere o seu tratamento atual.
VCS ESTÃO DIZENDO QUE O GENGIBRE ATÉ AJUDA NO COMBATE À PRESSÃO ALTA,MAS NOS OUTROS SITES FALAM O CONTRÁRIO…
ESTOU COM SOBRE PESO E COMECEI À TOMAR ÁGUA MORNA COM GENGIBRE E LIMÃO EM JEJUM,MAS AÍ COMEÇARAM À ME ALERTAR SOBRE O PROBLEMA DA PRESSÃO.O QUE FAÇO?
crianças de 2 anos podem tomar chá de gengibre? que quantidade
Eu gostaria de saber se o paciente que toma remédio para o controle da pressão alta poderá fazer uso de gengibre?
O consumo esporádico e em pouca quantidade não deve ter efeitos adversos. No entanto, deve consultar o seu médico para saber que doses são seguras e recomendáveis no seu caso especifico, Laudicea. Os valores podem variar muito consoante seu peso, medicação que está tomando ou outras condições de saúde.
Oi Dra Joana tenho feito uso de gengibre em pó colocado na água quase fervida. Agora tenho tido pressão alta e baixa ao mesmo tempo e meu coração vai de 40 bpm a 75 bpm. A pressão tem oscilado muito de 9/5 a 14/10. Desde criança vou a cardiologistas mas eles dizem que não tenho nada. Hoje tenho 32 anos, sou muito tensa e sedentária. Agradeço se puder me ajudar, porque vou ao medico somente para ter constrangimentos… Abraços
O sedentarismo é muito prejudicial. A prática de atividade física é benéfica desde que não seja contra indicada. Uma caminhada de 40 minutos diária ajuda bastante e uma alimentação balanceada. Com o tempo acaba se habituando e lhe fará bem.
amo as ervas naturais