Como evitar o contagio da gripe A (H1N1)

O vírus da gripe pode manter-se activo em superfícies por um período variável até 8 horas, sendo que a diminuição deste período de tempo pode ser influenciada por factores como a incidência de luz solar, arejamento local, limpezas por acção química, etc…

O contacto físico directo, espirros ou tosse, ou o simples facto de se encontrar num ambiente fechado com uma pessoa infectada são meios de contagio privilegiados do vírus. Aconselha-se por isso, a tapar a boca e o nariz ao espirrar, e lavar frequentemente as mãos.

Como evitar o contágio

  • Evitar o contacto físico com superfícies de grande uso, nomeadamente em locais públicos. Onde se incluem Multibancos, maçanetas de portas, telefones públicos, dinheiro (moedas e notas), carrinhos de super-mercado, copos e talheres de qualquer tipo (se mal higienizados), o uso normal de transportes públicos, etc…

  • Proteja as suas mãos pois elas são um meio privilegiado de propagação de vírus. Utilize preferencialmente a parte de traz da mão, sempre que possível, para o manuseio de objectos, se possível utilize algo impermeável, como um vulgar saco de plástico ou luvas descartáveis entre as mãos e a superfície de toque. Evitar levar as mãos a zona da face.

  • Evitar ambientes fechados ou demasiadamente regulados artificialmente, ou evitar o contacto com superfícies de toque em locais de grande uso público como hipermercados, instituições públicas, centros comerciais, piscinas publicas (especialmente as interiores), salas de aula, refeitórios, discotecas, bares, aviões, casas de banho publicas, etc..

  • A melhor maneira de lavar as mãos frequente é com agua e sabão, que é mais do que suficiente para eliminar o vírus. As soluções à base de álcool para lavar as mãos também são igualmente eficazes. Como sabões, o sabão azul por exemplo, é muito bem tolerado pela pele, e tem características desinfectantes superiores ao sabões considerados normais.

Este Artigo Informativo Não Substitui o Aconselhamento Médico. Consulte Sempre Ajuda Profissional de Saúde Nas Suas Decisões