5 Alimentos Hidratantes Para o Verão

O verão é a estação do ano predileta da maioria das pessoas. É a época do ano em que se aproveita para passear, praticar desporto, fazer voluntariado e atividades que exigem a nossa energia e bem-estar. Cuidar da nossa saúde torna-se especialmente importante no verão e uma das áreas a considerar é a desidratação. Com as temperaturas mais elevadas, o organismo desidrata mais rapidamente. Neste artigo, vamos indicar 5 alimentos saudáveis e deliciosos que previnem a desidratação.

Melancia.

Melancia.

Melancia

Composta por 92% de água, a melancia é muito saudável e um dos alimentos mais hidratantes (1).
Uma porção de 154 gramas contém mais de 118 ml de água, além de fibras, vários nutrientes importantes, vitaminas C e A, magnésio e poderosos antioxidantes, incluindo o licopeno, capaz de reduzir a oxidação das células (2).

Este perfil nutritivo impressionante vem com um baixo teor calórico, com apenas 46 calorias por porção. E, como sabemos, os alimentos com baixa densidade calórica demonstraram serem importantes na perda de peso.

Pode adicionar melancia à sua dieta consumindo-a crua, como um lanche refrescante, em forma de sorvete, ou mesmo em saladas.

Morango

Com 91% de água, o morango é uma fruta muito hidratante e deliciosa, repleta de fibra, antioxidantes, minerais e vitaminas, incluindo vitamina C, folato e manganês (3).

Comer morangos regularmente pode reduzir inflamações, o que ajuda a proteger contra doenças cardíacas, diabetes, Alzheimer e vários tipos de doenças oncológicas.

É fácil incluir morangos na sua dieta, misturando-os em smoothies, saladas, sandes e wraps.

Pepino

Com um teor de água de 95%, os pepinos fazem parte dos alimentos saudáveis e hidratantes que deve incluir na sua dieta (4).

Em comparação com outros vegetais ricos em água, os pepinos são um dos mais baixos em calorias, com apenas 8 calorias numa porção de 52 gramas. Além disso, fornecem uma pequena quantidade de alguns nutrientes, vitamina K, potássio e magnésio.

Incorporar pepinos à sua dieta é muito simples. Geralmente são adicionados a saladas e sandes, mas também podem ser incluídos em salteados e sopas.

Alface

Composta por 96% de água, a alface apresenta várias propriedades promotoras da saúde. Uma porção de 72 gramas de alface fornece mais de 59 ml de água, além de 1 grama de fibra e 5% da dose diária de folato (5). O folato é importante para mulheres grávidas, pois pode ajudar a prevenir defeitos congênitos do tubo neural.

Além disso, a alface é rica em vitaminas K e A, ambas estudadas pelo seu papel em manter os ossos e o sistema imunológico saudáveis. A combinação de água e fibra na alface garante a saciedade com um baixo teor calórico de 10 calorias numa porção de 72 gramas.

Pode adicionar alface à sua dieta em saladas, substituindo pelo pão em hambúrgueres ou em tortilhas.

Canjas e Sopas

Contendo até 92% de água, as canjas e sopas são muito hidratantes e nutritivas. Por exemplo, uma porção de 240 gramas de canja de galinha contribui significativamente para as necessidades diárias de hidratação.

Vários estudos demonstraram que o consumo de sopa antes do prato principal promove uma ingestão inferior de calorias e, portanto, a perda de peso (6). Num estudo, os participantes que comiam duas porções de sopa por dia perderam 50% mais peso do que aqueles que consumiram o mesmo número de calorias em snacks.

Pode aumentar significativamente o conteúdo nutricional das canjas e sopas adicionando muitos vegetais, como brócolos, cenoura, cebola, cogumelos e tomates.

E quem disse que as sopas têm de ser consumidas quentes? Sopa fria é um nutritivo e saboroso refresco.

Referências:

(1) Martha P. Watermelon Juice: Potential Functional Drink for Sore Muscle Relief in Athletes. Journal of Agricultural and Food Chemistry 2013 61 (31), 7522-7528
(2) (2) Naz A, Butt MS. Watermelon lycopene and allied health claims. EXCLI Journal. 2014;13:650-660.
(3) Popkin, Barry M., Kristen E. D’Anci, and Irwin H. Rosenberg. “Water, Hydration and Health.” Nutrition reviews 68.8 (2010): 439–458. PMC. Web. 8 June 2018.
(4) H. Murad, M.A. Nyc. “Evaluating The Potential Benefits Of Cucumbers For Improved Health And Skin Care.” The Journal of Aging Research & Clinical Practice, www.jarcp.com/3050-evaluating-the-potential-benefits-of-cucumbers-for-improved-health-and-skin-care.html.
(5) Kim, Moo Jung & Moon, Youyoun & C. Tou, Janet & Mou, Beiquan & Waterland, Nicole. (2016). Nutritional Value, Bioactive Compounds and Health Benefits of Lettuce (Lactuca sativa L.). Journal of Food Composition and Analysis. In Press. 10.1016/j.jfca.2016.03.004.
(6) Flood, Julie E., and Barbara J. Rolls. “Soup Preloads in a Variety of Forms Reduce Meal Energy Intake.” Appetite 49.3 (2007): 626–634. PMC. Web. 8 June 2018.

Carla Sofia

Licenciada em Medicina do Desporto.

Este Artigo Informativo Não Substitui o Aconselhamento Médico. Consulte Sempre Ajuda Profissional de Saúde Nas Suas Decisões