Efeitos do Gengibre na Pressão Arterial

O gengibre é uma raiz de sabor picante especialmente utilizada na cozinha asiática e no resto do mundo, onde é mais conhecida e utilizada como especiaria. O gengibre tem inúmeras indicações terapêuticas, nomeadamente na prevenção da hipertensão.

O Jornal de farmocologia cardiovascular publicou um artigo dos investigadores Ghayur, Muhammad Nabeel MPhil; Gilani e Anwarul Hassan PhD que chegaram à conclusão que o gengibre tem sido tradicionalmente utilizado em uma ampla variedade de doenças, incluindo a hipertensão. Eles relataram que os efeitos cardiovasculares do gengibre em condições experimentais com extrato puro de gengibre em ratos anestesiados provocou uma queda na tensão arterial de 0,3-3 mg por kg.

Uma das várias indicações terapêuticas do gengibre tem a ver com a sua propriedade vasodilatante. Isso permite prevenir e diminuir os sintomas de hipertensão.

Os compostos químicos presentes no gengibre podem também ajudar a reduzir o colesterol LDL, ou seja as lipoproteínas de baixa densidade, vulgarmente chamadas de “mau colesterol”. O mau colesterol é o principal responsável pelas formação de placas ao longo das artérias e vasos sanguíneos, responsáveis por causar bloqueios que contribuem para um aumento da pressão arterial, quer seja pela redução do diâmetro interior e elasticidade dos vasos sanguíneos e artérias.

O gengibre pode também diminuir a pressão arterial ao prevenir a formação de coágulos nas artérias e vasos sanguíneos. Isso permite a normal circulação do sangue pelo sistema circulatório, contribuindo na prevenção e combate dos sintomas de hipertensão, ataques cardíacos e derrames.

Consulte sempre o seu médico antes de usar o gengibre como forma de tratamento contra pressão arterial elevada ou qualquer outra patologia. O consumo excessivo de gengibre pode ser responsável por causar outras patologias associadas e tem grande probabilidade de ter interações com medicação que possa estar tomando. Consulte sempre o seu médico nas suas decisões.

Remédios Naturais
RemédiosNaturais.info é uma publicação online de autores profissionais de saúde, nutricionistas e técnicos especialistas de diversas áreas de saúde.

Este Artigo Informativo Não Substitui o Aconselhamento Médico. Consulte Sempre Ajuda Profissional de Saúde Nas Suas Decisões