Psoríase

A psoríase é uma complicação na derme que pode tomar várias formas e sintomatologias diversas como coceira, inflamação escamação da derme, etc.. A psoríase é derivada por uma desregulação do sistema imunológico. Alguns tratamentos já testados conseguem a redução parcial, e mesmo total, dos sintomas de psoríase, mas as formas de tratamento resultam melhor ou pior consoante os condicionalismos pessoais.

Uma das formas mais populares de tratamento de psoríase é a nutrição.
Para reduzir os sintomas de psoríase, deve incluir ao seu menu alimentos saudáveis, compostos em grande parte por alimentos frescos, nomeadamente frutas, vegetais, assim como frutos secos, e uma alimentação equilibrada com bom valor nutricional. Deve evitar alimentos processados industrialmente pois contêm altas quantidades de sódio industrial, assim como um valor nutricional geralmente inferior.

Tratamento Natural para Psoríase
  • Uma das melhoras medidas que pode tomar para diminuir significativamente os sintomas de psoríase é aumentar a exposição moderada do corpo à luz solar. O tratamento deve preferencialmente abranger a totalidade do corpo, por períodos não superiores a 2h por dia, com um resguardo para os cuidados que deve ter para evitar os efeitos do excesso de radiação solar. Está documentado cientificamente o fator benéfico da luz do sol em várias patologias de pele, como a seborreia, psoríase, ou eczemas. A luz do sol é uma das melhores fontes de vitamina D que que o organismo tem a capacidade de absorver.
  • A manutenção de um corpo saudável através de algum tipo de exercício físico, mesmo que ligeiro. A prática de atividade física é um dos fatores mais importantes e eficazes de redução de sintomas de psoríase. Benefícios do exercício físico na psoríase:
    • favorecer a agilidade geral do corpo.
    • O aspeto que considero mais importante é a transpiração, que permite uma renovação das células da pele, dilata e hidrata os poros da pele.
    • O aumento da elasticidade da pele favorece a libertação das toxinas, promove uma pele saudável, e faz frente á escamação e irritação da pele característica da psoríase.
  • Frutas e legumes frescos são uma ótima opção habitual na sua dieta para combater os sintomas da psoríase. Não deve deixar de parte o consumo regular de sementes germinadas, como nozes, cereais, milho, arroz preto, noz brasileira, ou ainda bananas. Estes alimentos são ricos em magnésio, que vários estudos científicos apontam como fator redutor de sintomas de psoríase.
  • Restringir as gorduras. Carnes gordas como porco, enchidos vários, e também evitar as partes muito gordurosas da carne, como sejam as peles, e gorduras visíveis.
  • O stress, certa medicação e o consumo de álcool e tabaco podem desencadear o aparecimento ou agravamento das lesões. Sendo a psoríase uma doença associada ao sistema imunológico, qualquer atividade que diminua a sua eficácia, tem efeitos de agravamento dos sintomas.
  • Banana (Plantago, várias espécies) por conter alantoína e magnésio, benéficos no tratamento dos sintomas de psoríase.
  • Aumente o consumo de ácidos gordos ômega 3. Estes compostos têm propriedades anti-inflamatórias. Estudos científicos comprovam que estes nutrientes diminuem a inflamação, e a severidade dos sintomas. Peixes gordos como o salmão devem fazer parte do seu plano alimentar diário.
  • Muito importante é também nunca coçar a área afetada. Utilize um creme hidratante ou vaselina, ou até azeite, para diminuir a irritação e prevenir a escamação e fragmentação da pele.

Este Artigo Informativo Não Substitui o Aconselhamento Médico. Consulte Sempre Ajuda Profissional de Saúde Nas Suas Decisões