O corpo humano tem o poder de se curar por si próprio se tratado adequadamente. Certos nutrientes têm o poder de acelerar o processo de cura, alguns por ação anti-inflamatória e outros por favorecerem a reconstrução natural de tecidos. Assim pode mais rapidamente curar golpes, feridas, queimaduras, lesões musculares e dores nas articulações. Vamos ver como.
Minerais e Vitaminas Essenciais
Tecidos lesados e em fase de cicatrização têm um aumento de demanda metabólica e necessidades nutricionais especiais. Se as necessidades básicas não forem atendidas, a cura pode ser prejudicada. Vários nutrientes diminuem o tempo de cura, principalmente a vitamina A, vitamina C, zinco, glucosamina e proteína.
- Zinco
- Glucosamina
- Vitamina A / beta-caroteno
- Vitamina C
O zinco é necessário para a síntese de ADN, de proteínas, e para a divisão celular. Fontes alimentares de zinco incluem: ostras, amêndoas, fígado de vitela e sementes de abóbora.
A Glucosamina aumenta a produção de ácido hialurônico. Fontes alimentares: crustáceos.
Promove o crescimento/reparação de células, aumenta a função imunológica e melhora o desenvolvimento dos ossos. A vitamina A, pode melhorar a fase inflamatória inicial de cicatrização de feridas e apoiar a diferenciação de células epiteliais. Fontes alimentares : fígado, batata doce, manga, cenoura, espinafre ou mamão..
A vitamina C é importante para a formação de colágeno, repor os níveis de sangue, melhorar a atividade enzimática para o metabolismo e o aumento da função imunológica. Fontes alimentares: laranjas, uvas, brócolis, pimentões vermelhos, morangos, repolho e toranja.
Super Alimentos Para Reparação de Tecido e Lesões
- Açafrão
- Abacaxi ( bromelina – anti- inflamatório, analgésico )
- Cenouras
- Gengibre
- Cebola
- Nozes e Amêndoas
O açafrão, e mais especificamente, o seu componente ativo a curcumina tem fortes propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Pesquisas recentes a este tempero amarelo-mostarda da Ásia chegaram á conclusão que a curcumina pode melhorar a dor crônica e suprimir substâncias inflamatórias no organismo.
Esta fruta tropical contém a enzima bromelina que pode ajudar a tratar lesões musculares como entorses e distensões. Também é muito usado por atletas porque é um alimento anti-inflamatório e por acelerar a cura de traumas articulares.
As cenouras são ricas em carotenoides, um grupo de fitoquímicos que ajudam a proteger as células dos radicais livres, aumentam a imunidade e ajudam a regular a inflamação. Outros alimentos ricos em carotenoides incluem damascos, tomate, batata-doce e abóbora.
O gengibre contém vários compostos anti-inflamatórios chamados gingeróis, conhecidos por aliviar a dor nas articulações, prevenir os danos dos radicais livres e aumentar a imunidade.
Tente usar cebolas como base para sopas e molhos. Alimentos similares com benefícios anti-inflamatórios incluem alho , alho-poró e cebolinha.
Nozes são ricas em ácidos gordos ômega-3 que é um potente anti-inflamatórios. Cubra a salada com um punhado de nozes ou coma nozes cruas como um lanche. As amêndoas são ricas em proteínas e zinco, que são essenciais para a recuperação rápida e cicatrização.
RemédiosNaturais.info é uma publicação online de autores profissionais de saúde, nutricionistas e técnicos especialistas de diversas áreas de saúde.
Otimas as informacoes obrigada