O excesso de sódio (sal) é considerado um dos principais causadores de doença no mundo. Ele é utilizado como condimento alimentar para quase tudo, e mesmo utilizado em excesso, no caso de comida congelada e fast-food.
Em excesso, o sódio contribui para várias patologias como pressão arterial elevada (hipertensão) arterial, acidentes vasculares cerebrais, edemas, ataques cardíacos, obesidade ou insuficiência cardíaca.
Estudos recentes indicam que existe uma ligação entre o consumo excessivo de sal e câncer de estômago[1], osteoporose ou pedras nos rins. O excesso de sal pode também agravar sintomas de asma ou diabetes.
Como Eliminar Sal do Organismo
Diurético
Para eliminar o sal do organismo pode utilizar um diurético. Um diurético é qualquer componente que aumenta o volume de urina produzida nos rins e isso vai permite a eliminação de determinadas substancias ou toxinas, que pretendamos eliminar do corpo.
No caso da eliminação do sal, o processo se chama de natriurética que permite a excreção de sódio (sal) na urina por ação dos rins.
De acordo com o livro “Enciclopédia das Plantas Naturais” do Dr. Jorge D. Pamplona Roger[2], doutorado em medicina e cirurgia da Universidade de Granada em Espanha, para eliminar sal em excesso do organismo pode utilizar algumas das seguintes plantas natriuréticas ricas em potássio:
Planta Natriurética
- Cavalinha
- Cebola
- Feijoeiro
- Alcachofra
- Arenária
- Bardana
- Macieira
- Milho
- Freixo
- Gatunha
- Grama-francesa
- Ortossifão
- Parietária
- Piteira
- Quaresmas
- Visco-Branco
Para consumir estas plantas, deve fazer uma infusão (chá) que pode ir incluindo na sua dieta normal. Como sempre, consulte o seu médico para avaliação das quantidades necessárias ou mesmo para prevenir possíveis interações medicamentosas.
Aumentar o Consumo de Alimentos Ricos em Potássio
O sódio(sal) e o potássio têm uma relação especial no organismo, ao aumentar a ingestão de potássio isso poderá fazer baixar os níveis de sódio.
Alimentos ricos em potássio incluem:
- Cenoura
- Batata doce
- Bananas
- Vegetais verdes folhosos (feijão verde)
- Peixe
- Molusco
- Pêssego
- Ameixa
- Leite
Referências
[1] Estudo que relaciona sal com mortalidade em câncer de estômago. //ije.oxfordjournals.org/content/25/3/494.short
[2] Jorge D. Pamplona Roger. “Enciclopédia de las plantas Medicinales” Madrid: Editorial Safeliz; 1997
RemédiosNaturais.info é uma publicação online de autores profissionais de saúde, nutricionistas e técnicos especialistas de diversas áreas de saúde.
Esse artigo me ajudou muito…tenho pressão alta e sofro muito quando eu não controlo o sal na minha alimentação