Nem tudo o que parece é. São inúmeros os artigos na net que falam dos perigos do consumo de alho por parte dos cães e gatos. Mas será mesmo assim?
Existe muita controvérsia em torno do consumo de alho por cães e gatos. Muitas fontes advogam que o alho é extremamente tóxico para cães. Embora os humanos e os cães sejam diferentes, a verdade é que o alho tem sido utilizado terapeuticamente durante séculos e estudos recentes vêm confirmar que o alho tem também várias indicações terapêuticas em cães.
A questão que poucos falam sobre o alho em cães ou gatos relativamente aos humanos é a quantidade. Enquanto que um humano de 80 quilos pode comer 2 ou mais dentes de alho, um cão de 10 quilos ou um gato de 3 quilos não deve fazer o mesmo.
Tanto em humanos como em animais de estimação, o consumo excessivo de alho pode causar danos oxidativos às células vermelhas do sangue, anemia ou até morte.
As Doses
Tudo o que é demais pode ser ruim para você ou para o seu cachorro. Quanto mais variada e equilibrada for a nutrição, melhor será a saúde. O mesmo acontece com alho e cães. Em poucas quantidades traz benefícios de saúde, em demasia será tóxico.
Quantidade Máxima Segura de Consumo de Alho Diário Relativamente ao Peso do Cão
(Retirado do Guia Completo para a Saúde Natural para cães e gatos do Dr. Pitcairn)
Peso Cão | Quantidade Max. Alho/dia |
---|---|
4-6 Kg | 1/2 dente de alho |
9-18 Kg | 1 dente |
20-32 Kg | 2 dentes |
35-41 Kg | 2,5 dentes |
+ 45kg | 3 dentes |
Benefícios Do Consumo de Alho em Cães
- Repelente de Pulgas
- Baixa a Pressão Arterial
- Reforça o Sistema Imunológico
- Previne Arritmias
- Contraria o Aumento do Fígado
- Potente Antibacteriano, Antibiótico, Antiviral, Anti Infecções Fúngicas
- Diminui os Triglicerídeos
- Impulsionador Cardiovascular
- Pode ser Eficaz na Eliminação de Eczema de Cachorro (Sem comprovação cientifica)
- Eficaz a Matar Vermes em Cães
As pulgas e carrapatos não morrem com as quantidades consumidas pelo cão, mas esses pequenos insetos detestam o sabor e cheiro do alho e procuram outras fontes de alimento, geralmente outros cães ou vegetação para pegar boleia em outros cães.
Estudos chegaram á conclusão que o consumo de alho baixa a pressão arterial em cães. Outro estudo.
O alho tem sido provado fazer maravilhas em cães com sistemas imunológicos debilitados ou câncer. O alho matam micróbios reduz a multiplicação de células cancerosas.
Estudos chegaram á conclusão que componentes ativos do alho são responsáveis na prevenção de Taquicardia Ventricular e Contrações Ventriculares Prematuras.
O alho é conhecido por ter efeitos desintoxicantes e ajuda o fígado a se livrar de toxinas do corpo.
O alho é implacável com bactérias, vírus e fungos e parasitas protozoários.
O alho diminui o mau colesterol no sangue, baixando em muito o nível de triglicérides.
O alho pode ser muito útil em cães mais velhos e com sobrepeso pois ajuda a prevenir coágulos sanguíneos e a gordura acumulada nas artérias.
O consumo de alho pode eliminar manchas de pele e outra irritações de pele.
Segundo estudos, os vermes que se podem encontrar no trato intestinal de cachorros também detestam alho, para além de ser tóxico para eles.
De vez em quando, eu costumo colocar meio dente de alho picado e misturado na comida do meu cachorro. E você?
RemédiosNaturais.info é uma publicação online de autores profissionais de saúde, nutricionistas e técnicos especialistas de diversas áreas de saúde.
gostaria de saber , se o alho é dado cru ou cozido ?? , tenho medo de mater meu cachoro.
meus caes sao verdes so comem comida cozida pois so tempero com alho a comida deles
melhor vermifugo que existe, nao precisa ser muito, uma colherzinha de cafe de alho desidratado vez ou outra com carne eh uma boa para manter o bicho
Porque todo site que fala do alho para cães, não informa se é cru ou não? Já é o oitavo site que pesquiso nesse sentido e nenhum deixa claro isso.
O veterinário dos meus cachorros me disseram que cachorros não podem comer alho. Vai entender, cada um fala uma coisa diferente. Fico meio receosa de dar alho pros meus.
Boa tarde!
Excelente a matéria! Porém no último parágrafo você colocou que costuma colocar meio dente de alho de vez em quando misturado na comida do seu cão. Me parece importantíssimo que você voltasse a frisar neste parágrafo que é de fundamental importância considerar o peso do cão para saber a quantidade de alho que pode ser dada ao canino. O problema em oferecer ou não alho na refeição do bichinho reside justamente na porção que é sempre relativa ao peso, pois em excesso pode ser extremamente prejudicial como você mesmo deixou claro em outras partes do texto.