A dieta é um dos principais fatores que podem promover ou inibir a formação de pedra nos rins. Os cálculos renais podem formar-se quando substâncias na urina como o fósforo, o cálcio ou o oxalato se acumulam no sangue e são filtrados pelos rins para serem excretados na urina.
Prevenir e Eliminar Pedra no Rim Pela Dieta
-
Beber Água Suficiente
-
Reduzir o consumo de Sódio
-
Consumir Plantas Diuréticas
-
Aumentar o Consumo de Fibras
-
Reduzir o Consumo de Demasiada Proteína
-
Beber Suco de Limão
-
A importância do Magnésio
-
Evitar o Açúcar
-
Praticar Exercício Físico
Não beber água o bastante é um dos fatores de risco número um para pedra no rim.
Pode depender consoante o clima onde você vive, pelo que se vive em climas mais quentes e secos, precisa consumir mais água. Mas em média, você deve tentar beber pelo menos 8 copos de água por dia. Se você ainda não bebe tantp, comece lentamente aumentando o quanto você bebe para o seu corpo ter tempo para se ajustar aos fluidos extras. O melhor teste para saber se você está bebendo o suficiente é checar a sua urina. Se for clara ou amarela clara tudo bem, se é amarelo escuro, você não está bebendo líquidos suficientes.
Consuma menos menos sal e alimentos salgados, principalmente alimentos processados pois costumam ter quantidades aumentadas de sal.
Plantas diuréticas chamadas de Oxálica e fosfatúrica facilitam a eliminação de oxalatos e fosfatos juntamente com a urina. Estes sais são alguns dos principais causadores das areias e das pedras no rim. Exemplos de plantas que pode começar consumindo lentamente em forma de chá(infusão):
Alcachofra, Azevinho, Bétula, Cardo-corretor, Énula, Espargo, Ortossifão, Pilosela, Salsaparrilha-bastarda, Vara-de-ouro.
Aumente a quantidade de fibras que você come como feijão, farelo de aveia, alimentos com trigo, cenoura e repolho.
Reduza na proteína animal como carne, ovos e peixe, principalmente no caso de sofrer de pedra no rim de ácido úrico.
Deve procurar uma dieta equilibrada que não seja demasiadamente alta em proteína animal. Por isso deve limitar o consumo de carne bovina, frango, porco, peixe e ovos pois esses alimentos contêm uma grande quantidade de proteína.
Beber limonada feita de limões reais é um ótimo suco anti pedra no rim. O limão tem vários benefícios terapêuticos para a saúde, nomeadamente o citrato presente no limão consegue quebrar as pedra no rim fazendo com que se libertem na urina.
O magnésio é responsável por muitas reações bioquímicas em seu corpo e a deficiência deste mineral tem sido associada a casos de pedra no rim. O magnésio desempenha um papel importante na absorção e assimilação do cálcio do seu corpo, sendo que o excesso de cálcio pode realmente tornar-se tóxico e contribuir para a formação de pedras no rim.
Vegetais de folhas verdes como o espinafre são excelentes fontes de magnésio, assim como o feijão, nozes, amêndoas, sementes de abóbora ou girassol e abacate.
O açúcar desorganiza as relações dos minerais no organismo interferindo com a absorção de cálcio e magnésio. O consumo de açúcares não saudáveis tem até aumentado os casos de pedras no rim em crianças que abusam do consumo do açúcar.
Se você leva uma vida sedentária ou estiver acamado estará mais propenso a vir a desenvolver as pedras. Isso acontece porque a atividade física limitada pode fazer com que seus ossos libertem mais cálcio no sistema sanguíneo. Fazendo exercício, você irá também prevenir tensão arterial elevada, o que é um dos fatores que contribuem para o aumento do risco desta condição no sistema excretor.
Se Você já Tem Pedras no Rim, Corte em Alimentos Ricos em Potássio
Muitas frutas e legumes são ricos em potássio, que é um mineral essencial que mantém seus nervos e músculos trabalhando corretamente. Rins saudáveis são capazes de manter o nível de potássio no sangue sem nenhum problema, mas os rins que estejam obstruídos com pedras ou danificados de alguma forma são menos eficientes na filtração de potássio no sangue. Se tem algum outro problema em seus rins, limite o consumo das seguintes frutas e legumes ricos em potássio. Ex: tomate, banana, brócolis, batata, laranja, cogumelos, melão, uva seca, couve, ou ameixas.
Referencias
//kidney.niddk.nih.gov/Kudiseases/pubs/kidneystonediet/index.aspx
RemédiosNaturais.info é uma publicação online de autores profissionais de saúde, nutricionistas e técnicos especialistas de diversas áreas de saúde.
Adoreiiiii Gostei muito de seu Blog, materia bem completa e detalhada…
Parabens, Vou começar a seguir agora..
bjs .. 🙂
ESTA É UMA DAS MELHORES MATERIAS QUE SEMPRE LEIO SOBRE REMEDIOS
NATURAIS ESTA É OTIMA MATERIA
Depois que comecei a ter uma vida mais ativa e cheia de exercícios físicos nunca mais tive problemas de saúde. Muito bom artigo.