Cuidados a Ter Com o Consumo de Cacau

Embora o cacau, seja rico em nutrientes, existe uma grande controvérsia relativamente ao facto do consumo diário de cacau ser benéfico à saúde. Este pode muito bem ser mais uma daquelas discussões em que ambos os lados têm as suas razões. Principalmente é importante saber que quantidade e frequência faz a diferença entre um alimento ser benéfico ou causador de problemas de saúde. Vamos ver porquê.

Grão de Cacau

Grão de Cacau Imagem de Glorgana / CC

É muito fácil encontrar informação sobre os benefícios do cacau e de facto quando consumido em moderação é um alimento muito rico. O cacau é extremamente rico em fibra, quase 50% da sua composição é gordura saturada e rico em Ômega 6. É principalmente rico em minerais, especificamente Magnésio, Cobre, Manganésio, fosforo, ferro e zinco.
Para além disso, o cacau é rico em triptofano, que é um aminoácido geralmente deficiente nas dietas modernas, e que produz sensações de bem estar e ajuda a regular o sono.
Para além disso, são conhecidas as propriedades terapêuticas na saúde cardiovascular e de controle de peso.

Cacau em Grão, em Pó ou em Chocolate?

Para obter mais nutrientes deve preferir chocolate preto em vez de chocolate de leite ou branco. Também deve preferir cacão em pepitas ou em grão, em vez de cacau em pó.
Ao contrário dos produtos transformados de cacau (chocolate escuro processados, cacau em pó) os níveis de nutrientes e antioxidantes são mais bem preservados no cacau na sua forma mais natural como em grão ou em pepitas (grão partido).

Quando pode o Cacau Ser Considerado um Alimento Prejudicial à Saúde?

Eu sei que todo o mundo fala maravilhas do cacau e essas pessoas têm toda a razão. Eu também cheguei consumindo um ou dois grãos de cacau diariamente, mas ao fim de alguns meses tive de deixar o consumo diário. A pressão sobre as glândulas e a consequente irritabilidade e estresse sobre o corpo fizeram-me pesquisar e saber mais sobre este alimento.

  • Cacau é Tóxico Para o Figado e Rins
  • O cacau é um alimento super estimulante, e em um determinado momento a estimulação pode parecer algo bom. E a curto prazo até é, mas a médio longo prazo traz sempre complicações de saúde.
    A estimulação ocorre como um esforço para eliminar toxinas de forma o mais rápida possível. É um processo de limpeza do organismo. Quando isso acontece, as glândulas suprarrenais inundam o fígado com adrenalina e sobrecarregam os rins para o obrigar a despejar grandes quantidades de glicose (o que dá energia ás células) do sangue. Isso faz nos sentir euforia e energia. O mesmo acontece com o café, embora de forma mais fraca. Ou seja de um modo prático, essa estimulação significa que você está sendo envenenada/o, e se a quantidade for muita ou continuada no tempo, isso poderá provocar fadiga adrenal.

  • Fungos no Cacau
  • O cacau pode estar contaminado com fungos. Principalmente o cacau em grão e ou em pepitas.
    De entre as micotoxinas mais conhecidas, jã foram encontradas aflatoxinas (comum no amendoim) que podem causar problemas hepáticos e até desenvolvimento de tumores. Outra micotoxina é a ocratoxina A (comum em cereais e café) que pode provocar estresse nos rins.

  • Fator de Estresse
  • O cacau age como um estimulante e agita os rins e as glândulas suprarrenais causando estresse no organismo. O consumo a longo prazo pode provocar um elevado nível toxicidade hepática e sangue que pode causar oscilações extremas de humor, explosões de raiva, violência, depressão, paranoia, tonturas, ou outros efeitos psicológicos como tendências viciantes.

  • Cansaço Geral
  • Embora a curto prazo a sobre-excitação do cacau pareça dar energia, o pico de atividade é seguido por um período de cansaço geral nas horas e dias subsequentes. Para além disso, sendo que a excreção de toxinas e a natureza química das extensas e complexas cadeias de gordura e óleos do cacau exigem um esforço adicional de energia para serem quebradas quimicamente no organismo.

Afinal, é ou Não Seguro Consumir Cacau?

Temos de colocar as coisas em perspectiva, se você consome cacau esporadicamente, isso vai trazer os benefícios e evitar as consequências que advêm do consumo excessivo de alguns nutrientes presentes no cacau.
Para quem consume cacau diariamente ou grandes quantidades, é muito possível que venha a ter consequências na sua saúde. Consulte o seu médico para mais informações.

A minha conclusão final é que o cacau pode ser ótimo para usos medicinais, sagrados ou de entretenimento. Mas como alimento diário não é, de todo, um alimento recomendável e é cientificamente considerado como pouco saudável.
Como em tudo, a moderação é sempre o melhor conselheiro.

banner300x250_fm_mapa_foto_mai14
Joana Sousa
Tenho uma paixão enorme por temáticas relacionadas com Nutrição, Bem Estar e metodologias naturais. Sou autora de publicações online e Eng. Biomédica de formação. Certifique-se de consultar o seu médico nas suas decisões de saúde.

Este Artigo Informativo Não Substitui o Aconselhamento Médico. Consulte Sempre Ajuda Profissional de Saúde Nas Suas Decisões