5 Alimentos Para Melhorar a Sua Visão

A visão é um dos sentidos mais estimados pelo ser humano. Infelizmente, muitas pessoas sofrem de condições oculares extremamente degenerativas. Nos Estados Unidos, cerca de 7 mil milhões de dólares são gastos para tratar cataratas, condição que afeta cerca de 22 milhões de americanos com mais de 40 anos. Estes dados podem ser facilmente extrapolados para outros países.

Tratamento Natural Para Visão.

A nutrição adequada pode melhorar a sua visão.

De acordo com o Vision Council of America, cerca de 75% dos adultos precisa de algum tipo de lentes corretivas, sendo que aproximadamente 64% usam óculos e 11% usam lentes de contato1. Além disso, grande parte da população mundial sofre de miopia, hipermetropia ou astigmatismo.

Sendo a falta de visão um problema geral de toda a humanidade, desenvolver soluções tem se tornado um desafio. Além de toda a tecnologia já desenvolvida, incluindo transplantes e cirurgias a laser, uma alimentação variada e saudável tem-se provado eficiente na manutenção da saúde dos olhos e servido de prevenção de várias doenças oculares. Por isso, de seguida, vamos sugerir cinco alimentos que podem ajudar na saúde ocular:

Espinafre

Esta planta deliciosa é riquíssima em luteína, um dos principais nutrientes para a manutenção da saúde ocular2. A luteína constitui um dos pigmentos da mácula do olho.
É recomendado o consumo em cru, para uma disponibilidade ainda maior dos nutrientes e vitaminas. Cozinhar os espinafres podem destruir os seus compostos antioxidantes, que protegem os olhos dos efeitos nocivos dos radicais livres.

Além do espinafre, pode encontrar luteína na alface, couves, brócolos, ervilhas e courgette, entre outros.

Mirtilos

Os mirtilos estão no topo dos alimentos mais saudáveis, não só para a visão, mas também para todo o organismo. Com a sua casca azul repleta de antioxidantes poderosos, os mirtilos ajudam o nosso corpo a proteger-se dos efeitos dos radicais livres, do envelhecimento e da poluição.

Estudos demonstraram que a ingestão de mirtilos protege a retina da luz solar excessiva e dos efeitos dos radicais livres, promovendo assim o aparecimento e desenvolvimento de doenças oculares, como cataratas3.

Cenouras

As cenouras não podem reverter a má visão, mas podem melhorar de uma forma geral a saúde dos olhos. Contendo luteína e betacaroteno, um nutriente que é transformado em Vitamina A pelo organismo, são de importância vital para os olhos.

Aliás, a sua insuficiência é principal causa de cegueira nos dias de hoje 4. Por isso, além de comer cenouras, procure ingerir comidas cor-de-laranja, como a manga, abóbora, damasco, batata-doce e melão.

Amêndoas

Este fruto seco contém o importante nutriente amigdalina, também conhecido por laetrile ou vitamina B17, com potentes propriedades anticancerígenas. Por outro lado, as amêndoas, ricas em Vitamina E, provaram retardar a degeneração macular 5.

Além disso, as amêndoas promovem o bem-estar geral, contribuem para a pera de peso, reduzem o colesterol e previnem doenças cardiovasculares, o que protege os olhos indiretamente.

Alho e cebola

Tanto o alho como a cebola são ricos em cálcio, fósforo e vitaminas B e C. Assim, ambos possuem ação antimicrobiana e antiviral.

Agem como dilatadores dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão arterial, consequentemente reduzindo a probabilidade do desenvolvimento do glaucoma, visto que a pressão intraocular é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença .

Recomendamos que procure ingerir alimentos saudáveis de todas as cores do arco-íris, para obter todos os nutrientes. Lembre-se que uma alimentação variada, rica em frutas e vegetais, é a chave para a saúde ocular.

Referencias

1 -“Choosing Glasses and Sunglasses.” For Vision Correction | The Vision Council, www.thevisioncouncil.org/content/vision-correction/adults.
2 – Scripsema, Nicole K., Dan-Ning Hu, and Richard B. Rosen. “Lutein, Zeaxanthin, And Meso-Zeaxanthin in the Clinical Management of Eye Disease.” Journal of Ophthalmology 2015 (2015): 865179. PMC. Web. 18 Nov. 2017.
3 – Liu, Yixiang, et al. “Blueberry anthocyanins: protection against ageing and light-Induced damage in retinal pigment epithelial cells.” British Journal of Nutrition, vol. 108, no. 01, Dec. 2011, pp. 16–27., doi:10.1017/s000711451100523x.
4 – Abraham. “ProteinBeta Carotene for Vision.” Supplements in Review, 2 Dec. 2016, supplementsinreview.com/vision/beta-carotene-vision/.
5 – Taylor, Hugh R et al. “Vitamin E Supplementation and Macular Degeneration: Randomised Controlled Trial.” BMJ : British Medical Journal 325.7354 (2002): 11. Print.
6 – “Treatment of Glaucoma.” America’s Favorite Eye Doctor – Eye Diseases – Dr Kondrot – Healing the Eye, www.healingtheeye.com/disease-glaucoma-treatment.html.

Carla Sofia
Licenciada em Medicina do Desporto.

Este Artigo Informativo Não Substitui o Aconselhamento Médico. Consulte Sempre Ajuda Profissional de Saúde Nas Suas Decisões