Como Fazer o Cabelo Crescer Rápido e Naturalmente

Como fazer crescer o cabelo rapidamente.

Como fazer crescer o cabelo rapidamente.

Uma das questões mais pesquisadas no mundo da beleza é “Como fazer o cabelo crescer mais rápido e de forma natural?”. Felizmente, este é um assunto que tem vindo a ser estudado pela ciência e, hoje, conhecemos de que forma o cabelo cresce e o que influencia o seu crescimento.
O cabelo é constituído por queratina e células mortas. O ciclo de crescimento de um fio consiste em três fases (1):

  1. Fase de Crescimento: o cabelo cresce desde a raiz, durante 2 a 6 anos. Nesta fase o cabelo é mais sensível ao stress, deficiências nutricionais e doenças. Cerca de 85% dos seus fios estão sempre nesta fase de crescimento.
  2. Fase de Transição: a raiz reduz 1/3 do tamanho original, ao longo de algumas semanas. O cabelo prepara-se para se soltar da raiz.
  3. Fase de Repouso: nesta fase o cabelo cai, ao longo de três a quatro meses.

A Academia Americana de Dermatologia diz que o cabelo cresce, em média, cerca de 1,27 cm por mês (2). São cerca de 15 cm por ano. A velocidade do crescimento capilar depende de vários fatores, entre idade, tipo de cabelo, estilo de vida (alimentação, suplementação, exercício, stress, etc.) e condições de saúde (3). No entanto, o fator mais importante é o tempo. O crescimento capilar é um processo, que tem que demorar o seu tempo. Podem ser necessários de 12 a 18 meses para ver uma mudança significativa no comprimento do cabelo.
Apesar de não existirem métodos diretos para crescer o cabelo da noite para o dia, é possível acelerar o seu crescimento com algumas alterações no estilo de vida, comprovadas pela ciência e pela experiência.

Alimentação

Os alimentos que ingerimos podem ser incrivelmente importantes no crescimento capilar, afetando indireta e indiretamente a criação de novos fios de cabelo, a taxa de crescimento e a queda de cabelo. Os alimentos mais benéficos são:

  • Frutos Secos
  • Os frutos secos são ricos em biotina, uma coenzima importante, que assegura cabelos fortes e saudáveis. Além disso, são ótimas fontes de zinco, que previnem a queda de cabelo.

  • Chia & Linhaça
  • Duas ótimas fontes de gorduras saudáveis, que fornecem ao seu organismo ómegas, fundamentais para cabelos brilhantes e saudáveis. Experimente adicionar chia ou linhaça a iogurtes, batidos, cereais ou até sopas!

  • Lentilhas
  • As lentilhas carregam consigo uma grande quantidade de ferro – um dos elementos mais importantes para a saúde do seu cabelo – além de colina, que melhora a circulação no couro cabeludo. Uma tigela de sopa de lentilhas pode fornecer metade da dose diária recomendada de ferro.
    Por outro lado, deve evitar atividades e hábitos que anulam uma alimentação saudável, como fumar, beber álcool ou estilos de vida stressantes.

Suplementos

Uma alimentação não equilibrada e fraca em vitaminas e nutrientes pode afetar o crescimento do seu cabelo. Os suplementos podem ser ótimas ajudas, colmatando a falta de certas vitaminas e nutrientes. No entanto, é muito importante manter uma alimentação saudável, equilibrada e rica em vitaminas e nutrientes. Procure suplementos com:

  • Queratina: não existem muitos estudos sobre o efeito da suplementação com queratina no crescimento de cabelo, mas um estudo concluiu que pode reduzir a queda de cabelo em 12,5% e aumentou a força dos fios em 5,9% (4);
  • Biotina: o Skin Institute Research Center afirma que a biotina promove o crescimento do cabelo, especialmente em mulheres com cabelos frágeis (5). Procure ingerir 30 a 35 microgramas por dia. O abacate e a framboesa são ricos em biotina.
  • Omega 3 e 6: pode evitar a queda de cabelo, promovendo assim um maior volume e densidade capilar (6);
  • Vitamina A: a vitamina A promove um couro cabeludo saudável, ajuda na produção de óleos naturais do cabelo e funciona como um condicionador natural. Procure um suplemento com esta vitamina e ingira batata doce e cenouras, riquíssimas em betacaroteno, percursor desta vitamina;
  • Vitamina C: a vitamina C é um antioxidante natural, que protege o cabelo, além de induzir a produção de colagénio, muito importante para a pele e para os cabelos (7). A dose diária recomendada para mulheres é de 75 a 120 miligramas. Além dos suplementos, procure ingerir laranjas, quivis, uvas, espinafres e tomates.

Óleos Essenciais

Os óleos essenciais podem ser usados para realizar massagens do couro cabeludo, que se acredita promover o crescimento e densidade do cabelo. As massagens promovem a circulação no couro cabeludo, um fator fundamental para o crescimento de novos folículos.
Um estudo demonstrou que o óleo de hortelã aumenta a taxa de crescimento capilar, além de promover a densidade do cabelo e o número de folículos (8). O óleo de coco, de abacate e o azeite de oliva hidratam profundamente o cabelo, protegendo e cuidando os fios em fase de crescimento.

Referências

(1) de, frontend (at) gpm (dot). “Fases do crescimento.” Pantogar, Merz Pharmaceuticals GmbH, 23 Aug. 2017, www.pantogar.com/pt/allabouthair/growth_phases/index.jsp.
(2) “How hair grows.” How hair grows | American Academy of Dermatology, www.aad.org/public/kids/hair/how-hair-grows.
(3) Hatfield, Heather. “8 Ways You’re Damaging Your Hair.” WebMD, WebMD, www.webmd.com/beauty/features/8-ways-youre-damaging-your-hair.
(4) Christina Beer, Simon Wood, and Robert H. Veghte, “A Clinical Trial to Investigate the Effect of Cynatine HNS on Hair and Nail Parameters,” The Scientific World Journal, vol. 2014, Article ID 641723, 6 pages, 2014. doi:10.1155/2014/641723
(5) “Ablon Skin Institute.” Ablon Skin Institute – Dr. Glynis Ablon, M.D., F.A.A.D., abloninstitute.com/.
(6) “Nutrition and hair health.” The Trichological Society, www.hairscientists.org/hair-and-scalp-conditions/nutrition-and-hair-health.
(7) Sung, Young Kwan, Sun Young Hwang, So Young Cha, Soon Re Kim, Sang Yoon Park, Moon Kyu Kim, and Jung Chul Kim. “The hair growth promoting effect of ascorbic acid 2-phosphate, a long-acting Vitamin C derivative.” Journal of Dermatological Science 41, no. 2 (2006): 150-52. doi:10.1016/j.jdermsci.2005.11.010.
(8) Oh, Ji Young, et al. “Peppermint Oil Promotes Hair Growth without Toxic Signs.” Toxicological Research, vol. 30, no. 4, 2014, pp. 297–304., doi:10.5487/tr.2014.30.4.297.

Carla Sofia
Licenciada em Medicina do Desporto.

Este Artigo Informativo Não Substitui o Aconselhamento Médico. Consulte Sempre Ajuda Profissional de Saúde Nas Suas Decisões