Astrônomos Descobrem Planeta Parecido Com a Terra

Astrônomos encontram Gliese 581 g

Planeta similar à Terra descoberto e com potencial para conter condições de suportar vida. A detecção foi feita por uma equipe de astrônomos norte-americanos.

Este planeta está localizado a 20 anos-luz de distância do Sol, tem apenas três vezes a massa da Terra e foi detectado a 20 anos-luz, orbitando uma estrela da constelação de Libra (Balança), conhecida como Gliese 581, uma anã vermelha.

Astrônomos da Universidade da Califórnia e da Carnegie Institution de Washington afirmam que o planeta é o primeiro a apresentar potencial real para suportar vida.

A descoberta foi divulgada no dia 29 pela Fundação Nacional de Ciência dos Estados Unidos. O astro, chamado Gliese 581g, fica numa região na qual os astrônomos julgam poder ter água no seu estado líquido, capaz de formar oceanos, rios e lagos. A distância do planeta à sua estrela permitirá um ambiente com clima ameno, nem muito frio, nem muito quente.

A órbita do planeta ao redor da estrela Gliese 581 dura pouco mais de um mês terrestre, com as possíveis estações de ano durando apenas dias.

Não é o primeiro planeta a ser descoberto na “zona habitável” da estrela. Em 2007, um outro exoplaneta, localizado próximo a mesma estrela, foi catalogado, também com potencial para conter vida.

Habitabilidade

Nma entrevista, o codescobridor Steven Vogt afirmou que “as hipóteses de vida neste planeta são de quase 100 por cento.” No entanto, ele disse isto numa base estritamente pessoal, afirmando isto como astrônomo, e não um biólogo.

Especificidade