Dermatite de Contato

    42
    206

    A Dermatite de contato é uma inflamação da pele causada pelo contato direto com uma substância irritante.

    As reações podem variar de pessoa para pessoa, e até na mesma pessoa ao longo do tempo. Pessoas com um passado associado a condições alérgicas podem aumentar a propensão para este tipo de alergias.

    O resultado pode produzir uma erupção cutânea, geralmente associada a comichão na pele. Também comum, é por exemplo uma alergia ao níquel, onde uma pulseira pode originar uma erupção no local onde a pulseira está, e o mesmo poderá acontecer com maquiagem.

    Algumas substancias são conhecidas por serem susceptíveis a causar dermatite de contacto como: detergentes, antibióticos atópicos, certos medicamentos, níquel ou outros metais, Hera venenosa, Carvalho venenoso, couro, pasta de dentes, cosméticos, borracha ou latex, perfumes ou certos tecidos.

    Nunca deve coçar a área afetada para não piorar nem afetar a barreira protetora da pele, que é a sua primeira linha de defesa contra infecções.

    No tratamento de dermatite de contato é crucial que tente identificar o alergênico que está a causar a inflamação, e uma vez descoberto deve descontinuar imediatamente o seu uso. Por vezes algo tão trivial como um sabonete pode ser a causa de dermatite de contato.

    Remédios Naturais Para Dermatite De Contacto

    • O tratamento inicial deve incluir uma lavagem cuidadosa com água abundante na área afetada para remover qualquer vestígio do irritante que pode ainda estar presente na pele.
    • Aumentar o consumo de Vitamina A. Alimentos ricos em vitamina A como figado, óleo de figado de bacalhau, cenouras, batata doce, espinafre, manga, etc contribuem para a saúde da sua pele, o que facilita a regeneração e cicatrização da pele.
    • Aplicar uma compressa úmida com água pura. Cobrir a área afetada com uma compressa úmida promove a hidratação da pele, fornece algum alivio, e evita que coce a área afetada.
    • Evitar os alimentos conhecidos por favorecer condições alérgicas como produtos lácteos, ovos e carne, que podem contribuir para a produção de substâncias inflamatórias devido ao seu alto conteúdo de ácido araquidônico.
    • Para favorecer a cicatrização, hidratação e restabelecer a camada protetora da pele considere a aplicação tópica de Aloé vera, pomada de calêndula, ou azeite de oliva (Obtido apenas por processos mecânicos). Teste sempre primeiro numa pequena porção de pele para testar a alergenicidade destas substancias na sua pele. Só depois deve proceder a um tratamento extensivo.
    • Prática de meditação. Praticar meditação fortalece o seu sistema imunitário e contribui para uma redução do estresse. Um sistema imunitário forte combate com muito mais facilidade os sintomas de dermatite atópica.
    • O Dr Howard Donsky, MD, dermatologista no Hospital Geral de Toronto indica que ar seco tende a agravar casos de prurido de eczema ou dermatite. Manter o ar úmido deve ser uma preocupação primordial no tratamento de dermatite de contacto, por isso evite a todo o custo secadores de cabelo a ar quente, ou aquecedores que secam demasiado o ar.
    • Tome um banho de aveia. Para um tratamento mais suave, o Dr. Donsky recomenda a adição de farinha de aveia coloidal como Aveeno ao banho, e até mesmo usar farinha de aveia como substituto do sabão. Para o banho, coloque 2 xícaras de farinha de aveia coloidal ( pó fino de aveia encontrado em farmácias) em uma banheira de água morna.
    • Emolientes que contêm ureia são ótimos para aliviar a coceira da dermatite de contacto. A ureia é um agente de desprendimento, muito eficaz em reparar a pele vitima de coceira ou fricção.”
    • Evitar desodorantes antitranspirantes. Os sais metálicos como cloreto de alumínio sulfato de alumínio, e outros e cloridrato de zircônio são os ingredientes ativos em antitranspirantes muitos, e estes têm sido conhecidos por causar irritação nas pessoas com pele sensível.
    • Prefira roupa em algodão. O Algodão em contacto é muito mais suave do que qualquer lã ou poliéster, refere o dermatologista João F. Romano, MD, um instrutor clínico no Centro médico Universitário do Cornel Hospital de Nova York.

    42 COMENTÁRIOS

    1. Pessoal, tive Dermatite de Contato ao lado da boca a seis anos atrás, foi muito doloroso, porque conseguiu se espalhar pelo rosto todo, meses de sofrimento e tentativas com remédios, cremes, etc… Corticoide é efetivo, porém temporariamente, pois os eczemas retornam antes mesmo de acabarmos o tratamento, além de viciar a pele. Tem também o inchaço por conta da retenção de liquido que é característica do corticoide, que não é remédio para tomarmos por um longo período.
      Nessa época, achei uma dermato excelente, minha salvação, que passou para mim Protopic 0,1% e antibiótico a base de azitromicina (esse não me recordo o nome). Acreditem, sumiu tudo, porém precisei usar o Protopic por um mês e o antibiótico por 03 meses.
      Fiquei livre por seis anos e agora retomou novamente, pois depois de alguns anos voltei a usar esmalte, que é o agente causador da minha dermatite. Usei por uns 03 anos e não tive nenhum problema até que ela resolveu aparecer novamente.
      Estou acompanhada por uma dermato, inúmeras tentativas e nada, não me lembrava mais o nome do Protopic, tentamos com Diprogenta, Prelone, creme formulado, Azelan e um antibiótico a base de Cloridrato de Doxiciclina. O Azelan piorou e muito, nossa minha pele ficou horrível, até que pesquisei bastante aqui na net e me recordei do nome do Protopic e imediatamente comprei, estou usando a 03 semanas e sumiu tudo novamente, graças a Deus, pele limpinha, ainda continuo usando a pomada e tomando a Doxiciclina de 100mg, esse antibiótico ela me passou por um mês, e retornarei a ela nesta quinta feira, mas espero que ela mantenha o antibiótico por mais 02 meses, para concluir o tratamento e eu realmente ter a certeza que estarei livre dessa maldita dermatite por mais uns 06 anos.
      Ah, não posso esquecer de mencionar que faço compressas com Soro Fisiológico ou Água Thermal 02 vezes ao dia e estou lavando o rosto com bastante água 02 a 03 vezes ao dia e passando o sabonete liquido também indicado por ela que agora não estou recordando o nome.
      Espero que consiga ajudar vocês!!
      Abs,
      Carla.

      • Acabei de lembrar o nome do sabonete, é Suavié, sabonete líquido para pele sensível.

    2. Usem sabonete de glicerina vegetal…
      E o hidratante hydraporim possui ureia como já explicado no post que faz bem…
      Tem um antibiótico que é bom para desinflamar a pele e é antibactericida…
      Consultem a bula e antes de tudo consulte um médico antes de tomar o remédio. .boa sorte –

    3. Tenho dermatite nas pernas meu patrão é médico falou que é da água, mas eu queria saber se alguém sabe que tipo de pomada é boa.

    4. Gente já usei todos esses cremes citados acima não resolveu apenas o predisim consegui controlar apesar de dar uma sensação de gorda mas existe um mas caro que não da essa sensação que deus nos ajude que alguém consiga descobrir isso já fiz tantos exames e testes e nada agora por ultimo medico disse que estou com alergia a poeira só deus na causa

    5. Olá, Boa noite, meu nome e Aline, tenho 24 anos. dermatite de contato já se tornou uma coisa comum pra mim, hoje msm estou com meu rosto todo com alergia, arde, irrita é inexplicável a dor que sinto, e frustrante ter que conviver com isso há 10 anos, e nunca achar uma resposta que possa me ajudar, tratamentos nunca melhoraram nada, já usei o sabonete Cetaphil alivia depois volta tudo outra vez, já usei sabonete de enxofre da marca Granada, já usei pomadas como a Drenison, e nada de melhora, uma vacina que chama Beta Trinta, que possui cortisona, do qual faz mal para os rins e outros órgãos, minha última esperança é fazer o tratamento que a Elizandra acima citou, acredito que só assim pra melhorarmos e ter fé em Deus. É um tratamento caro, mas que espero ter a oportunidade de fazer um dia!

      DESEJO A TODOS NÓS MELHORAS, EM NOME DE JESUS!!!

      • Oi …Qual o tratamento? Pd me dizer
        Esses dias estão sofrido não posso sair no sol. Meu rosto ta enorme cheio de bolinhas ta difícil aguentar, coceira insuportável.

    6. Minha irmã tem dermatite de contato nas mãos há muitos anos. Ela se consultou com vários médicos, usou várias pomadas caras e não teve resultado.
      O que está controlando a dermatite dela, já faz bastante tempo, acreditem, é um creme de mãos chamado luvas de silicone da Avon.
      Espero ter ajudado!

    7. Tive esse problema na cabeça, na genital, no corpo. Tomei antialérgico e uso uma loção hidratante, shampoo e um sabonete liquido hipoalergênicos de uma linha chamada Cethafil Restoraderm. Foi uma bênção. Tenho que cuidar, lavar a roupa íntima só com sabão de coco, sem amaciante e bem enxaguada, deixei de pintar o cabelo e de usar roupas de fio sintético. Não tenho mais nada.

    8. Olha, acho que estou com começo de dermatite no meu dedo, quando a mão esquenta coça muito e lateja, quando molho a mão começa arder, e tem umas bolhas pequenininhas que saem tipo uma aguá, o que fazer para nao aumentar, me ajudem.

      • Eu ja tenho a mesma coisa e ja faz 7 anos e nunca consegui curar só que em min é em todos os dados das mãos e minhas mãos estão que nem de idosos

    9. Isso e macumba ou inveja so Deus pode cura mais ninguem remedio so piora vai na universal terca feira dia de cura toma banho com as aguas vcs vao ver o milagre tenha fe para de gasta dinheiro.

    10. Muitas pomadas resolvem temporariamente, mesmo tomando todos cuidados possíveis, sempre retorna, se existe algum medicamento ou tratamento não é fácil ter acesso, certamente seja uma das muitas formas de se vender medicamentos.

    11. TENHO UMA FILHA DE SEIS ANOS QUE DESENVOLVEU DERMATITE DE CONTATO HA UM ANO, SEUS PÉS PARTEM E AS PONTAS DOS DEDOS TBEM, EU USO NELA CREME A BASE DE UREIA ATE QUE SE FECHEM AS FISSURAS DA MUITO DÓ.O PÉ DELA NAO TEM UMA BOA APARENCIA NESSES DIAS.AGORA OS DEDOS DAS MAOS TBEM PARTIRAM O MEDICO RECEITOU ALEGRA PARA TOMAR.ESTOU ORANDO A DEUS PELA CURA DELA.JESUS DISSE QUE TUDO QUE PEDIR EM SEU NOME ELE NOS DARA.AMEM

      • Marcia, sua filha toma leite? Isso me parece intolerância a lactose. Passe a dar pra ela leite sem lactose e vc vai ver a cura

    12. oi minha filha tem essa dermatite ja passei muitas pomadas e só aliviam agora estou usando sebo de carneiro é otimo natural e cicatrizante só jesus é fiel bjs

    13. Eu tenho a8 anos essa doença e não acho curra se alguêm estiver algo q possa curar por favor me fala o segredo obg,

    14. GENTE… tem uma pomada chamada PROTOPIC, ela é bem cara, mas controla minha dermatite, usei por 30 dias 2x ao dia como minha dermatologista receitou e sumiu tudo, os primeiros dias é ruim, mas até hoje quando a dermatite volta é o que me salva. espero ter ajudado.

    15. Tenho uma amiga que teve dermatite de contato, as unhas dela chegaram a cair. Ela tratou com um médico chamado DR. EDUARDO PIRES DE CAMARGO, pedi que me desse o nome do remédio e ela não quis. Podem acreditar, as mãos dela chegaram a cheirar mau de tão grave que foi.
      Ele é da cidade de Itatiba, mas não atende mais lá. Por favor, quem encontrar me passem onde ele está atendendo.
      Essa é amiga da onça, só quer o bem pra ela.

      • Dr. EDUARDO PIRES DE CAMARGO CRM:84032-SP
        Especialidade:Dermatologia
        Planos de Saúde:Sul America, Unimed
        Bairro:Centro-Sumaré
        Endereço:R Antonio Pereira De Camargo, 493 Telefone:(19) 3883-1716

        Rua Antonio Leoni, 98
        Centro – Itatiba (São Paulo)
        CEP: 13250-530
        Telefone(s): 45341515

        Rua Cardoso César, 181 – Centro – Mairiporã/SP

      • Bom, David. A trok sempre usava para quando minha pele desenvolvia eczema pelo banho muito quente. Mas a uns três anos desenvolvi dermatite de contato pelo PROPILENOGLICOL, em inglês, que é padrão internacional é Propylene Glycol, então tive que suspender a trok. Por isso, por experiência própria, depois de ir a vários dermatologistas que não faziam novamente o teste de contato porque eu já tinha feito a mais de 10 anos e já tinha alergia a sulfato de níquel. Ficavam presos a um diagnóstico, mas não se tocavam que eu podia ter desenvolvido mais um. Um bom alergista fará o teste que outros não fazem. Recomendam a evitar total contato com o alérgeno. Agora estou a procura da cura através da medicina alternativa. Espero…..

    16. estava pesquisando sobre essa doença e descobri que existe uma medicação que leva a cura o nome é Dapsona pesquisem e vejam os resultados
      espero ter ajudado

    17. minha filha sofria muito com dermatite atpica ,ela fez um tratamento com vacinas que sao agentes alergenicos que voce e intolerante ,com medico imunoligista, essas vacinas fazem vce criar resistencia contra os alergenicos e seu organismo se torna mais tolerante a eles.tem que ter muita persistencia mas para minha filha foi o que resolveu. hoje ela so usa hidratante maipulado e protetor solar deixou de usar pomadas a base de corticoides.

    18. Nunca pensei que dermatite de contato fosse algo tão persistente, mesmo quando retirado o contato com o agente alérgico. Meu filho teve por uso de fraldas, fui a diversos médicos, que receitaram diversas pomadas e até antialérgicos via oral; apesar de ter conseguido que ele deixasse a fralda descartável (antes tentamos de várias marcas), o problema persiste. A região afetada clareia e escurece, ficando muito avermelhada, ainda que a coceira esteja controlada. A pele das virilhas, e parte interna de coxa está cheia de estrias por uso de cortcóides tópicos. Creio em Deus e recorro a Ele, porém não sei mais o que fazer para tratar; nenhum médico, mesmo especialista, me aponta uma solução. Se puderem sugerir algo, agradecerei.

      • Boa tarde, tbm estou a procura de um tratamento pra minha filha, e pesquisando na internet achei o Dr. Richard Aron, ele não é daqui, mas tem um site q vc se cadastra e ele te envia uma fórmula de um creme pra passar, o não sei se ele cobra.
        eczemasense org, entra neste site e as fotos das pessoas, tem uma comunidade no Facebook e tbm tem vídeo de curas das pessoas na internet.
        Espero te te ajudado

    19. Eu tenho dermatipe atopica e não controlar com nada…
      Já usei fisiogel, pomada a base de modukine tudo que os médicos receitaram.
      Tomei Hixizine e nada.
      Alguém possui alguma dica????

    20. Ernandes o meu problema é igual ao seu, mãos e pés. o alergista me indicou o creme fisiogel, é caro mais no meu caso está resolvendo.

    21. ja estou mais de 20 anos com esta doença, ja usei varias formula passada pelo dermatologista, e ainda não fui curado.quem tiver um remedio bom mande o nome pra mim que deus vai lida mas benças,esta nas minhas mãos e pés, a formula que o medico passa pra mim faz mal ao meu figado e outros orgãos como os ris!

    22. obrigada, pelas dicas. Trato dermatite há mais de dois anos, com remédios alopáticos, homeopáticos, florais; tenho sentido melhoras, mas por vezes as crises voltam, é frustrante, mas vou persistir. Os sintomas são bem chatos, irritam pela coceira em demasia, ardor e manchas…vou continuar tratando. O segredo é persistir!!! Agradeço pelas dicas, já que estou procurando também medidas mais naturais e menos agressivas. Continuem a publicar essas boas dicas.

    23. sofro de dermatite de contato já fui ao médico uso medicamento e nada resolve por favor preciso de uma ajuda pois não suporto mais conviver com isso

    24. olha quando a medicina não pode fazer, saiba que existe um Deus que pode curar. Busque em Deus a cura dessa doença. Beijos

      • Orai e vigiai assim nos ensina, cuidado mana um dedo pra mim 3 pra você se cuida, você não sabe nada é papagaio só, repete palavras. Cuidado beijos também tem muitas células contaminadas.

    25. Sofro desse mal ha 8 anos, já procurei vários dermatologista e é sempre a mesma resposta. Para essa doença a medicina não achou a cura.
      Uso diversos cremes receitado pelos médicos mas não vejo cura mesmo ,
      apenas melhora. O que me aconselham ?

      • Cara Neura Martins,

        Sabemos de algumas pessoas que trataram dermatite de contato até quase à inexistência de sintomas através da aplicação tópica de suco da planta áloe vera (suco diretamente obtido da planta), alterações de nutrição e estilo de vida.
        Por exemplo o exercício físico promove a transpiração da pele, expelindo toxinas do organismo e promovendo uma pele mais limpa e hidratada.
        Outro aspecto importante é manter sempre a pele hidratada através de algum tipo de produto hidratante que compre numa farmácia ou até mesmo azeite de oliva extra virgem que é rico em vitamina E. A vitamina E é vital para uma pele saudável.
        Consulte sempre o seu profissional de saúde.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here