Homem Curado de Infecção por HIV após Transplante

São cerca de 33 milhões o numero de pessoas no mundo com HIV / AIDS (SIDA). Recentemente médicos constataram que um dos seus pacientes foi curado do vírus HIV após ter recebido, em 2007, um transplante de células estaminais, confirma a revista médica “journal Blood”.

Timothy Ray Brown, um HIV-positivo americano a viver na Alemanha, tinha leucemia e estava em tratamento quimioterápico, quando recebeu um transplante de células estaminais de um dador. O que acontece é que este sofria de uma rara mutação genética hereditária que faz com que quem a tenha seja imune à infecção por HIV.

Um dos médicos, o Dr.Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas, que estuda o HIV / AIDS há quase 30 anos, disse “que enquanto este é um conceito interessante, é absurdamente impraticável.”

Na verdade é que as dificuldades são algumas, tem de se encontrar um dador compatível, o que já é difícil por si só, e depois de ultrapassado esse obstáculo, é preciso que o dador possua a deficiência genética caraterística que consiste em que as células não expressam a recepção do vírus HIV. Isto é extremamente raro, já que é encontrado somente em 1 por cento da população caucasiana, e zero por cento na população negra.

Mesmo embora este procedimento tenha provado ser um sucesso, Quinn adverte também que este foi um caso raro e um transplante de medula óssea e não é uma cura para todos os outros pacientes HIV.

“É um procedimento quase fatal que ele tinha que ter feito por causa da leucemia, mas esse procedimento é muito caro e tem que ser transplantado com um doador que se mostre já resistentes ao HIV”, disse Quinn um dos médicos que procedeu à operação.

O Caso de Brown foi publicado em uma edição de fevereiro de 2009 do New England Journal of Medicine.

Links desta noticia:
//bloodjournal.hematologylibrary.org/cgi/content/abstract/blood-2010-09-309591v1
//www.montrealgazette.com/health/German+doctors+believe+they+have+cured+patient+leukemia/3978044/story.html
//www.lifenews.com/2010/12/14/bio-3233/
//www.foxnews.com/health/2010/12/14/doctors-claim-hiv-positive-man-cured-stem-cell-transplant/

Este Artigo Informativo Não Substitui o Aconselhamento Médico. Consulte Sempre Ajuda Profissional de Saúde Nas Suas Decisões