O que é quiropraxia, e para que serve?
Quiropraxia vem do grego e significa “executar com as mãos”. A técnica surgiu ao redor do século XIX com principal objetivo auxiliar o tratamento de alterações neurológicas, musculares e esqueléticas, assim como suas péssimas consequências em todo organismo.
O principal alvo da quiropraxia é aliviar as alterações na coluna vertebral e o efeito maléfico que isso causa no funcionamento do organismo (por possíveis lesões nervosas dos ramos que se originam na coluna).
A quiropraxia é uma técnica manual, não invasiva, segura, eficiente, indicada como tratamento complementar e que auxilia no processo de reabilitação de lesões.
Como é feito o tratamento com quiropraxia em animais?
O profissional quiropraxista precisa avaliar o animal como um todo inicialmente, para depois trabalhar o problema específico. A coluna vertebral é palpada minuciosamente a procura de desalinhamento entres vértebras, que consequentemente irão resultar em alterações no seu cãozinho. A realização do “ajuste” é o reposicionamento manual da vértebra que estava funcionalmente desalinhada, corrigindo o problema e restaurando a movimentação normal. O “ajuste” é uma pressão rápida e precisa no local que estava desalinhado, requerendo amplo conhecimento anatômico, fisiológico e funcional para sua adequada realização. Não provoca nenhum tipo de dor, mas pode assustar as pessoas que não estão acostumadas pelo som alto.
Quem pode fazer o tratamento quiroprático em cães?
Somente o médico veterinário pode realizar este tipo de técnica, uma vez que um dos pré-requisitos é conhecimento técnico a nível anatômico, fisiológico e funcional, específico para cada espécie. Ou seja, o quiropraxista de humanos não podem realizar o procedimento em animais, de acordo com a legislação nacional.
Além disso, antes do início do tratamento quiroprático é indicado à realização de exames complementares, como a radiografia, para melhor avaliação da estrutura óssea da coluna.
Quais são as principais indicações de quiropraxia em cães?
Alterações em coluna vertebral – hérnia de disco, discopatias, complexo de subluxação vertebral entre várias outras (cães com coluna comprida tem maior chance de terem lesões como da raça Dachshund, Poodle, Beagle, Pastor Alemão, Pequinês, Basset, Doberman, Lhasa Apso…)
- Displasia coxofemoral (redução do grau de dor)
- Espondilose (popularmente conhecida como bico de papagaio)
- Neuropatias
- Miopatias
- Atrofia muscular
- Alterações em sistema reprodutivo ou urinário (devido a alterações em inervação local)
- Granuloma de lambedura
- Osteoartrites
- Alterações em metabolismo
- Alteração ou relutância em movimentação
- Queda de performance (em cachorros atletas)
- Pacientes idosos
- Estimulação do sistema imune inespecífico
- Melhorar qualidade de vida e sensação de bem estar
Quais são as contraindicações da quiropraxia?
- Fraturas não cicatrizadas
- Trauma recente
- Cirurgia recente
- Cães com próteses
- Alterações vasculares
- Neoplasias
- Infecções ósseas
- Casos específicos de artrite
- Casos específicos do uso de anti-inflamatórios e analgésicos
Lembrando que a quiropraxia tem indicações em contraindicações de um modo geral, no entanto, somente o seu médico veterinário irá dar a palavra final, específico para seu cãozinho.
Meu cachorro sentirá dor durante o tratamento?
Não. Após cada sessão o animal pode sentir-se cansado ou um pouco mais sensível em algumas regiões devido ao estimulo local, mas isso é totalmente passageiro. O estalo ouvido durante os “ajustes” são decorrentes da movimentação vertebral normal e você não precisa preocupar-se (não há estiramento ou manipulação acima do que a movimentação permita).
Qual a periodicidade do tratamento?
Os intervalos variam muito conforme o tipo de lesão e a resposta individual de cada cachorro, mas normalmente as sessões iniciam de forma semanal ou quinzenal e, conforme a evolução, podem ser de forma mensal, semestral.
Posso tratar meu cachorro somente com quiropraxia?
A quiropraxia é na maioria das vezes um tratamento complementar que visa acelerar o processo de reabilitação do seu animalzinho.
A indicação do tratamento é sempre realizada por um médico veterinário, que acompanha o paciente e, portanto conhece o histórico do animal, e desta forma pode indicar as possíveis e melhores formas de tratamento.
Quiropraxia no Brasil
No nosso país, a quiropraxia animal é relativamente nova e vem sendo empregada em pets, equinos, bovinos, animais selvagens entre outros. Segundo Mich (2014) existem múltiplas novas terapias para reabilitação animal e depende da comunidade veterinária procurar educar-se e oferecer os melhores cuidados possíveis para seus pacientes, estabelecendo boas práticas baseadas por evidências cientificas.
Referências
Mich PM. The emerging role of veterinary orthotics and prosthetics (V-OP) in small animal rehabilitation and pain management. Top Companion Anim Med. v.29, n.1, p.10-19, 2014.
Médica Veterinária Esp. MS. Fernanda Carlini Cunha dos Santos