Métodos e nutrição para ajudar a eliminar nicotina e o vício de fumar

Deixar de fumar pode muito bem vir a ser a melhor decisão que alguma vez tomou na sua vida. Conte com alguns sintomas iniciais de privação da nicotina e também com o “vicio social do cigarro”, mas saiba que é muito possível eliminar o vicio do tabaco. Eu própria já deixei de fumar faz mais de 8 anos e olhando para traz agora, nem sei como não sai desse vicio mais cedo. Tudo melhorou, o cheiro na roupa, tenho mais vitalidade, mais força física, olfato e visão melhorada, menos uma despesa e principalmente mais saúde.

O que acontece quando fuma

Assim que começa fumando seu cigarro a nicotina chega ao cérebro e causa uma liberação de substâncias químicas que lhe dão sensação de bem estar. Mas quanto você repete esse processo, o corpo cria habituação e ganha resistência à nicotina. Isso significa que você vai precisar de cada vez mais tabaco para obter o mesmo efeito.

O que acontece quando tenta desistir do vício do tabaco

Quando você está tentando parar de fumar, passa por 3 processos principais:

  1. expulsar os químicos nocivos que acompanham a nicotina
  2. eliminar a necessidade que o seu corpo tem da forte dependência que a nicotina provoca
  3. e deixar se influenciar por estar perto de alguém fumando.

O difícil mesmo vai ser o processo mental de eliminar por completo a sua dependência emocional e psicológica de fumar. Quando conseguir, isso vai trazer bastantes benefícios como eliminar as toxinas que acompanham o cigarro e evitar as possíveis complicações de saúde de longo prazo como o câncer ou problemas respiratórios associados ao tabaco. Aquilo que todo mundo pensa ser mais dificil, ou seja eliminar a nicotina, é o que eu acho mais fácil mesmo, sendo que está provado que a nicotina é eliminada naturalmente do seu corpo em menos de 2 semanas.

O que resulta em termos de nutrição

Ainda não se sabe de nenhum alimento que seja especifico para eliminar a nicotina do corpo. Mas existem sim alimentos que podem ajudar a apoiar o fígado (principal local para o metabolismo da nicotina) e os rins (responsáveis por processar a liberação de toxina do corpo).

Os cigarros eletrônicos são uma boa alternativa?

Se você acha que fumar um cigarro eletrônico é melhor, isso não é verdade. Os investigadores descobriram que na verdade, uma marca de e-cigarro pode conter 10 vezes mais o nível de agente cancerígeno contido num cigarro normal. Entre as toxinas mais comuns estão o acetaldeído e o formaldeído que se encontram vapor produzido por cigarros eletrônicos.

A importância do figado no metabolismo da nicotina

O figado é responsável por metabolizar a nicotina em seu corpo. Quanto maior a idade, mais dificuldade existe em metabolizar a nicotina.

Quando você fuma, o figado geralmente se encontra sob grande estresse para conseguir processar a nicotina absorvida. Por esse motivo, quando deixa de fumar deve consumir alimentos que contribuem para um figado saudável, assim como para recuperação e cicatrização mais rápida deste importante órgão para que continue a sua atividade. Os alimentos que deve incluir na sua dieta saudável para recuperar seu figado são: alho, chá verde, laranja, toranja, vegetais de folha verde escura, beterraba, cenouras, abacates, maça e óleo de oliva (azeite).

Método que resultou para mim para fazer uma desintoxicação geral do corpo logo após deixar de fumar

No processo de desintoxicação, já sabe que vai passar por uma fase de irritabilidade, ansiedade, dores de cabeça, insônia e depressão. Durará entre uma a três semanas. Os primeiros 7 dias são os mais intensos nestes sintomas e depois os sintomas vão perdendo intensidade com o passar do tempo.
Assim que passe o período de cerca de 3 semanas, o verdadeiro desafio é mesmo o teste à sua força de vontade. A melhor forma que encontrei que resultou para mim foi levar uma vida muito saudável (principalmente no inicio) o que significa não beber bebidas alcoólicas, comer alimentos pouco saudáveis como fast food, nem ir ter com pessoas que estão fumando. Também não convém pular refeições, para não estimular você a puxar um cigarro para suprimir o apetite ou passar por situações de estresse. Deve também manter a sua boca ocupada entre as refeições com vegetais tipo cenouras, fruta, etc. Algo que também me ajudou muito foi fazer exercício, sempre que tinha vontade de fumar, fazia exercício (correr, flexão, malhar, ioga, etc…). Isso funcionava como um substituto ao tabaco para além de me tornar mais saudável e forte para resistir aos impulsos iniciais de fumar.

banner300x250_fm_mapa_foto_mai14

Nutrição adequada no período pós deixar de fumar

  • Primeiro comece aumentando o consume de água. A água permite hidratar todo o corpo e expulsar mais facilmente toxinas.
  • Aumente o consumo de vegetais crucíferos, que são ricos em fibras e levam tempo para mastigar. Tudo serve, cenoura, couve-flor, brócolis e couve de Bruxelas, aipo, beterraba, etc… Pode consumir cru mesmo.
  • Também importante é a fruta, fruto seco e semente: maçã, laranja, toranja, banana, semente de abobora, semente de linhaça, semente de girassol, etc.. Estas são ótimas fontes de fibras, vitaminas e minerais.
  • Muito importante para a função do figado e rim são os vegetais de folha verde escura como brócolis, couve, espinafre e beterraba.

  • Utilize ervas como condimento. Salsa e coentro para além de ajudar a eliminar toxina, têm nutrientes que ajudam a fortalecer o fígado.
  • Alimentos cítricos: laranja, lima e limão facilitam a limpeza do fígado.
  • Alimentos que ajudam a restabelecer a saúde do seu figado (que está sobrecarregado de processar a nicotina) como: espargos, alho, alcachofra, beterraba e aipo.
  • Vitamina B12. A vitamina B12 vai ajudar a apoiar a boa saúde do fígado e rins. Ajuda a restabelecer o seu sistema nervoso central (que está debilitado pelos sintomas de privação de nicotina) e melhora os sinais entre os neurotransmissores do cérebro (que estarão debilitados devido à privação da nicotina). Alimentos ricos em B12 são ovos, leite, queijo, produtos lácteos, carne, peixe, mariscos e aves.

Dicas de estilo de vida para deixar de vez o vico do tabaco

  • Arranje um parceiro que esteja deixando de fumar também. Mas tenha a certeza que essa pessoa está levando a sério o eliminar do vicio, se não continue deixando de fumar sem companhia.
  • Utilize a técnica de substituição. A chamada terapia de reposição de nicotina pode ser uma grande ajuda para deixar de fumar. O principio é simples arranje algo para fazer com suas mãos e boca para ajudar nos períodos iniciais dos sintomas de abstinência. Exercício físico resultou muito bem para mim. Quanto mais queria fumar, mais exercício físico eu fazia.
  • No inicio de deixar de fumar pode ter uma recaída. Se isso acontecer, fume somente 1 (UM) cigarro e não faça mais nada enquanto o estiver fumando. Logo depois retorne ao mesmo processo de não fumar novamente. O importante não é na primeira ou segunda semana você fumar 1 (UM) cigarro, o importante é você fumar esse 1 (UM) cigarro e logo depois continuar não fumando. Recaídas todos têm, e eu até acho que faz parte do processo mental de largar o vício. Mas o que importa não é se você tem uma recaída, o que importa é o que você faz com ela. E quando fumar esse cigarro da recaída, não deve fazer mais nada como seja conversar, conduzir, estudar, ler, passear, etc. Enquanto fuma o cigarro da recaída não pode fazer mais nada mesmo. fique parada, de preferencia em pé fumando o cigarro, como se estivesse de castigo ou algo parecido. Dessa forma, marca a diferença na sua mente que fumar não é algo que faz normalmente, e que quando a sua vida para, significando que é algo que está saindo da sua vida.
  • Procure motivação entre pessoas que já deixaram o vicio e não entre fumantes.

Deixar de fumar pode ser difícil mas é muito possível. Se tem duvidas ou quer mais motivação para eliminar esse vício, comente em baixo.

Joana Sousa
Tenho uma paixão enorme por temáticas relacionadas com Nutrição, Bem Estar e metodologias naturais. Sou autora de publicações online e Eng. Biomédica de formação. Certifique-se de consultar o seu médico nas suas decisões de saúde.

Este Artigo Informativo Não Substitui o Aconselhamento Médico. Consulte Sempre Ajuda Profissional de Saúde Nas Suas Decisões