Irrigação Nasal Salina

A lavagem nasal com uma solução salina ajuda na prevenção e formação de secreção nas fossas nasais, assim como reduz o inchaço dos tecidos e elimina o muco. Quando o sistema de drenagem nasal fica bloqueado, podem aparecer sintomas agravantes como o inchaço, alergias ou irritantes, especialmente em casos de sinusite. ou infecções várias se pode desenvolver.

Existem vários artigos disponíveis no mercado em forma de sprays (no final deste artigo) ou saquetas com sal e bicarbonato.

Preparação Caseira de Solução Salina Para Irrigação Nasal

Para fazer a sua própria solução salina, utilize um recipiente muito limpo para colocar a seguinte solução:

  • Até a 1 colher de chá de sal não iodado. É preferível a utilização de Sal do Mar em grãos (por vezes até existe sal orgânico nas lojas de produtos naturais) pois este é mais rico em minerais e não contém os ingredientes industriais adicionados ao sal refinado.
  • Uma pitada de bicarbonato de sódio. Apenas uma pitada mesmo, o bicarbonato pode queimar as mucosas.
  • 1 xícara de água morna. A água tem de ser filtrada, destilada, ou fervida previamente.

Colocar esta mistura em uma seringa nasal ou em algo muito limpo que permita inserir a solução em uma narina. A maneira mais conveniente de aplicar a solução é no banho.

A cabeça deve ser inclinada para baixo, com a seringa ou instrumento colocado em uma narina. A boca deve ser mantida aberta, quanto empurra a solução devagar através das fossas nasais.

O muco sai com a água, e deve continuar a enxaguar de um lado e depois do outro, até que todo o muco e impurezas tenham saído.

Consoante os sintomas, a irrigação com a solução salina pode ter de ser realizada várias vezes ao dia até ao melhoramento dos sintomas.

Remédios Naturais
RemédiosNaturais.info é uma publicação online de autores profissionais de saúde, nutricionistas e técnicos especialistas de diversas áreas de saúde.

banner300x250_fm_mapa_foto_mai14

Este Artigo Informativo Não Substitui o Aconselhamento Médico. Consulte Sempre Ajuda Profissional de Saúde Nas Suas Decisões