Artrose

Embora a Osteoartrose seja uma doença benigna, também é cronica, pelo que a via natural pode vir a ser uma via privilegiada no tratamento desta patologia.

Uma das plantas que pode ser usada em casos de Osteoartrose, é a Confrei (symphytum officinale).
Existem pomadas á base desta erva, que tem efeitos anti-inflamatórios reconhecidos.
Esta erva age como um anti-inflamatório, diminuindo a inflamação de tendões, e possivelmente de articulações, agindo também como um leve analgésico.
A utilização natural desta erva permite, através da raiz e/ou as folhas esmagadas, obter uma solução pastosa para posterior utilização externa.
O uso interno, não é recomendado, devido à possibilidade de ligeira intoxicação.

O excesso de medicamentação pode estar a contribuir para uma sobrecarga química no seu sistema, incluindo o sistema digestivo, e resultar em outros problemas associados, como dores de estômago, pelo que beber água frequentemente (principalmente de manha, antes, ou logo a seguir ás refeições) para facilitar o transporte e libertação dos produtos químicos a circular no organismo, assim como contribuir para o transporte de nutrientes vitais e permitir a sua acessibilidade a todos os locais do corpo.

Além disso, a artrite foi já identificada por alguns autores como uma deficiência no consumo de água, pelo que o seu consumo regular está indicado como suporte essencial, nomeadamente ás cartilagens que servem de apoio aos ossos, e á diminuição das dores no corpo em geral.
Permita-se a diminuir o consumo de medicamentos não essenciais, e o aumento no consumo de água, que nunca deverá ser inferior a 8 copos de água por dia(1,5 litros diários).

Pode também aumentar a ingestão de alimentos ricos em magnésio(atum, banana, figos, amêndoas, nozes, feijão preto, etc..) que podem melhorar significativamente a vitalidade das articulações…
Finalmente, o Omega-3 é um anti-inflamatório natural, recomendado por alguns autores e médicos especialistas, que para além de ajudar a combater a inflamação, mantém também a saúde e o bem-estar geral do corpo.

Exercício muito ligeiro, e vocacionado para a flexibilidade das articulações, como meditação, práticas de alongamentos musculares, práticas de respiração, meditação, ou Tai Chi, que estão documentados como potencial benéfico, em doentes de Osteoartrose.

Oferta da Semana 300x250

Este Artigo Informativo Não Substitui o Aconselhamento Médico. Consulte Sempre Ajuda Profissional de Saúde Nas Suas Decisões

Sobre o Autor

Remédios Naturais

RemédiosNaturais.info é uma publicação online de autores profissionais de saúde, nutricionistas e técnicos especialistas de diversas áreas de saúde.