Por que a beterraba é um alimento tão reverenciado?

Suco de Beterraba

Suco de Beterraba

Conheça as principais propriedades e confira a receita simples do suco delicioso de beterraba

Um dos alimentos de cor mais vibrante que é rico em importantes e necessários nutrientes: trata-se da beterraba.

Esse tubérculo é rico principalmente em vitaminas do complexo B, vitamina A, vitamina C e em importantes minerais como: ferro, fósforo, cálcio, manganês, potássio, entre outros.

A riqueza em vitamina B da beterraba a torna um alimento importante para a saúde do sistema nervoso, ajuda a tratar a ansiedade, nervosismo, irritabilidade e atua como importante energético para o organismo.

A beterraba é indicada na alimentação antes e após a prática de exercícios físicos, isso porque atua como repositor natural de energia e repõe importantes nutrientes no organismo.

Esse alimento é fonte de fibras e é rico em água, possui alto poder diurético, aliviando aquela sensação de inchaço que tanto incomoda as pessoas, regulariza também a função intestinal.

Que outros benefícios a beterraba traz à saúde?

Esse alimento ajuda na desintoxicação do organismo; age em prol da manutenção dos tecidos cerebrais; ajuda na formação saudável dos ossos; protege os músculos; ajuda a prevenir e tratar graves doenças como a anemia; fortalece o sistema imunológico; aumenta o poder de concentração do indivíduo etc.

O recomendável é consumir a beterraba pela manhã para garantir estes inúmeros benefícios ao longo do dia.

banner300x250_fm_mapa_foto_mai14

Pode ser explorada de diversas maneiras, mas é em forma de saladas e sucos que seu consumo é mais comum. Em saladas, apenas duas colheres de sopa de beterraba ralada já é o suficiente para trazer inúmeros benefícios à saúde. É um alimento fundamental para gestantes e crianças.

Em forma de suco, esse alimento pode repor importantes nutrientes no corpo de maneira prática. E é muito fácil de preparar. Vamos à receita?

Suco energético de Beterraba

Ingredientes
1 beterraba descascada, higienizada e crua;
1 cenoura pequena descascada;
Suco de uma laranja;
150 ml de água filtrada

Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador por aproximadamente 3 minutos em potência alta e beba logo em seguida.

Atenção: Não guarde o suco, deve ser tomado logo após o preparo para que as vitaminas não se percam. Você pode ainda acrescentar um pedaço pequeno de gengibre para conferir um sabor especial ao suco, além de acrescentar à vitamina poder termogênico (elevação da temperatura corporal e aumento da capacidade do metabolismo para a queima de gorduras).

Invista na beterraba, esse alimento de baixo custo é essencial para a manutenção da saúde.

Daiana Barasa Grupo Sare

Daiana Barasa
Daiana Barasa Jornalista – Grupo Sare

Este Artigo Informativo Não Substitui o Aconselhamento Médico. Consulte Sempre Ajuda Profissional de Saúde Nas Suas Decisões