Alimentos Para um Cérebro Mais Eficiente e a Ciência das Células da Glia

Quando nos, anos 80, a universidade de Berkeley na califórnia verificou amostras do cérebro de Einstein em comparação com cérebros de outros homens, chegaram á conclusão que os cérebros eram exatamente iguais em tudo, excepto num pormenor. A única diferença era a proporção de células gliais que existiam em numero superior no cérebro de Einstein.

Mas porque são estas células tão importantes? As células da glia ou neuróglias são células especializadas que protegem e regulam o funcionamento das células neurais no cérebro. Promovem também a comunicação entre as sinapses e algumas dessas células chegam até protegendo fisicamente as células neurais.

Ou seja, as células da glia são aproximadamente 10 vezes mais numerosas do que os neurônios e proporcionam suporte e nutrição aos neurônios, os que as torna vitais a um cérebro eficiente.

Uma investigação da Faculdade de Farmácia e Ciências Farmacêuticas da Universidade da Florida nos EUA chegou à conclusão que alguns componentes dietéticos podem atenuar a ação dos radicais livres nas células glia, o que permite maior longevidade, eficiência e saúde do cérebro.
Os componentes dietéticos essências para a saúde das células da Glia são:
curcumina, hidrato de rutina, ácido ferúlico, ácido cafeico, sesamol, morin, silimarina e chá verde.

Vamos ver em detalhe que alimentos são ricos neste componentes vitais ao cérebro.

Alimentos Ricos em Curcumina

Açafrão

Alimentos Ricos em Rutina

Trigo mourisco, aspargos. sementes de trigo sarraceno, fava d’anta, frutas e flores da árvore de pagode.
Frutas e casca de frutas (especialmente a laranja frutas cítricas, toranja, limão e lima), maçã e pêssego, bagas (amora, aronia e arando).
Pesquisas sugerem que os mirtilos são considerados um alimento para o cérebro pois contem polifenóis antioxidantes e anti-inflamatórios que podem ser importantes na defesa contra a neurodegeneração ou úteis na modulação de estados inflamatórios no cérebro.

Alimentos Ricos em Ácido ferúlico

De acordo com um estudo, o ácido ferúlico (FA) é um fitoquímico comumente encontrados em frutas e legumes, como tomates, milho doce e farelo de arroz. Este ácido exibe uma ampla gama de efeitos terapêuticos contra diversas doenças como o cancro, diabetes, doenças cardiovasculares e neurodegenerativas.

banner300x250_fm_mapa_foto_mai14
Alimentos Ricos em ácido cafeico

Alcaravia, canela do Ceilão, cominho, gengibre, noz-moscada, anis estrelado, tomilho, sálvia e oréganos. O café também tem ácido cafeico mas em quantidades mínimas em comparação com estes alimentos.

Alimentos Ricos em Sesamol

Sementes de sésamo.

Alimentos Ricos em Morin

Morangos.

Alimentos Ricos em Silimarina

A silimarina é mais concentrada em planta do cardo de leite, Alcachofras selvagens, raiz de cúrcuma, sementes e folhas de coentro, açafrão, uvas de pele escura, folhas de beterraba, amendoim, levedura de cerveja e a maioria bagas.
A Silimarina protege os nervos e o lento processo de envelhecimento do cérebro. A silimarina é um dos poucos compostos capazes de atravessar a barreira sangue-cérebro, afetam a função neuronal e os neurotransmissores químicos. A silimarina é também conhecida pela sua capacidade de desintoxicar o fígado e proteger os nervos.

Luteolina é Benéfico Para as Células da Glia

Um estudo refere que a luteolina protege células gliais de neuro inflamação e dos efeitos dos radicais livres. Alimentos ricos em Luteolina são: tomilho, salsa, pimenta, pimentão, camomila e própolis.

Estilo de vida

Embora estes alimento sejam comprovados cientificamente na proteção do cérebro e especialmente das células gliais, o que já vimos ser quase o mesmo. A comunidade cientifica considera que para além dos os alimentos especificados neste artigo, uma alimentação saudável, exercício moderado e manter a mente ativa são essenciais para um cérebro saudável e também mais protegido contra o envelhecimento cerebral.

Remédios Naturais
RemédiosNaturais.info é uma publicação online de autores profissionais de saúde, nutricionistas e técnicos especialistas de diversas áreas de saúde.

Este Artigo Informativo Não Substitui o Aconselhamento Médico. Consulte Sempre Ajuda Profissional de Saúde Nas Suas Decisões