Alimentos com maior proporção de ômega-3 em relação a ômega-6

Tanto o ômega-3 como o ômega-6 são importantes ácidos graxos para a saúde. O que poucos sabem é que é muito mais fácil obter ômega-6 do que ômega-3 através da nutrição. Para além disso, o corpo não pode criar este ácido graxo naturalmente pelo que necessita obrigatoriamente de obtê-lo através da nutrição.

Factos científicos demonstram que pode ajudar a diminuir o risco e severidade de várias doenças crônicas como: artrite, eczema, doenças cardíacas, artrite, doença bipolar, artrite reumatoide ou baixa pressão sanguínea.

De acordo com Pat Robinson da GreenMedInfo, O ômega-3 tem funções terapêuticas na redução na formação de placa nas artérias, redução de homocistina em doentes diabéticos, redução de fibrose cística, tratamento de hepatite C, redução de sintomas de olhos secos, prevenção e possível reversão de resistência à insulina, redução na formação de pedras de cálcio no sistema urinário, redução de sintomas de asma, redução de risco de câncer de próstata, tratamento de doenças autoimunes, hipertensão pulmonar, rinite alérgica, pode inibir o crescimento de câncer de mama, osteoporose ou reduzir o risco de pneumonia.

As conclusões cientificas demonstram que o ômega-3 reduz a inflamação geral do corpo, enquanto que o ômega-6 promove a inflamação geral do corpo. Isso pode ter consequências que você pode nem estar prevendo. Por exemplo, você costuma ter dores nas articulações? Isso pode ser um sinal de inflamação nas articulações e uma dieta rica em ômega 3 pode ser ajudar a prevenir os sintomas.

Os ácidos graxo õmega-3 são essenciais para o cérebro

O ômega-3 é um ácido graxo muito prevalente no cérebro e importante para o desenvolvimento cognitivo principalmente relacionado com memória e função comportamental. Os bebes e crianças que recebam pouca quantidade deste ácido graxo durante a gravidez e juventude podem ter maior risco de desenvolver problemas nervosos, fadiga, memória fraca, pele seca, sintomas de depressão, má circulação sanguínea ou dificuldades de visão.

Tabela alimentos que têm um maior maior nível de ômega-3 e também com um rácio superior relativamente ao ômega-6

(Valores aproximados em grama de ômega-3 por cada 113 gramas de alimento – fonte wikipedia)

Alimento Ômega-3 (g) Ômega-6 (g)
Óleo semente linhaça 55.1 16
Óleo figado bacalhau 22.3 2.4
Sementes de Chia 17.5 5.7
Sementes de linhaça 7.4 1.6
Cavala 2.2 0.2
Salmão 2.2 0.2
Peixe-espada 1.7 0.3
Anchova 1.7 0.3
Espinafre 1.5 0.0
Remédios Naturais
RemédiosNaturais.info é uma publicação online de autores profissionais de saúde, nutricionistas e técnicos especialistas de diversas áreas de saúde.

banner300x250_fm_mapa_foto_mai14

Este Artigo Informativo Não Substitui o Aconselhamento Médico. Consulte Sempre Ajuda Profissional de Saúde Nas Suas Decisões