Homeopatico Influnzinum Para a Gripe – Será que Funciona?

O Influenzinum é um fármaco do grupo de remédios homeopáticos, que é aplicado para prevenir a gripe.

O que é um Remédios Homeopático

A homeopatia é um sistema de medicina alternativa criada em 1796 por Samuel Hahnemann em que uma substância que provoque os sintomas de doença em pessoas saudáveis pode curar sintomas semelhantes em doentes. Os remédios são preparados pela diluição da substância escolhida em álcool ou água destilada, até ao ponto onde nenhuma molécula da substância original permanece.

Método de Toma do Influenzinum

Por mais de 100 anos, vários homeopatas têm prevenido a gripe com o remédio Influenzinum, um medicamento homeopático feita a partir do vírus da gripe. A preparação produzida pelos laboratórios Dolisos lança novas versões do medicamento para acompanhar as novas estirpes de vírus da gripe recomendadas pela Organização Mundial da Saúde. A dosagem típica é uma vez por semana durante quatro semanas a partir de outubro ou mais tarde, seguido de outra dose três semanas depois.

Estudo da Sociedade Francesa de Homeopatia

Em 1998, a Sociedade Francesa de Homeopatia realizou uma pesquisa com 23 médicos homeopatas sobre seu uso de Influenzinum como uma gripe preventiva (Coulamy, 1998). A pesquisa incluiu o uso de Influenzinum durante um período de 10 anos (1987-1998) em 453 pacientes. Neste inquérito francês de 70 por cento dos participantes utilizaram 9C de Influenzinum.
Os resultados da pesquisa foram surpreendentes, cerca de 90% dos casos não originaram casos de gripe quando o Influenzinum foi utilizado preventivamente. Entre os médicos, a eficácia foi considerada boa a muito boa em 90% dos casos. Em cerca de 5% dos inquéritos não houve efeito de proteção. 98% dos pacientes expressaram o desejo de ter o mesmo tratamento preventivo no ano seguinte.

Mas Será que Funciona Mesmo?

A ciência médica tradicional sugere que os casos de sucesso dos medicamentos homeopáticos têm a ver com o efeito placebo. Ou seja, que o poder da mente influencia a parte física, que aliás é um fenômeno reconhecido pela ciência médica. Por isso a mente, assim como a autopercepção de que um medicamento funciona pode mesmo ajudar no tratamento.
Ainda não está cientificamente provado que que os produtos homeopáticos sejam eficazes, mas também ainda não está provado que não sejam.

Então? Será que funciona? Penso que ninguém ainda tem a ultima resposta exata para essa pergunta, mas se você já utilizou o influenzinum, partilhe a sua experiencia ou deixe também o seu comentário em baixo.

Remédios Naturais
RemédiosNaturais.info é uma publicação online de autores profissionais de saúde, nutricionistas e técnicos especialistas de diversas áreas de saúde.

Este Artigo Informativo Não Substitui o Aconselhamento Médico. Consulte Sempre Ajuda Profissional de Saúde Nas Suas Decisões