Células Dendríticas, a Vacina contra o Câncer

O tratamento por células dendríticas foi descoberto pelo imunologista Ralph Steinman que recebeu o prêmio Nobel da medicina em 2011. No entanto, o prêmio pode parecer curto para todos que o conheciam o cientista de 68 anos de idade que durante a sua longa carreira foi pesquisador e mentor da Universidade Rockefeller, em Nova York. Steinman veio a falecer apenas três dias antes de ganhar o Prêmio Nobel, tendo lutado contra o seu próprio câncer usando as terapias experimentais relacionadas com as descobertas.

Steinman foi diagnosticado com câncer de pâncreas, tendo contado com ajuda de uma rede de colegas que se viraram para a criação de vacinas para tratar a sua doença. Seus colegas acreditam que as vacinas ajudaram a estender a sua vida bem além da norma. No entanto, este veio a falecer em 2011.

Segurança

Segundo o estudo publicado na livraria nacional de medicina dos Estado Unidos da América, o tratamento com a vacina dendrítica não é tóxico e é considerado seguro, para além de que os pacientes mantêm uma elevada qualidade de vida durante o tratamento.

Cancer Vaccine

Vacina Contra o Câncer Já Está Sendo Usada em Ensaios Clínicos


Até agora, as análises imunológicas indicaram que o tratamento resultou em respostas anti-cancerígenas favoráveis, sendo por isso hoje utilizadas como uma opção viável de tratamento.

Existem algumas investigações clínicas a decorrer que estão a obter muito interesse por parte dos pacientes, mas o tratamento é ainda bastante caro, que segundo informações não confirmadas pode custar por volta de R$130000 (50000€).

Como Funciona

Em laboratório, as proteínas extraídas a partir de câncer do tumor são combinados e cultivados com células dendríticas retiradas do sangue do paciente.
As novas células dendríticas resultantes da união com o sangue são reinjetadas no paciente, onde as células dendríticas identificam as células tumorais fazendo com que as células-T do sistema imunológico possam lutar especificamente contra as células cancerígenas do tumor já identificado.
Ou seja utilizam-se os processos curativos do sistema imunológico para um ataque direcionado as células afetadas.

O tratamento consiste em várias injeções de uma pequena quantidade da vacina que são geralmente administradas por um período de seis semanas.

Conclusão

Atualmente, parece que este tratamento só é administrado em 2 clínicas localizadas na Alemanha. Os resultados do tratamento parecem ser promissores no que toca ao aumento das funções do sistema imunológico para um combate mais eficaz a células cancerígenas.

A mais recente investigação clínica desenvolvida pelo Instituto de Combate ao Câncer de Roswell Park foi anunciada em comunicado à imprensa no passado dia 24 e tem gerado um grande interesse por parte do público.
Os resultado clínicos parecem ser promissores, só o futuro o dirá.

Remédios Naturais
RemédiosNaturais.info é uma publicação online de autores profissionais de saúde, nutricionistas e técnicos especialistas de diversas áreas de saúde.

banner300x250_fm_mapa_foto_mai14

Este Artigo Informativo Não Substitui o Aconselhamento Médico. Consulte Sempre Ajuda Profissional de Saúde Nas Suas Decisões