Como Saber se Alguma Substancia Causa Reação Alérgica

Muitos são os produtos cientificamente testados que curam ou tratam diversas patologias, mas como pode você saber quais as substancias que possam causar algum tipo de reação alérgica? A única maneira de ter a certeza é testando a substancia em si para verificar se causa algum tipo de reação alérgica. O facto de ser alérgica/o a algum produto natural é especifico e diferente de pessoa para pessoa. Ou seja, um produto pode causar alergias numa pessoa e não noutra, logo é necessário efetuar um teste personalizado.
Substancias que causam alergias são raras, mas isso não quer dizer que não possa causar algum tipo de alergia em certas pessoas. Desse modo, deve sempre testar substancias que não utiliza frequentemente, antes de as utilizar massivamente em qualquer tratamento.

Como Testar se Sou Alérgica/o a alguma substancia?

Para testar possíveis alergias, deve experimentar uma pequena porção da substancia a testar numa pequena área da pele.
Um bom local para testes é o antebraço (por exemplo).

  1. Colocar uma pequena porção da substancia no antebraço e deixar atuar por cerca de 15 minutos. Se a substância vier em bocados demasiadamente grandes, deve esmagar uma pequena porção e adicionar algumas gotas de água ate obter uma pasta que pode ser aplicada ao seu antebraço.
  2. Se após cerca de 15 minutos de aplicação da substancia na pele, não tiver qualquer reação alérgica como coceira ou vermelhidão, então isso será um bom indicador que não deve sofrer qualquer reação alérgica à substancia.

Se não tiver coceira ou a superfície da pele não ficar vermelha, significa que será razoavelmente seguro utilizar a substancia em tratamento. Caso contrario, pode ser alérgica a essa substancia e deve confirmar os resultados com o seu profissional de saúde.

Remédios Naturais
RemédiosNaturais.info é uma publicação online de autores profissionais de saúde, nutricionistas e técnicos especialistas de diversas áreas de saúde.

Este Artigo Informativo Não Substitui o Aconselhamento Médico. Consulte Sempre Ajuda Profissional de Saúde Nas Suas Decisões