Após de 2 semanas sem fumar pode-se considerar curado do vício do tabaco a nível físico. O que mais desmotiva as pessoas quando tentam largar o vicio do tabaco é a o aumento de irritabilidade o que não ajuda a nível familiar ou profissional. No entanto saiba que este sintoma é passageiro e costuma ser mais ativo na primeira, e em alguns casos segunda semana, pelo que pode ser facilmente combatido, pelo que não deve deixar essa dificuldade de se intrometer entre si e a sua felicidade. Se pensar no grande plano, facilmente perceberá que uma semana passa rapidamente e as vantagens em largar o vicio do tabaco são para uma vida inteira.
Sintomas (2 primeiras semanas)
- Irritação, ansiedade e destabilização emocional. Procure ter o máximo de calma e agir com racionalidade. Evite situações conflituosas. Use a meditação para acalmar o espirito e coma maracujá, já que este ajuda a minimizar os sintomas de privação de nicotina.
- Prisão de ventre ou diarreia. Os sintomas serão passageiros. recomenda-se uma alimentação saudavél e o consumo reforçado de água e alimentos ricos em fibras como fruta e vegetais.
- Insônias. É normal que tenha algum sintomas de insônia, pelo que deve beber leite quente, chá de camomila ou cebola antes de deitar.
- Confusão mental ou dificuldade de concentração. Coma algumas nozes porque ajudam o bom funcionamento do cérebro.
- Tosse. Nas primeiras semanas o organismo necessita de expulsar os químicos, por isso não deixe de tossir. Deve comer mel e limão.
- Aumento de peso. O aumento de peso é normal e é principalmente causado por um aumento de apetite e de vigor fisico. Coma devagar, pouco e mais vezes ao dia. Compense com exercício físico.
- Cansaço. Um ligeiro sentimento de cansaço é sentido principalmente nos primeiros dias, dependendo do tempo do vício. Isto acontece porque a mente cansa-se muito a tentar obter satisfação de uma ação química que já não acontece devido à supressão de nicotina no organismo. Este sentimento, é no entanto, passageiro e após passar, os níveis de cansaço irão descer significativamente devido ao aumento de vigor físico originado pelo facto de ser não fumador.
- Melhora de visão, que continua para além das 2 semanas iniciais. Embora este sintoma possa ter origem psicológica, muitos ex-fumadores reportam uma maior nitidez profundidade de cor na visão.
- Melhoria olfacto, que continua para além das duas semanas. É normal que experimente cheiros que a sua mente fumadora já se tinha esquecido à muito, para além de conseguir diferenciar melhor os cheiros e tirar mais prazer dos mesmos.
Como regra de ouro, ao deixar de fumar não esquecer que deve beber muita água, e fazer exercício físico. Ambos ajudam o organismo a expulsar as toxinas mais rapidamente e contrariar os sintomas de privação de nicotina.
Artigos Sobre Como Deixar o Tabaco
Vantagens e desvantagens de fumar (Parte 2)
Porque é que as pessoas fumam? (Parte 3)
3 Passos para deixar de fumar(Parte 4)
Sintomas de deixar o tabaco(Parte 5)
Produtos Químicos Presentes no Tabaco(Parte 6)
RemédiosNaturais.info é uma publicação online de autores profissionais de saúde, nutricionistas e técnicos especialistas de diversas áreas de saúde.
Sou diabético tipo 2. Há 1 ano larguei o cigarro e nunca mais tive problemas com hiperglicemias. Usei adesivos de nicotina por um tempo mas depois eles me deixavam tonto. Acho que a nicotina passada pelo adesivo era maior do que a contida no cigarro. Não recomendo. Acho que o melhor é largar de vez mesmo. No começo é difícil mas depois de alguns meses a vida muda completamente. Para melhor. Abraços e obrigado pelo artigo.
Olá .. queria partilhar minha experiência. Há pouco mais de 5 anos venho tendo muito dificuldade para largar o vício do cigarro. E isso ocasionou em diversos problemas de saúde em mim, principalmente respiratório. Tava com bastante dificuldade em fazer exercícios físicos. Há 3 meses substituí o cigarro normal pelo cigarro eletrônico e o melhor é que também tem vários líquidos diferentes.. Para quem tenta parar sabe como é difícil. acho que dessa vez vou conseguir!
@ Luís Santana,
o que está a sentir é normal e saiba que a primeira semana é a mais difícil, sendo que a a partir dai é sempre a melhorar.
Neste momento poderá sentir alguma confusão mental, que é o resultado do descontrolo das sinapses no seu cérebro devido à privação química da nicotina e dos químicos presentes no cigarro.
É aconselhável que encontre fatores de substituição e que se mantenha ocupado. Algo que resultou muito bem comigo foi o exercício físico. Corrida, malhação, seja o que for para evitar se lembrar de fumar e expulsar as toxinas. A transpiração liberta toxinas que tem em excesso por ser um ex fumador recente. Além disso, o seu organismo perde naturalmente a “vontade” de fumar pelo esforço efetuado pelo organismo e especialmente pelos pulmões.
Deve beber muitos líquidos, especialmente sumo de maracujá, especialmente maracujá natural que ajuda na diminuição dos sintomas de privação do tabaco.
Na segunda semana os sintomas de privação mais físicos começam a desaparecer consideravelmente, pelo que se conseguir a primeira semana, o mais difícil já está a passar. Depois é mais um jogo mental para se manter sem fumar. E se passar 2 meses sem fuma, só volta mesmo se quiser mesmo.
Boa sorte.
Há dois dias que joguei tudo fora, cigarro. cinzeiros esqueiros.fumo há mais de 15 anos. Hoje tenho 37 anos, minha esposa vai ganhar bebe em junho é o meu 1º filho. Estou tomando bastante liquido.o que vc poderia me ajudar quanto aos futuros sintomas e como lidar com esta nova situação. Ontem eu resolvi por minha vontade deixar o fumo.tenho sentido muito cansaço. Me ajudem com orientações para que eu não tenha uma recaída, por mim e pelo meu bebe. Se possível me respondam com urgência, de coração. Obrigado antecipado pela ajuda.