Vários estudos apontam um importante fitoquímico chamado isotiocianato, ou ITC, presente em alimentos crucíferos (lista em baixo) e tendo potentes efeitos anticâncer.
Os isotiocianatos mais fortes são feniletil-isotiocianato, benzil-isotiocianato e o 3-fenil-propilo-isotiocianato. Estes isotiocianatos ocorrem naturalmente como conjugados de glucosinolatos em vegetais crucíferos e são os responsáveis pelo sabor típico desses vegetais.
Segundo um estudo do instituto de câncer pulmonar do Hospital Médico Geral da Universidade Tianjin na China:
Os isotiocianatos são pequenas moléculas que se formam a partir de precursores de glucosinolato de vegetais crucíferos. Muitos isotiocianatos, tanto naturais como sintéticos, exibem atividade anti-carcinogênica porque reduzem a ativação dos carcinogêneos e aumentam a sua desintoxicação. Estudos recentes mostram que exibem atividade antitumoral, afetando múltiplas vias, incluindo a apoptose, a sinalização MAPK, o stress oxidativo, e a progressão do ciclo celular.
Muitos estudos apontam provas esmagadoras de que os vegetais crucíferos desempenham um papel protetor contra o câncer e a ciência parece provar que são na verdade a variável mais importante na luta ao câncer.
Os preparados vegetais verdes melhoram as defesas naturais do organismo humano contra danos no ADN e ainda permitem que o corpo bloqueie o crescimento e a replicação de células que já danificadas, como o caso de células cancerígenas. Estes alimentos são os mais importantes para evitar cancros humanos comuns.
Como os Isotiocianatos Ajudam a Proteger Contra o Câncer
Os isotiocianatos impedem o desenvolvimentos de células cancerosas de 3 maneiras:
- Não permitem que agentes cancerígenos sejam ativados
- Neutralizam os efeitos tóxicos de substâncias cancerígenas que já tenham sido ativados
- Acelerar a remoção de químicos cancerígenos no corpo.
Os isotiocianatos demonstraram ser especialmente eficazes no combate ao câncer do trato gastrointestinal e do trato respiratório, nomeadamente câncer do pulmão(estudo).
Super Alimentos Anticâncer (Crucíferos)
- couve
- couve-rábano
- mostarda verde
- rabanete
- repolho vermelho ou branco
- couve-nabo
- nabos
- nabiças
- agrião
- rúcula
- brócolis
- couves de Bruxelas
- repolho
- couve-flor
- rábano
- mamão
Dicas para Aumentar o Consumo de Isotiocianatos em Sua dieta
- Adicionar qualquer um dos vegetais descritos em cima em sopas, ensopados, molhos ou em substituição á tradicional batata ou arroz por exemplo.
- Faça um lanche a meio da manha ou tarde comendo brócolis ou couve-flor crus.
- Aproveite para juntar agrião, couve de bruxelas, nabiça ou nabo picado em saladas.
- Consuma os vegetais descritos em cima tanto cozinhados como crus. Quando estão crus a concentração de isotiocianatos e outros fitonutrientes pode ser 30% maior.
Tenho uma paixão enorme por temáticas relacionadas com Nutrição, Bem Estar e metodologias naturais. Sou autora de publicações online e Eng. Biomédica de formação. Certifique-se de consultar o seu médico nas suas decisões de saúde.
Seria tão bom se a medicina tradicional não tivesse tanto intere$$e a ponto de receitar somente remédios farmacêuticos. Obrigado pelo excelente artigo.