O Espinafre é um dos vegetais mais completos e ricos em nutrientes essenciais, merecendo por isso o título de super alimento junto de vários estudos científicos.
Estudos recentes provaram que o espinafre tem propriedade antienvelhecimento, especialmente relacionadas com declínio mental, diminuição de visão e degeneração dos ossos.
Num estudo em ratos efetuado pela Universidade de Tufts em 1998 chegou à conclusão que alimentos ricos em antioxidantes, como o espinafre, protegem contra declínios cognitivos devido á idade.
A vasta gama de vitaminas, minerais e fitonutrientes, encontrados no espinafre, classifica ainda o espinafre como um poderoso agente anti cancerígeno que na prevenção como no tratamento.
Jack Challem, o autor de “Alimente bem os seus genes”, afirma que o ácido fólico, uma vitamina do grupo B encontrado em abundância no espinafre, trabalha para produzir e reparar os genes.
Uma pesquisa publicada em 2004 pela Universidade do Texas chegou à conclusão que o espinafre previne o aparecimento de câncer de bexiga. A ingestão frequente de alfa-tocoferol, uma forma de vitamina E encontrada no espinafre, foi associado a uma redução em cerca de 42% no risco de cancro da bexiga e de próstata.
Fim da parte 1 (Especial Espinafre)
Espinafre (Parte 2)– Ossos Fortes
Espinafre (Parte 3)– Saúde do Cérebro e Prevenção de Alzheimer
Espinafre (Parte 4)– Pressão Arterial e Doenças Cardiovasculares
Referências
//www.spinachwords.com/research/sep1998-age-related-brain-decline.shtml
RemédiosNaturais.info é uma publicação online de autores profissionais de saúde, nutricionistas e técnicos especialistas de diversas áreas de saúde.
Amo espinafre e procuro inseri-lo nas refeições da minha família. O artigo está excelente!