Efeitos Colaterais do Gengibre

    89
    Gengibre
    Gengibre

    O gengibre é uma raiz utilizada desde a antiguidade e considerada segura para consumo. Mas isso não significa que o gengibre não tenha interações medicamentosas ou efeitos colaterais, como é no caso de sobredosagem, ou seja, quando o gengibre não é tomado com moderação.

    Enquanto que algumas pessoas possam ser mais sensíveis ao sabor picante do gengibre, outros podem até sentir alguma azia, diarreia e desconforto no estômago geral, embora sejam casos extremamente raros.

    Gengibre
    Gengibre

    O gengibre tem inúmeros benefícios terapêuticos, mas como em tudo, o excesso pode ser até fatal em casos extremos e quando não vigiada por um profissional de saúde.

    Precauções Especiais e Avisos

    Existem alguns fatores de risco que deve ter em atenção, no caso de pretender consumir gengibre de uma forma mais intensiva.

    • Menstruação

    Algumas mulheres relatam um sangramento menstrual extra ao tomar o gengibre de uma forma intensiva. O gengibre é um vasodilatador, logo quando tomado em quantidades elevadas pode favorecer o sangramento por menstruação.

    • Gravidez

    O uso de gengibre durante a gravidez é controverso. Existe alguma preocupação de que o gengibre possa afetar os hormônios sexuais fetais. No entanto, estudos em mulheres grávidas não confirmam esse estudo e sugerem que o gengibre pode ser usado com segurança.
    Por ainda não ser claro se o gengibre terá algumas contra indicações no caso de gravidez, pelo que se sugere um consumo moderado ou pouco intensivo de gengibre. E claro que deve consultar o seu médico nas suas decisões com o gengibre durante e pós gravidez.

    • Amamentação

    Não existem estudo conclusivos que apontem fatores de risco no consumo de gengibre de uma forma moderada durante a amamentação.

    • Distúrbios Hemorrágicos

    Se tem distúrbios hemorrágicos deve evitar o consumo do gengibre. O gengibre é um vasodilatador, logo pode aumentar o risco de hemorragia.

    • Doenças Cardíacas

    Altas doses de gengibre pode agravar alguns problemas de coração. Não use gengibre em grandes quantidades se você tiver um problema cardíaco.

    Quantidade

    De um modo geral, o gengibre é um alimento seguro quando utilizado com moderação. Não deve tomar mais do que 3 gramas de gengibre diariamente. Consulte o seu medico nas suas decisões.

    Se está tomando gengibre, tome sempre no inicio do dia. Alguns casos clínicos sugerem que o consumo de gengibre na parte final do dia pode estimular níveis de atenção do organismo. Isso poderá originar, por exemplo, distúrbios de sono nas horas seguintes á toma de gengibre,

    89 COMENTÁRIOS

    1. Apesar de ser de 2013 contêm muitas informações interessantes e são validas até hoje. Eu com moderação o gengibre. Parabéns pela matéria.

    2. Tomo todos os dias uma colher de chá de gengibre em pó diluído em um pouco de sumo de laranja ou água. A pergunta é a seguinte: É correta a quantidade de gengibre que tomo?

    3. Acabei de crer que gengibre aumenta os dias da mesntruaçao..achei que era só eu..mas pelos comentários..vi que o gengibre aumenta os dias..da menstruação…afss..

      • Meu Deus,,,então descubrir porque tive 5 dias de mestruaçao 😥,já que fico 3 dias,e ainda continuou a sangrar pouco mais 2 dias,☹ ,ou seja passei 7 dias 😓

    4. Sou alérgica a anti-inflamatório, posso tomar gengibre? pensei em tomar água com ele dentro. No lugar de tomar água normal.

    5. Gostaria de saber se o Chá gengibre pode se tomado com outras ervas?e se ele causa algum problema cardíaco?

    6. Oi gostaria de saber se o gengibre em excesso causa problemas cardíacos? E se ele pode ser tomado junto com outras ervas?

      • Não confundir hipertensão ou hipotensão com doença cardíaca. Uma coisa é o sangue circulando bem ou mal e outra é o coração doente com mal de chagas por exemplo. Não, não se deve misturar ervas para fazer chá. Isso é perigoso. Tome de uma por vez. Boa sorte

    7. PARECE QUE QUANDO COMECEI A TOMAR O CHÁ DE GENGIBRE COM LIMÃO MINHA MENSTRUAÇÃO NÃO PARAVA DE DESCER AGORA NÃO SEI AO CERTO SE FOI O GENGIBRE. DIZEM QUE ELE LIMPA NOSSO ORGANISMO. PAREI DE TOMAR ESTOU COM RECEIO DE TOMAR DE NOVO.

      • Eu também estou menstruada e estava tomando muito chá de gengibre com limão para curar gripe e minha menstruação já está com 7 dias. Estou preocupada já…

        • Denise no meu caso é igual estou gripada faz quase 8 dias tomando chá de gengibre e também estou com 7 dias de menstruação sendo que o normal pra mim São apenas 3 ou 5 dias e não me sinto bem durante esses dias acho que vou deixá de toma.

    8. Boa noite , quem tem insuficiência renal , pode tomar o chá de gengibre ? Obrigada aguardando.

    9. Gente eu tomo remédio anticoncepcional ininterrupto Ou seja não menstruo a muito tempo (desde quando comecei a tomar assim) e com o excesso de gengibre que ingerido nos últimos dias (uns 15 dias) por conta de gripe, resfriado, dor de garganta e os quentões das festas juninas, sangrei então tomem muito cuidado com a quantidade de gengibre que vcs ingerem. Minha sogra e meu namorado que estão tomando tanto gengibre quanto eu tbm tiveram problemas, palpitações e problemas com alterações de pressão arterial. Então aqui fica um alerta.
      CUIDADO COM O USO EXCESSIVO DO GENGIBRE

      • Ale, também tomo remédio sem parar. Pois tenho miomas. Já tive hemorragia na época tomando o chá, mas não me atentei pra isso. Hoje vou tomar novamente mas estou com medo. No meu caso uso o chá por conta de enxaquecas que tenho. Ajuda.

    10. como tem escroto em todo lugar né?
      Dizem amiga que musculação localizada ajuda no aumento dos seios, Gabi

      • Estou procurando esta resposta aqui também pois tomando gengibre em pó diluído em água comecei a sentir os rins. ….

    11. Estou pensando em engravidar,gostaria de saber se o gengibre pode causar alguma dificuldade pra isso?

    12. Oi bom dia. Gostaria de saber se o chá de gengibre aumenta o refluxo menstrual.

      • Melhor que não tome. O gengibre é natural, porém tem algumas contra indicações.

    13. Boa noite
      Gostaria de saber se é normal sentir um desconforto no estomago ao tomar a água? comecei a tomar faz dois dias.

    14. Ola tudo bem? Gente gostaria de saber se quem tem uma ansiedade generalizada, pode comer o gengibre todos os dias?

    15. Tenho bigeminismo e arritmia. Quero saber se posso fazer uso do gengibre com efusão de hibiscos.

    16. Olá, tenho problema de digestão/gastroparesia (esvaziamento gástrico retardado). Sempre me sentia estufado e tinha satisfação precoce quando me alimentava. Comecei a tomar chá de gengibre e fiquei super bem, comendo muito bem. No entanto, depois de uns dias voltei a estaca zero. Talvez seria a quantidade exagerada? Ontem coloquei umas 12 rodelas em 400ml de água.

      Obrigado.

      • 12 rodelas é muito flor, procure fazer um chá dele com umas 5 rodelas espere esfriar beba gelado é muito bom, ajuda ate no emagrecimento! Beijos, espero ter ajudado.

    17. Comecei a toma gengibre ontem e hoje estou passando muito mal sera q esagerei. Puis na garafinha de 300ml 10rodelas do gengibre????

    18. Olá!
      Amamento um bebê de 11 meses e meio, e desde o parto não havia menstruando.
      Mas depois de 5 dias tomando gengibre com limão em jejum pela manhã, menstruei.
      Isso pode ter relação?
      Pelo fato do metabolismo acelerar?
      Agradeço a atenção desde já.

    19. Estou tomando gengibre com água coloco os pedaços na garrafa de água e tomo durante o dia já eliminei dois quilos em 20 dias

    20. minha filha faz tratamento de rins ele tem falta de proteína. Sera que o gengibre faz mal pra ela?

    21. Prezados senhores,
      Tenho bebê de 1 mês pretendo tomar chá de gengibre com limão. Isso pode afetar a amamentação ou pode fazer mal ao bebê???

    22. Gostaria de saber se o gengibre pode ser prejudicial pois tenho hemorroidas e tensão alta.

    23. Olá, tenho ingerido suco de maracujá com gengibre e percebo uma secura na boca que, após alguns dias ingerindo água, desaparece. Existe alguma relação ???

    24. Gostaria de saber se o consumo do gengibre ajuda no tratamento para herpes labial e genial?

    25. Na verdade queria uma resposta sob quem tem pedra no rim pode tomar o chá ou suco com gengibre por favor queria muito a resposta

    26. Olà… como um iogurt por dia, com possivelmente 1 a 2 gr de gengibre ralado ! Fui operada à, hà 1.meio tiroide e tomo Eutirox 125 microgramas!! Serà que o gengibre é contra indicado neste caso? Respondam e Obrigada…

    27. tenho gastrite cronica e fluxo gástrico, o medico á anos disse que não podia comer comidas picante, tenho hemorroidas e tomo anti depressivos, posso tomar ,que quantidade , em jejum
      ou depois das refeições , aqui em Portugal nem sei que medico tenha conhecimentos, de produtos naturais, e medicamentos.
      Agradeço a resposta
      Muito obrigado

    28. Sou consumidor de gengibre a bastante tempo, o gengibre e um santo remedio, so que o preço tem aumentado drasticamente, em pouco tempo, neste momento tou a comprar o gengibre a 100% a mais desde que comecei,e sinal que aumentaram os consumidores.Celso Nunes

      • Olá, tenho consumido gengibre por suas qualidades medicinais. Desde que comecei a consumir senti tonteiras e queimação forte nos olhos. Acho que estou exagerando no consumo. Decidi parar. Não sei se é devido ao consumo do Gengibre, mas isso eu não sentia antes.

        • Isso ta acontecendo comigo também, eu bato ele com água e tomo com terere e tenho exagerado um pouco.

    29. Faço reposição hormonal com estradiol e gesterona e estou tomando chá de abacaxi com gengibre , e comecei a ter um leve sangramento,pode ser causado pelo chá que tomo várias veze ao dia ?

    30. gostaria de saber se o gengibre pode prejudicar a vesícula numa pessoa saudável

    31. gostaria de saber se o gengibre pode prejudicar a vesícula numa pessoa saudável obrigada

    32. Gostaria de saber se o gengibre faz mal para os rins? tomo todos os dias em média de 1 litro de aguá com gengibre, e meu sogro estava tomando também e o médico dele disse pra ele parar pois faz muito mal para os rins…

        • Acho que sim mesmo. Comecei a sentir um dos rins após tomar de início. Sou sensível aos rins por ter sofrido mais de uma década com cálculos renais.

    33. Estou fazendo uso do gengibre a duas semanas da seguinte forma.
      De segunda a sexta-feira tomo agua mineral (duas garrafas de 500ml) com 03 rodelas de gengibre dentro, vou enchendo a garrafa e deixo o gengibre dentro.
      Estou fazendo isto para perder peso, apesar de que por enquanto não tenha notado ainda resultado.
      Mas, estou com hemorróidas nestas duas semanas.
      Pode ser do gengibre?
      E quando começa a aparecer o resultado da perda de peso?

      Obrigada

    34. Bom dia !

      Ao invés de resposta, preciso fazer perguntas, me desculpem.

      O gengibre pode trazer alguma reação ou problema em pessoas com hipertensão ou propensas a ela?

      Preciso muito saber isso.

      Agradeço a atenção.

      • Caro Milton Matias,

        o gengibre é uma raiz que pode ser tomada com moderação sem efeitos colaterais importantes e também pode ser uma ótima forma de prevenção contra pressão arterial alta.
        Mas deve consultar o seu médico antes de tomar gengibre se tiver hipertensão e estiver tomando medicação. O gengibre pode interagir negativamente com vários tipos de medicação, nomeadamente a medicação contra hipertensão. Pode ver mais informação sobre gengibre e tensão arterial em :
        http://remediosnaturais.info/alimentos/efeitos-do-gengibre-na-pressao-arterial/
        Consulte sempre o seu médico nas suas decisões.

    35. Bom dia

      Tomo medicamentos para controlar minha pressão arterial. Um comprimido pela manhã e outro a noite. Este mesmo remédio controla a arritmia que tenho coração. Não tenho problemas nenhum, só não posso ficar sem usar o medicamento cujo nome é Cardizem 60mg. Será que posso usar o gengibre para emagrecer?

      • Grandes quantidades de gengibre tomadas com medicamentos como diltiazem (Cardizen) podem afetar a utilização de cálcio no coração. Isso pode resultar em perda de controle da pressão arterial, sintoma esse que nem sempre é facilmente verificado pela própria pessoa.
        Deve sempre consultar o seu médico antes de tomar diltiazem ou outro medicamento com gengibre ou qualquer outro suplemento de ervas.

    36. O gengibre é contra indicado para quem pressão alta? A minha pressão não é tão alta, ela tem pequenas alterações, mas faço uso continuo de medicação.
      Obrigada.

      • Boa tarde<
        Gostaria de saber se tomar ou comer o gengibre tem algum efeito colateral pra quem e hipertenso.
        obrigada

        • Caras Vera Priante e Lúcia Mello,

          o gengibre é uma raiz que pode ser tomada com moderação sem efeitos colaterais importantes e também pode ser uma ótima forma de prevenção contra pressão arterial alta.
          Mas deve consultar o seu médico antes de tomar gengibre se tiver hipertensão e estiver tomando medicação. O gengibre pode interagir negativamente com vários tipos de medicação, nomeadamente a medicação contra hipertensão. Pode ver mais informação sobre gengibre e tensão arterial em :
          http://remediosnaturais.info/alimentos/efeitos-do-gengibre-na-pressao-arterial/
          Consulte sempre o seu médico nas suas decisões.

    37. Boa tarde, gostaria de fazer uso do gengibre com o limão e água, gostaria de saber se ele pode ser prejudicial para os rins.
      obrigada
      Rosangela

    38. Bom dia, tenho um bb de um ano e meio, e ainda amamento, ele mama a noite apenas, e se, acorda na madrugada, não é mais a alimentação principal dele, posso consumir o gengibre? Obrigada

    39. me sinto muito bem ajuda na circulação geral e queima colesterol,emagrece mesmo e so usar gengibre moderado,adorei essa materia.

      • Caro Robson,

        o gengibre é uma raiz que pode ser tomada com moderação sem efeitos colaterais importantes e também pode ser uma ótima forma de prevenção contra pressão arterial alta.
        Mas deve consultar o seu médico antes de tomar gengibre se tiver hipertensão e estiver tomando medicação. O gengibre pode interagir negativamente com vários tipos de medicação, nomeadamente a medicação contra hipertensão. Pode ver mais informação sobre gengibre e tensão arterial em :
        http://remediosnaturais.info/alimentos/efeitos-do-gengibre-na-pressao-arterial/
        Consulte sempre o seu médico nas suas decisões.

    40. Bom dia , eu tenho insuficiência renal e ganhei mais 10 k , tenho 85 anos , gostaria de saber se eu posso tomar o gengibre e 37 ervas para emagrecer. Só tenho um rim e funciona 40 por cento pois nem tudo posso tomar ou comer por causa do potássio. Aguardando sua resposta .
      Obrigado.
      Ferdinando

    41. gostaria de saber qual é a quantidade excessiva de uso do gengibre? e qual seria a quantidade moderada do uso do gengibre, pois eu gostaria de começar a fazer uso do gengibre, mas de uma forma moderada desde já agradeço.

      • Pessoas saudáveis não devem consumir mais do que cerca de 3 a 4 gramas de gengibre por dia. Deve consultar o seu médico para definir a dosagem adequada e verificar possíveis interações medicamentosas ou outras..

    42. Viva,
      Tomo um contracetivo oral “Minigeste”. Estou a pensar beber chá de gengibre. O gengibre corta o efeito à pílula? Obrigada.

      • Caro Luiz Carlos,

        o gengibre é também utilizado como um meio preventivo no tratamento de diabetes.
        No entanto, e como o consumo de gengibre pode baixar o nível de açúcar no sangue, os medicamentos para diabetes pode ter de ser ajustada pelo seu médico.

        Por isso consulte o seu médico para controlar possíveis interações do consumo excessivo de gengibre com algum medicamento para diabetes que possa estar tomando.

    43. faço sucos com gengibre e acho ótimo!!!! ; bata um pedaço de 3cm da raiz, com água, e coe.
      coloque abacaxi e hortelã, com manga, com maçã e limão (para não escurecer) com uva e todos ficam ótimos……

    44. Muito boa a explicação, eu tinha dúvidas por que sou impertenço e gostaria de fazer uso do gengibre. agora está esclarecido.
      Obrigado

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here