Sintomas De Deixar o Tabaco (Parte 5)

Após de 2 semanas sem fumar pode-se considerar curado do vício do tabaco a nível físico. O que mais desmotiva as pessoas quando tentam largar o vicio do tabaco é a o aumento de irritabilidade o que não ajuda a nível familiar ou profissional. No entanto saiba que este sintoma é passageiro e costuma ser mais ativo na primeira, e em alguns casos segunda semana, pelo que pode ser facilmente combatido, pelo que não deve deixar essa dificuldade de se intrometer entre si e a sua felicidade. Se pensar no grande plano, facilmente perceberá que uma semana passa rapidamente e as vantagens em largar o vicio do tabaco são para uma vida inteira.

Sintomas (2 primeiras semanas)

  • Irritação, ansiedade e destabilização emocional. Procure ter o máximo de calma e agir com racionalidade. Evite situações conflituosas. Use a meditação para acalmar o espirito e coma maracujá, já que este ajuda a minimizar os sintomas de privação de nicotina.
  • Prisão de ventre ou diarreia. Os sintomas serão passageiros. recomenda-se uma alimentação saudavél e o consumo reforçado de água e alimentos ricos em fibras como fruta e vegetais.
  • Insônias. É normal que tenha algum sintomas de insônia, pelo que deve beber leite quente, chá de camomila ou cebola antes de deitar.
  • Confusão mental ou dificuldade de concentração. Coma algumas nozes porque ajudam o bom funcionamento do cérebro.
  • Tosse. Nas primeiras semanas o organismo necessita de expulsar os químicos, por isso não deixe de tossir. Deve comer mel e limão.
  • Aumento de peso. O aumento de peso é normal e é principalmente causado por um aumento de apetite e de vigor fisico. Coma devagar, pouco e mais vezes ao dia. Compense com exercício físico.
  • Cansaço. Um ligeiro sentimento de cansaço é sentido principalmente nos primeiros dias, dependendo do tempo do vício. Isto acontece porque a mente cansa-se muito a tentar obter satisfação de uma ação química que já não acontece devido à supressão de nicotina no organismo. Este sentimento, é no entanto, passageiro e após passar, os níveis de cansaço irão descer significativamente devido ao aumento de vigor físico originado pelo facto de ser não fumador.
  • Melhora de visão, que continua para além das 2 semanas iniciais. Embora este sintoma possa ter origem psicológica, muitos ex-fumadores reportam uma maior nitidez profundidade de cor na visão.
  • Melhoria olfacto, que continua para além das duas semanas. É normal que experimente cheiros que a sua mente fumadora já se tinha esquecido à muito, para além de conseguir diferenciar melhor os cheiros e tirar mais prazer dos mesmos.

Como regra de ouro, ao deixar de fumar não esquecer que deve beber muita água, e fazer exercício físico. Ambos ajudam o organismo a expulsar as toxinas mais rapidamente e contrariar os sintomas de privação de nicotina.

Artigos Sobre Como Deixar o Tabaco

Comece a viver (Parte 1)

Vantagens e desvantagens de fumar (Parte 2)

Porque é que as pessoas fumam? (Parte 3)

3 Passos para deixar de fumar(Parte 4)

Sintomas de deixar o tabaco(Parte 5)

Produtos Químicos Presentes no Tabaco(Parte 6)

Remédios Naturais
RemédiosNaturais.info é uma publicação online de autores profissionais de saúde, nutricionistas e técnicos especialistas de diversas áreas de saúde.

banner300x250_fm_mapa_foto_mai14

Este Artigo Informativo Não Substitui o Aconselhamento Médico. Consulte Sempre Ajuda Profissional de Saúde Nas Suas Decisões