Respiração na Meditação

O primeiro estágio da meditação é parar as distrações e tornar a mente mais clara e lúcida. Isto pode ser conseguido através de simples práticas de meditação com respiração.

Escolha um lugar tranquilo para meditar, e sente-se numa posição confortável.

Pode sentar-se na tradicional postura de pernas cruzadas (Posição Lotus) ou em qualquer outra posição que lhe seja confortável. Se quiser, pode sentar-se numa cadeira.

A coisa mais importante é manter as costas direitas para impedir que a mente se torne lenta, ou fique com sono, e ainda para deixar as energias fluir livremente por todo o corpo.

Sente-se com os olhos parcialmente fechados, ou mesmo fechados, se preferir, e focalize toda a sua atenção na respiração, não deixe que a sua mente “vagueie” por outros pensamentos, se isso acontecer focalize a sua concentração outra vez no seu corpo e na sua respiração.

Respire naturalmente, de preferência pelas narinas, sem tentar controlar a respiração, e tome consciência da sensação da respiração que entra e sai das narinas. Esta sensação é o objeto de meditação. É muito importante que tente concentrar-se exclusivamente na respiração, e deixe tudo o resto fora da sua mente.

É importante que inspire para a barriga, em vez de para os pulmões. Isto pode parecer difícil ao principio, mas se não conseguir no primeiro dia, vai certamente conseguir ao fim de uns dias.

Quando iniciar a sua meditação, a mente estará muito ocupada, e pode até sentir que a meditação está a tornar a mente ocupada, mas na realidade esta apenas tornar-se mais consciente de quão ocupada a mente realmente está normalmente.

Haverá uma grande tentação de seguir os diferentes pensamentos que possam surgir, mas deve resistir a esta tendência e manter unifocadamente na sensação da respiração. Se descobrir que a mente se dispersou e está a seguir os nossos pensamentos, deve regressar imediatamente à respiração. Deve repetir tantas vezes quanto necessário até que a mente se foque na respiração.

banner300x250_fm_mapa_foto_mai14

É muito importante que prolongue o mais possível o ato da inspiração e expiração. Quanto mais lenta e prolongada for, mais eficaz é o seu estado de meditação e mais consciência meditativa será alcançada.

Porquê meditar

Remédios Naturais
RemédiosNaturais.info é uma publicação online de autores profissionais de saúde, nutricionistas e técnicos especialistas de diversas áreas de saúde.

Este Artigo Informativo Não Substitui o Aconselhamento Médico. Consulte Sempre Ajuda Profissional de Saúde Nas Suas Decisões