Produtos naturais para se proteger da gripe (H1N1)

Várias ervas usadas na medicina tradicional têm efeitos anti-virais cientificamente documentados, e são largamente usados contra constipações (resfriados), gripes e outras infecções virais. Alguns são ainda componentes nos conhecidos anti-virais da H1N1 como o tamiflu por exemplo.

Estudos científicos confirmam que a eficiência de diversos nutrientes no tratamento de infecções viral, onde se incluem as estirpes virais influenza, como o virus H1N1, o vírus responsável pela gripe Suína.

Tratamento

  • Equinácea. É de longe o remédio antivíral mais popular, e por boas razões. A Equinácea luta com o vírus em dois sentidos. Contém três compostos com actividade antiviral específica, o ácido cafeico, ácido chicorico e echinacin. Os extractos de raiz de Echinacea têm se mostrado eficazes a ajudar o corpo a produzir os seus próprios compostos anti-vírais. Além disso, a Echinacea é um estimulante imunológico que ajuda o corpo a defender-se contra infecções virais eficazmente. Alguns autores sugerem ainda que a Equinácea aumenta o nível das células brancas do sangue que contribui em grande medida para lutar contra vírus e bactérias. A Comissão E, uma comissão alemã especializada em avaliar ervas e medicamentos para o governo alemão, aprovou a echinacea para o tratamento de gripe influenza,  como seja a Gripe do virus H1N1. Isto só por si constitui um aval científico significativo desta erva e dos seus benefícios.
  • Alho (Allium sativum). Para além da sua bem conhecida acção anti-bacteriana, o alho é também antivíral. Vários dos compostos sulfurados do alho são activos contra o vírus da gripe, de acordo com Heinrich P. Koch, Ph.D., professor de química e farmacêutica da Universidade de Viena, e Larry D. Lawson, Ph.D. pesquisador na Herb Company no Utah. Alguns médicos recomendam a toma de duas cápsulas alho por dia para tratar constipações (resfriados), gripes e outras infecções virais. Preferivel será o consumo de alho fresco como recomenda Jane Guiltinan, directora médica da Universidade de Seattle. Para evitar constipações é sempre uma boa sugestão o consumo de alho como prevenção. A cebola é um parente próximo do alho e tem uma similar, embora menos potente, acção antiviral.
  • Erva-cidreira (Melissa officinalis). Também conhecida como melissa, esta erva é altamente recomendada como um anti-viral eficaz, especialmente contra o herpes. No entanto, estão bem referenciadas as capacidades terapêuticas da erva-cidreira no tratamento de infecções virais. Normalmente usada na forma de chá.
  • Shiitake (Lentinus edodes). Este saboroso cogumelo asiático contém um composto denominado lentinan que tem capacidades antivírais, assim como propriedades imuno-estimulantes e antitumoral, de acordo com um relatório publicado na Lawrence Review of Natural Products, uma respeitada publicação sobre a temática de produtos naturais. A acção anti-viral do Shiitake foi demonstrada em experiências com animais de laboratório, que ajudou, nomeadamente, a proteger camundongos contra a encefalite viral. Existe Shiitake em cápsulas, mas é preferivel o uso do alimento cogumelo na sua forma natural.
  • Eucalipto (Eucalyptus globulus). Vários dos compostos presentes no eucalipto, hyperoside, quercitrina e ácido tânico, têm propriedades anti virais, de acordo com um farmacêutico de produtos naturais, Albert Leung, Ph.D.
  • Forsythia (Forsythia suspensa) e madressilva (Lonicera japonica). Sempre que se sinta perto de uma constipação ou gripe, misture um chá chinês revered combo com madressilva e forsythia.  Tal como a erva-cidreira, madressilva e forsythia contêm compostos que são comprovados assassinos de vírus.
  • Gengibre (Zingiber officinale). O velho gengibre é bom para mais do que apenas o enjoo e problemas de estômago.  Se você tiver uma doença viral, você pode experimentar um cha de gengibre, ou adicionar gengibre na cozinha na confecção dos seus pratos preferidos. Muitos dos compostos anti-vírais do gengibre também aparecem no açafrão.
  • Anis estrelado Também chamado de Anis-da-china, badiana, badiana-da-china, Ba jiao hui chian (Ch.), Star anise (Ing.) ou Anice stellato (It.). Sinónimos: Illicium verum Hooke. Esta planta é utilizada como matéria-prima do medicamento anti-viral Tamiflu que é dos mais conhecidos medicamentos eficazes contra a gripe H1N1 ou gripe suina. A anis-estrelado é também utilizada em casos de flatulência, falta de apetite ou gastrite, utilizada com sucesso em casos de gripe das aves, dispepsias hiposecretoras, enterites, tosse, bronquite e espasmos gastrointestinais. Topicamente é útilizada em micoses. A sua utilização medicinal remonta há séculos atráz, em que já era conhecida a sua propriedade expectorante, espasmolítica, carminativa, estomática e antiséptica.

De uma maneira geral, mantenha o seu sistema imunológico saudável com boas noites de sono (7h no minimo), ausência de stress, alguma actividade fisica, e uma alimentação equilibrada, inteligente e saudável.

Remédios Naturais
RemédiosNaturais.info é uma publicação online de autores profissionais de saúde, nutricionistas e técnicos especialistas de diversas áreas de saúde.

Este Artigo Informativo Não Substitui o Aconselhamento Médico. Consulte Sempre Ajuda Profissional de Saúde Nas Suas Decisões