Prisão de Ventre (Obstipação)

Prisão de ventre, também conhecido por obstipação, é um distúrbio do trato digestivo associado a um sistema intestinal desregulado.

As causas mais comuns de prisão de ventre devem-se a uma dieta ou estilo de vida deficientes. Alguns dos fatores mais comuns incluem ingestão insuficiente de água, consumo excessivo de carnes vermelhas, café em excesso, nutrição deficiente em fibras, deficiência de vitaminas ou minerais essenciais, hábitos alimentares irregulares, fraqueza muscular abdominal (sedentarismo), estresse emocional ou físico, tumor, cólica, acidez geral, doenças do cólon, reto ou útero, diabetes, ou alargamento da glândula da próstata.

Indigestão

Prisão de Ventre


Casos crônicos de sintomatologia de prisão de ventre podem são potencialmente gerar patologias associadas.

Sintomas

Os sintomas mais comuns de prisão de ventre são um intestino desregulado, mal disposição geral, perca de apetite, cefaléia (dor de cabeça), tontura, insônia, náusea, acne, úlcera, diarréia e acidez no sistema digestivo.

Tratamento Natural Prisão de Ventre

  • Alimentos Naturais

No tratamento de prisão de ventre, a dieta deve ser composta por nutrientes na sua forma o mais natural possível. Deve-se aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais. Aumentar o consumo de grãos, cereais, mel, melaço, lentilhas, vegetais com folhas de cor verde escura (especialmente espinafre), feijão, tomate, alface, cebola, repolho, couve-flor, couve de Bruxelas, aipo, nabo, abóbora, ervilha, beterraba, gengibre, espargos, cenoura. Fruta fresca, principalmente pera, uva, figo, mamão, manga, goiaba e laranja. Frutos secos, tais como figos, passas e damasco.

A goiaba ou uvas quando consumidas com sementes ajudam na evacuação do intestino.

  • Evitar Alimentos Processados

Evitar completamente alimentos processados industrialmente como comidas rápidas e bebidas gaseificadas, porque contém níveis altissimos de sódio(Sal) e açúcar.

  • Mastigar Bem os Alimentos

Mastigar bem os alimentos ajuda a distribuir o esforço por todo o sistema digestivo.

  • Dieta Regular

Comer refeições a horas certas ajuda a regular o sistema digestivo.

  • Evitar Açúcar

Alimentos com alto teor de açúcar como sejam bebidas gaseificadas ou guloseimas. O açúcar, especialmente o branco, elimina a longo prazo as vitaminas B do organismo, sem a qual, o sistema intestinal não pode funcionar normalmente.

  • Consumo Regular de Líquidos

O consumo regular de líquidos, essencialmente água, é considerado um tratamento eficaz desta patologia. O consumo mínimo de água diário deve ser superior a 1,5 litros de água por dia é o mínimo que deverá consumir. A água facilita a digestão, e transporte dos nutrientes, assim como favorece a eliminação das toxinas. A água deve ser tomada em pequenas quantidades de cada vez, não esquecendo o seu consumo às refeições, especialmente no final para limpar o sistema digestivo. A água uma vez que dilui o suco gástrico necessário a uma boa digestão.

  • Exercício  Físico

O  exercício físico ligeiro, como atividades ao ar livre, caminhadas, natação ou jardinagem são práticas físicas que melhoram a circulação sanguínea e tonificam os músculos. O exercício abdominal, seja manual ou através de massagem vibratória localizada pode ter um efeito estimulante e relaxante do sistema digestivo. A tonificação geral dos músculos auxilia no tratamento da obstipação pois favorece a agilidade geral do corpo, promovendo consequentemente o funcionamento equilibrado do sistema digestivo.

Sobre o Autor

Remédios Naturais

RemédiosNaturais.info é uma publicação online de autores profissionais de saúde, nutricionistas e técnicos especialistas de diversas áreas de saúde.