Porquê meditar?

O ritmo agitado das exigências da vida contemporânea, o stress, o cansaço ou preocupações acumulam-se na sua mente e corpo de uma forma continua e incremental. A meditação surge como um escape definitivo perfeito para uma consciência tranquila, saudável e feliz.

Por vezes parece não haver tempo suficiente no dia para fazer tudo. A atividade das obrigações do dia a dia tornam-nos esforçados, o que em nada contribui para a saúde e bem estar físico e mental.

Estudos científicos chegaram á conclusão que a meditação tem um papel destacado na redução da ansiedade, do stress, e de outras doenças como a depressão.

A prática da meditação é um método totalmente grátis, que não pode ser comprado nem vendido numa farmácia. A posologia adequada sugere duas doses diárias. Só precisa dispor de tempo para entrar em contacto consigo mesmo, apropriar-se do seu corpo e mente, e tornar-se senhor de seus pensamentos.

Para o médico chinês Yi-Yuan Tang (Universidade de Oregon), os resultados terapêuticos podem ser notáveis, mesmo após prática de curto prazo. A meditação permite altos níveis de relaxamento por meio de modificações na postura, respiração, poder de visualização, potencialização das defesas imunitárias, atenuar os sintomas de depressão, estados ansiosos, prevenir e controlar vários transtornos mentais, e até dão um aspecto saudável à pele.

No início de 2010, a Mental Health Foundation (Reino Unido), recomendou a expansão do acesso de terapias baseadas em meditação para pacientes sob risco de recaída de depressão, o que representa 50% a cada ano. A Meditação Transcendental foi uma das ferramentas sugeridas, pois a lista de evidências de benefícios é longa: baixo custo, benéfico a longo prazo, controle de estados crônicos como dor, doenças cardíacas, cancro e até Aids (Sida), além do aprimoramento das funções cognitivas: capacidade de atenção, criatividade e bem estar em relação à vida.

Muitas vezes sentimo-nos tão ocupados que não temos tempo para parar e refletir. A prática de meditação permite, na verdade, a obtenção de mais tempo para si.

Ao tornar a sua mente mais calma, concentrada e consciente, a mente fica mais límpa, mais clara, mais objectiva, mais positiva, mais intuitiva, adaptativa e simples, os pensamentos mais esquematizados, tem maior capacidade de decisão, compreensão, e um grau de consciência abrangente, que permite entender melhor a própria mente, e por consequência o meio ambiente.

Simplesmente dez minutos, 2 vezes por dia de meditação ajudam a superar sintomas de stress e fadiga, e permite uma paz interior e equilíbrio saudável duradouros. A meditação é uma prática espiritual milenar que acompanha a psique humana com flosofias várias desde o budismo, o hinduísmo e muitas outras.

banner300x250_fm_mapa_foto_mai14

Ao se tornar um praticante natural de meditação, o seu nível de consciência alarga-se e percepciona a vida de uma maneira diferente e saudável, assim como esse sentimento, e todas as suas vantagens se mantêm constante durante todo o dia.

Respiração na meditação

Remédios Naturais
RemédiosNaturais.info é uma publicação online de autores profissionais de saúde, nutricionistas e técnicos especialistas de diversas áreas de saúde.

Este Artigo Informativo Não Substitui o Aconselhamento Médico. Consulte Sempre Ajuda Profissional de Saúde Nas Suas Decisões