Pedra Nos Rins

Pedra nos rins, também conhecido por cálculo renal ou cólicas renais, são depósitos de minerais e substâncias orgânicas que se formam e se concentram nos rins.
Cerca de 10 por cento da população chega a desenvolver pedra nos rins. Afeta principalmente a faixa etária entre os 20 e os 40 anos de idade. Quem sofre de gota tem mais probabilidade de sofrer de cálculos renais, assim com as pessoas do sexo masculino, pois os hormônios femininos previnem a formação de cálculos renais.

Uma nutrição rica em vitaminas, minerais e fibras pode ser um fator diferenciador na prevenção e tratamento de pedra nos rins.

Saiba tudo sobre Vitaminas e Minerais Contra Cálculos Renais.

Tratamento Natural De Cálculo Renal

Aumente o consumo de água para tratar cálculos renais

Aumente o consumo de água no tratamento de cálculos renais

  • O primeiro passo no tratamento de cólicas renais de deve ser o aumento da ingestão de líquidos. Para diluir e expulsar as pedras dos rins deve beber pelo menos seis a oito vidros de 8 onças de água todos os dias. Prefira sempre água em detrimento de outras bebidas. Uma forma de saber se está a beber a quantidade de água suficiente é controlar a cor da urina. A cor deve ser o mais transparente possível, quase incolor (cor da água).
  • Praticar exercício físico regular. O exercício físico beneficia o movimento do corpo, que contribui para diminuição e dispersão das pedras renais. O exercício físico contribui também para o aumento da concentração de cálcio, o que permite a fortificação óssea e diminui o risco de formação de pedras nos rins.
  • Reduzir o consumo de sal. Existe uma alta correlação entre pedra nos rins e o consumo excessivo de sal. Evitar alimentos processados industrialmente. Fast-food (comida rápida), refeições pré-cozinhadas ou congeladas, carnes secas, ou o pão, contêm níveis altos de sódio.
  • Aumentar o consumo de alimentos vegetais e integrais. Frutas, legumes, cereais integrais, leguminosas.
  • Aumentar o consumo de alimentos ricos em magnésio. Arroz preto, banana, aveia, cevada, soja, farelo de aveia ou sementes de linhaça são super alimentos ricos em magnésio..
  • Como alimentos de origem animal, preferir peixe e aves em pequenas porções.
  • Vinagre de maçã. O vinagre de maça pode ser uma boa adição no tratamento de cálculos renais porque aumenta o metabolismo, diminui a retenção de água, suprime o apetite, diminui a pressão arterial e os níveis de colesterol. É rico em sais minerais, vitaminas e enzimas.
  • Evitar o consumo excessivo de alimentos ricos em oxalatos como o amaranto, salsa, carambola, feijão, uvas, nozes castanhas, cacau, chocolate, Beterraba, espinafre e acelga.
  • Evitar alimentos que aumentam o ácido úrico como: carnes vermelhas, cerveja, refrigerantes e achocolatados em pó.

Ervas Contra Cálculos Renais

  • Cascalho raiz (Eupatorium purpureum). Tem sido usado tradicionalmente no tratamento de pedras dos rins.
  • Khella (Ammi visnagi) tem uma longa tradição no tratamento de pedras nos rins. A investigação científica tem demonstrado que a erva pode funcionar como um tipo de cálcio antiespasmódico bloqueador do canal, que relaxa o tecido do ureter o que permite facilitar a passagem de pequenas pedras.
  • Sete cascas (aborescens Hydrangea) tem um efeito sedativo sobre o sistema urinário, usado no tratamento de pedras nos rins.
  • Raiz Pedra (canadensis Collinsonia) é um diurético forte com um histórico de uso no tratamento agudo e preventivo de pedras nos rins.

Este Artigo Informativo Não Substitui o Aconselhamento Médico. Consulte Sempre Ajuda Profissional de Saúde Nas Suas Decisões

Sobre o Autor

Tenho uma paixão enorme por temáticas relacionadas com Nutrição, Bem Estar e metodologias naturais. Sou autora de publicações online e Eng. Biomédica de formação. Certifique-se de consultar o seu médico nas suas decisões de saúde. Escreva os seus artigos aqui também, seguindo as instruções no fim do site.