Dieta Natural Anti Envelhecimento

Dr Roy Walford, um cientista da Universidade da Califórnia nos Estados Unidos, foi um pioneiro na ideia da restrição alimentar com vista ao aumento da esperança de vida.

O seu trabalho científico teve início em 1960 na Universidade da Califórnia. Ao observar camundongos (ratos), descobriu que restringindo a ingestão calórica em cerca de 40 por cento, conseguia quase dobrar as expectativas de vida dos ratos. Estudos semelhantes têm surgido, onde diferentes espécies conseguem aumentar a esperança média de vida de vida com este tipo de dieta. A dieta é constituída apenas pela quantidade de nutrientes suficientes, de modo a impedir a desnutrição, Roy Walford chegou ainda à conclusão que este tipo de dieta preserva a saúde física e a agilidade mental.

Claro que não se pretende, com este artigo, aconselhar a que passe da sua dieta normal para uma dieta de quase desnutrição. No entanto, este facto científico vem ainda reforçar a ideia de que comer bem não é o mesmo que comer muito. Alias, a ciência parece mesmo mostrar, que em termos de alimentação, menos é mais.

Dieta Baixa em Calorias, mas Rica em Vitaminas

Estudos científicos indicam que existem benefícios na dieta de restrição calórica. Esta consiste num consumo diário de calorias bem abaixo das quantidades recomendadas e ditas normais numa alimentação saudável.

Anti envelhecimento

Dieta Anti Envelhecimento

O risco de desnutrição devido à ingestão insuficiente de vitaminas e outros nutrientes neste tipo de dieta, é possível. Dai a importância do aumento da ingestão de alimentos que sejam  altamente vitamínicos, como fator de substituição.

Os benefícios são vários e incluem maior tempo de vida útil, menor risco de doença, especialmente de doenças relacionadas com o envelhecimento.

Benefícios

Uma dieta rica em vitaminas, mas fraca em calorias, diminui os níveis de colesterol, de insulina e glicose no organismo. Os índices de massa corporal descem, assim como descem os níveis de triglicérides e de pressão arterial, o que contribui para o menor endurecimento arterial e diminui consideravelmente o risco de contrair câncer, doenças cardíacas e diabetes, segundo o Dr Richard Weindruch da Universidade de Wisconsin dos Estados Unidos.

Certamente que é um estudo que merece uma leitura atenta.

Oferta da Semana 300x250

A Ter Em Conta

Ao adotar uma dieta restritiva calórica, e mesmo tomando precauções adicionais como a ingestão de alimentos com maior teor vitamínico, a perca de massa óssea e muscular significativa pode ocorrer, pelo que para além dos cuidados de nutrição, pode ser incluída a prática de alguma atividade física regular.

Os alimentos absolutamente essenciais numa dieta fraca em calorias e alta em vitaminas devem ser complementados com peixe, vegetais, frutos secos e sementes (girassol, abóbora ou linhaça).

Este tipo de dieta deve ainda ser complementada com alimentos ricos em antioxidantes como Mirtilos e limões, que são ricos em flavonoides, fito-estrógenos, Vitamina B, Carnitina e ácidos gordos, eficientes no combate aos Radicais Livres, responsáveis em certa medida pelo processo de envelhecimento.

Adaptação Da Dieta

O processo de alteração para uma dieta com restrições calóricas deve ser adotada por fases, para testar e diminuir os efeitos de restrição no organismo. É importante vigiar constantemente as suas necessidades calóricas durante este tipo de dieta. Isso porque para manter uma vida ativa normal são necessárias as quantidades mínimas calóricas suficientes para “alimentar” o organismo. Estas quantidades mínimas não devem faltar pois deficiências de longo prazo podem originar complicações de saúde associadas. Procure aconselhamento médico.

Dieta Natural Antienvelhecimento – Conclusão

De um modo geral, tudo o que sugira uma dieta menos rica em quantidade (calorias) e mais rica em qualidade (vitaminas), vai no sentido do estudo do Dr Roy Walford, de que a nutrição e estilo de vida podem influenciar no aumento da esperança média de vida, e a qualidade de saúde em idades mais avançadas.

Parece que a sabedoria popular estaria certa, relativamente a que comer bem e não muito) e ainda ser ativo fisicamente prolonga a vida.

Uma nutrição e exercício físico regular adequados, por isso não deve forçar demasiado para além dos seus limites perceptíveis. Qualquer sensação de mal estar, dores de cabeça ou excessivo cansaço físico associados a esta dieta devem ser objeto de acompanhamento médico.

Deve sentir e ouvir o seu corpo. Se se sente bem, isso é um bom indicador que o seu corpo está bem.

Este Artigo Informativo Não Substitui o Aconselhamento Médico. Consulte Sempre Ajuda Profissional de Saúde Nas Suas Decisões

Sobre o Autor

Tenho uma paixão enorme por temáticas relacionadas com Nutrição, Bem Estar e metodologias naturais. Sou autora de publicações online e Eng. Biomédica de formação. Certifique-se de consultar o seu médico nas suas decisões de saúde. Escreva os seus artigos aqui também, seguindo as instruções no fim do site.