Cravos Negros

Cravos ou pontos negros são borbulhas que por terem uma abertura maior do que o normal na superfície da pele permitem o contato direto com o oxigênio, o que lhes dá a característica cor negra. Os cravos pretos podem aparecer por todo o corpo, com maior incidência na zona do rosto, especialmente na testa e nariz, mas também no peito, braços e costas.
Uma pele muito oleosa, a poluição ambiental e a falta de higiene ou limpeza de pele são alguns dos fatores que contribuem para uma maior propensão de aparecimento de cravos negros.

Remédios Naturais Para Cravos Negros

  • O primeiro método natural para evitar os pontos negros deve começar na dieta. A pele é o maior órgão do corpo humano e para estar saudável necessita de uma dieta fraca em carboidratos refinados e gorduras, e rica em vegetais e frutos secos. Isto garante uma dieta altamente vitamínica e com os minerais essenciais. Deve evitar-se alimentos processados industrialmente.
  • A incidência de cravos negros na pele está diretamente relacionada com a capacidade dos poros de respirar. O exercício físico, nomeadamente a transpiração faz maravilhas na libertação das toxinas e aumento de elasticidade e saúde da pele, pelo qualquer tipo de exercício contribui para eliminar cravos negros.
  • Beber muita água. Beber água ajuda a eliminar as toxinas do corpo e a tornar a pele mais elástica e saudável.
  • Aplicar uma mistura de suco de limão e duas colheres de mel diretamente sobre os cravos na pele e deixar atuar por alguns minutos. Repetir durante uma semana antes de deitar.
  • Aplicar mel morno na zona onde estão os cravos, ou onde não quer que eles apareçam, por cerca de 15 minutos para fazer efeito. O mel morno abre, relaxa e ajuda a limpar os poros para eliminar os cravos negros existentes e prevenir o seu reaparecimento. Em combinação com o açúcar, o mel é um reconhecido esfoliante natural.
  • Nunca deve espremer cravos negros. Espremer cravos negros contribui para a disseminação das bactérias na superfície e no interior da pele. No entanto, se tiver mesmo de eliminar um cravo negro deve expor a face aos vapores de água quente com sal, ou topicamente usar um pano úmido, durante cerca de 15 minutos para amolecer a pele e favorecer a extração dos cravos negros.
  • Suco de limão e óleo de amendoim são ótimas soluções naturais para combater acne e cravos negros.
  • Pode sempre fazer uma limpeza facial misturando suco fresco de limão com um copo de leite fervido, e aplicá-lo localmente, quando morno, para limpeza de pele.
  • Fazer uma esfoliação com uma mistura de sal, limão e mel e iogurte. Esfregue o rosto por 5-10 minutos para atuar, e lave depois o rosto e seque.
  • Bater a clara de ovo e aplicar sobre o rosto, lavar o rosto com água e secar, esfregando o rosto levemente com uma toalha.

As técnicas de esfoliação e aplicações tópicas aqui referidas podem causar a secura da pele. Para evitar isso, pode passar azeite extra virgem com pouca acidez como um hidratante natural da pele.

Remédios Naturais
RemédiosNaturais.info é uma publicação online de autores profissionais de saúde, nutricionistas e técnicos especialistas de diversas áreas de saúde.

Este Artigo Informativo Não Substitui o Aconselhamento Médico. Consulte Sempre Ajuda Profissional de Saúde Nas Suas Decisões