Como fazer “doutorzinho” em casa

O doutorzinho é um famoso gel de massagem da época de nossos avós, que é utilizado para alivio de dores musculares e cansaço. É feito com produtos naturais que possuem funções terapêuticas para aliviar dores.

Para que Serve

O doutorzinho serve para alívio do cansaço muscular proveniente de exercícios físicos, alivio de dores reumáticas causadas por distensão muscular, pancadas, entorses, torcicolo, mialgia, nevralgia, contusões, dores nas costas, também alivio da artrite, artrose, tendinite, bursite e outros.

Alguns destes têm em sua composição ingredientes que combate a celulite, estrias e flacidez. Algumas fórmulas tem ação anti-inflamatória e ativa à circulação e proporciona relaxamento e frescor. Um dos componentes naturais mais utilizados no doutorzinho é a arnica e a canfora.

Alguns Componentes

A cânfora serve para refrescar, é antisséptica e ativa a circulação do sangue através da pele. A arnica é anti-inflamatória, e relaxante muscular, o óleo de bétula é analgésico, o mentol refresca.

O doutorzinho pode ser encontrado em farmácias, casa de produtos naturais, lojas virtuais e também pode ser preparado em sua casa. Abaixo nós iremos lhe ensinar como fazer.
Você vai precisar dos seguintes materiais:
Um recipiente de vidro ou plástico de porte médio para mistura dos produtos;
Uma espátula ou algo para misturar os produtos;
Copo com medidas para verificar a quantidade dos produtos;

Composição para o GEL

  • 550g de gel cosmético neutro
  • 14 ml de óleo de bétula
  • 2g de canfora
  • 2g de mentol
  • 5 ml de álcool etílico hidratado feito de cereais

Você pode acrescentar nessa formula como opção a arnica, sebo de carneiro, copaíba etc.
Modo de Preparar:
No recipiente misture o álcool, a cânfora e o mentol, após uma cor uniforme acrescente todo o gel cosmético, misture. Em seguida adicione o óleo de bétula e misture novamente, Neste momento você pode adicionar o extrato de arnica ou sebo de carneiro ou óleo de copaíba, se for de sua preferencia, estes são opcionais.
Após ter misturado tudo, guarde – o em um pote de plástico ou de vidro, ele terá validade de 24 meses.

Composição para o OLÉO

  • 500 ml de Óleo Mineral
  • 25 g de vaselina sólida
  • 10 g Cânfora em pó
  • 10 g Mentol em cristal 1 colher
  • 3 ml de essência de sua preferencia

Modo de Preparar:
Em banho-maria você vai derreter a vaselina e o óleo mineral, após este processo retire do fogo e acrescente ainda quente a canfora, o mentol e a essência de sua preferencia. Misture bem até se tornar homogêneo.
Estando no ponto certo, espere esfriar e guarde em uma vasilha de plástico ou vidro e já esta pronto para uso. Validade 24 meses.

Formas de Utilizar e Contra Indicação

O uso do doutorzinho é de forma externa apenas, não devendo ser utilizado em ferimentos. Você deve aplicar sobre a pele o óleo ou do gel no local atingido ou que está dolorido, massageando até que seja absorvido pela pele.

banner300x250_fm_mapa_foto_mai14

Esta formula só existe contra indicação para quem tem alergia e sensibilidade aos componentes presentes nela.

Este Artigo Informativo Não Substitui o Aconselhamento Médico. Consulte Sempre Ajuda Profissional de Saúde Nas Suas Decisões