Caspa

A caspa caracteriza-se pela escamação no couro cabeludo de resíduos de cor branca. Esta patologia não é uma condição de saúde grave, mas é inestética e pode causar coceira irritação de pele e prurido.

Principais Causas da Caspa

A caspa pode ter parte de sua origem num sistema imunológico enfraquecido. Falta de higiene, tensão emocional, demasiado estresse ou algum tipo de comprometimento da saúde, como sejam condições de prisão de ventre, doenças infecciosas ou doenças crônicas.

Por vezes a errada utilização de produtos para o cabelo, como seja o enxaguar ineficiente do couro cabeludo, pode não permitir a liberação de todos os resíduos do cabelo, contribuindo para aumentar os sintomas de caspa.

Dicas Para Eliminar a Caspa Naturalmente

Dicas Para Eliminar a Caspa Naturalmente

Existem numerosos produtos para o cabelo no mercado para o tratamento da caspa. Não se deve utilizar produtos para combater a seborréia no tratamento de caspa. Os produtos de cabelo para seborréia são demasiado fortes no couro cabeludo, podendo irritar ou causar prurido.
A seborréia é caracterizada por formar crostas de resíduos de cor amarelo. Se tem resíduos de cor branco na sua cabeça, apenas sofre de caspa.

Tratamento Natural Caspa

  • Higiene

A primeira preocupação no tratamento dos sintomas de caspa deve ser a manutenção de um cabelo e couro cabeludo limpos de modo a minimizar o acumulo de células mortas. Os cabelos devem ser escovados diariamente para melhorar a circulação sanguínea no couro cabeludo e reduzir qualquer formação de escamação.

  • Massagear o couro cabeludo

Massagear o cabelo e principalmente o couro cabeludo minuciosamente e diariamente pode acabar com a caspa. Deve utilizar os dedos ao massagear para promover a boa circulação sanguínea e favorecer a respiração celular do couro cabeludo, contribuindo para libertação dos resíduos e caspa.

  • Sumo de Limão

Adicionar uma colher de chá de sumo de limão fresco ao cabelo no banho antes de enxaguar o cabelo deixa o cabelo mais brilhante e ajuda no tratamento da caspa.

  • Vinagre de Maça

Diluir vinagre de maça com 1/4 de quantidade de água e aplicar no couro cabeludo por um período de cerca de 10m. Enxaguar com água no final.

  • Dieta Vegetariana

A dieta vegetariana pode desempenhar um papel importante no tratamento da caspa. Um regime intensivo de frutas, legumes e sementes aumentam o nível de fibras, magnésio, minerais e vitaminas o que pode diminuir ou eliminar os sintomas de caspa. Use a sua imaginação mas todos os produtos de origem vegetal são benéficos: maçã, pera, brocolis, uvas, laranja, cenoura, ananás, pêssego, limão, avelâ, banana, nozes, frutos secos, gengibre, etc…

  • Restringir o Consumo de Gorduras

O consumo de carne em excesso pode ser uma das causas de caspa.

  • Restringir o consumo de Açúcar e Produtos Processados

O consumo de produtos processados como o açúcar, refeições rápidas, refrigerantes, guloseimas e farinha branca devem ser eliminados para o sucesso no tratamento de sintomas de caspa. Este tipo de produtos têm níveis muito altos de sódio (sal) e açúcar.

  • Exposição Moderada à Luz do Sol

A exposição moderada do corpo à luz solar, é uma medida eficaz no tratamento. O sol aumenta os níveis de vitamina D no organismo.

  • Exercício Físico

Manter o corpo saudável através de algum tipo de exercício físico promove a limpeza dos poros da pele, e facilita a expulsão de toxinas do organismo e aumenta a circulação sanguínea. O exercício físico diminui automaticamente os sintomas de irritação e vermelhidão das zonas afetadas pela caspa.

  • Beber Água

Beber no mínimo 1,5 litros de água por dia. É importante para a eficiente hidratação da pele.

Alimentos contra a caspa

Remédios Naturais
RemédiosNaturais.info é uma publicação online de autores profissionais de saúde, nutricionistas e técnicos especialistas de diversas áreas de saúde.

Este Artigo Informativo Não Substitui o Aconselhamento Médico. Consulte Sempre Ajuda Profissional de Saúde Nas Suas Decisões