Candidíase Vaginal – Cuidados de Higiene (Parte 4/4)

A higiene é muito importante para um tratamento eficaz de candidíase. Toda a área genital deve estar sempre bem limpa e seca. A higiene vai dificultar bastante a ação do fungo cândida, que prospera em ambientes úmidos e quentes e acelerar o tratamento.

Quanto a produtos de higiene, você deve evitar todos os produtos que são perfumados. Os produtos com aromas são obtidos por processos químicos, que podem irritar ainda mais a área afetada. Não utilize produtos com pó de talco. O amido presente no pó é perfeito para o cultivo de culturas de fungos.

Na hora de dormir você deve preferencialmente dormir com roupa interior larga, ou mesmo sem roupa interior. A respiração natural da pele será facilitada e ficará mais seca o que dificulta o desenvolvimento do fungo cândida. Além do tamanho, certo tipo de vestuário com plástico, poliéster e couro impedem a normal circulação do ar. Prefira roupa interior 100% algodão.

Tratamento Na Hora do Banho

Tome um banho de imersão com água suficiente apenas para cobrir as pernas e adicionar na água apenas uma destas opções de cada vez:

1. Acrescentar meia xícara de sal à água do banho. (ou)
2. Adicionar meio copo de vinagre, de preferência de maçã (Sidra) e sem corantes ou conservantes (preferencialmente orgânico). Isto irá ajudar a reequilibrar o pH vaginal, que fica mais alcalino ajudando a eliminar o fungo da candidíase vaginal.

Sente-se no banho e mantenha as pernas abertas até que a água esfrie. Após o tratamento tomar um banho normal de chuveiro.

Você Já Eliminou sua Candidíase Vaginal?

Estas são algumas opções que pode utilizar no tratamento de sintomas de candidíase vaginal. Você deve evitar a prática de atividade sexual vaginal durante o período de tratamento, para acelerar o processo de cura.

Todas as mulheres são diferentes, por isso diferentes tratamentos podem resultar melhor para mulheres diferentes. Deve adotar uma abordagem multifacetada, envolvendo mudanças de dieta, evitando o stress e manter os tratamentos propostos nesta série de artigos para tratamento de candidíase por pelo menos 3 semanas para obter resultados.

Já se livrou da sua infecção de Candidíase Vaginal? Partilhe o tipo de tratamento que melhor resultou para si.

banner300x250_fm_mapa_foto_mai14
Joana Sousa
Tenho uma paixão enorme por temáticas relacionadas com Nutrição, Bem Estar e metodologias naturais. Sou autora de publicações online e Eng. Biomédica de formação. Certifique-se de consultar o seu médico nas suas decisões de saúde.

Este Artigo Informativo Não Substitui o Aconselhamento Médico. Consulte Sempre Ajuda Profissional de Saúde Nas Suas Decisões