Anti-Ansiedade

A ansiedade tem vários fatores potenciadores como o stress, cansaço, a desregulações do sistema nervoso, certo tipo de medicação, nutrição, estilo de vida, etc.
Existem remédios naturais eficazes no combate dos sintomas classicos de ansiedade e sem muitos dos efeitos secundários conhecidos dos fármacos mais conhecidos.

De entre os alimentos que podem diminuir a severidade, periodo e incidência de casos de ansiedade destacam-se aqueles que sejam ricos em ácido pantotênico, cálcio, vitaminas do complexo B. Estas vitaminas e minerais podem também ser obtidas através de suplementos alimentares.

Remédios Naturais para Ansiedade e Ataques de Pânico

  • Hortelã. A hortelã é um calmante natural com propriedades reconhecidas contra sintomas da ansiedade. Funciona como um descongestionante das vias respiratórias e um digestivo natural. Experimente comer umas folhas de hortelâ ou chá de hortelã ou camomila em alturas de maior ansiedade para sentir alivio imediato. A hortelã é muito eficaz contra catarro,  brônquios, e como facilitador de remoção a expectoração.
  • Maracujá. Maracujá é um remédio anti ansiedade comprovado por estudos efectuados onde se comparou a eficácia do maracujá com mexazolam, um medicamento com caracteristicas anti ansiedade semlhantes. O resultado do estudo não mostrou diferenças na eficácia do tratamento entre o mexazolan e o maracujá, mas o maracujá tem a vantagem de provocar menos sonolencia do que o farmaco de comparação.
  • Magnésio. O magnésio é um nutriente essencial no combate da ansiedade. Alimentos como bananas e sememtes são ricos em magnésio. Estudos demonstram que pessoas deficitárias em magnésio têm maior propensão de aumento dos níveis de estress, assim como outras condições associadas como seja a depressão.
  • Exercicio físico. Artes marciais, natação, escalada, massagem terapêutica, natação. shiatsu, ou simples corrida são optimas maneiras de combater os sintomas de ansiedade. A actividade fisíca contribui para o alivio do estress, para diminuir a tensão muscular e psicológica, assim como contribuir para noites de sono mais recuperadoras.
  • Exercicios de equilibrio mente e corpo. A meditação, Yoga, tai chi, auto-hipnose, respiração profunda e outros exercícios e práticas similares são perfeitos para quebrar a rotina, contribuir para um equilibrio entre o corpo e a mente, e ajudar a reduzir a ansiedade.
  • Valeriana. O remédio herbal Valeriana officinalis tem indicaçoes terapeuticas para a insônia, mas tem sido usada com exito em pacientes com ansiedade. Estão disponiveis no mercado Chás de valeriana, extratos líquidos ou cápsulas. Atenção que o uso continuado pode ter efeitos secundários que incluem leve indigestão, palpitações e dores de cabeça.
  • Ácido gama-aminobutírico. O Ácido gama-aminobutírico é um aminoácido conhecido por um papel na fisiologia da ansiedade.
  • Aromaterapia. Estudos demonstram a capacidade que as cores, e cheiros podem ter para contribuir para o nosso bem estar. Vários óleos essenciais são utilizados para combater a ansiedade como a Lavanda, cipreste, jasmim, bergamota, Camomila, melissa, gerânio, ylang-ylang, rosa, sândalo e melissa. Pode ainda disfrutar dos prazeres da aromaterapia no banho, ou queimar os óleos essenciais enquanto descansa.

Referências

The Anxiety Book – Jonathan Davidson

Sobre o Autor

Remédios Naturais

RemédiosNaturais.info é uma publicação online de autores profissionais de saúde, nutricionistas e técnicos especialistas de diversas áreas de saúde.