Como Reduzir os Níveis de Ureia e Prevenir Falha Renal

As medidas de prevenção para falha renal podem reduzir a propensão de contrair patologias do foro renal. Quanto mais cedo elas forem adotadas, menor o risco associado provável. A atividade preventiva por si só pode não ser suficiente e deve sempre consultar o seu médico, quer no seguimento de um checkup geral, ou se sentir algum tipo de desconforto.

Como regra geral, em termos de tratamento preventivo, mantenha um estilo de vida saudável, uma dieta variada, evite bebidas alcoólicas ou outras atividades e vícios pouco saudáveis.

O que se passa então com os nossos rins e o que a ureia tem a ver com isso?

A manipulação de ureia nos rins é uma parte vital do metabolismo e serve como um transportador de resíduos de nitrogênio. Em casos de insuficiência renal o que acontece é que a ureia e outros resíduos, que são normalmente excretados pela urina, ficam retidos no sangue e se acumulam.

Sintomas

  • Fadiga, dor óssea, náuseas, frio, vômitos, prurido, convulsões ou falta de ar

Os sintomas iniciais mais comuns são anorexia e letargia. Se a situação se mantiver sem tratamento a mio, longo prazo e pode originar uma diminuição da acuidade mental, coma ou mesmo morte.

Como Funciona o Ciclo de Ureia

O ciclo da ureia é um processo químico no corpo que permite que o fígado remova o nitrogênio do sangue e o transforme em ureia. O nitrogênio surge do resultado da síntese das proteínas que ingerimos. Se o ciclo de ureia não estiver funcionando corretamente, o processo de transformação de nitrogênio em ureia não irá acontecer. Em vez disso, o nitrogênio se transforma em amoníaco, que não pode ser excretado na urina e se acumula no organismo. Altos níveis de amônia causam danos a quase todos os órgãos, incluindo o cérebro, podendo causar atrasos no desenvolvimento, retardo mental e danos cerebrais irreversíveis.

Como Baixar os Níveis de Ureia Naturalmente

  • Controlar a Ingestão de Proteínas
  • Quando os rins não podem fazer seu trabalho corretamente, a proteína extra vai aumentar a carga sobre os rins. Restrinja a quantidade de ingestão de proteína para cerca 0.7g por cada kg do seu peso por dia. Alimentos muito ricos em proteínas incluem: carne vermelha, frutos do mar, ovos, leite, queijo ou outros produtos lácteos. Deve evitar exagerar no seu consumo.

  • Diuréticos
  • As Plantas Diuréticas ureicas facilitam especialmente a eliminação de ureia que é, juntamente com o ácido úrico, um dos resíduos tóxicos do metabolismo das proteínas. As plantas diuréticas se usam sobretudo quando existe um certo grau de insuficiência renal, que se traduz, numa incapacidade do rim para eliminar na urina, os resíduos tóxicos do metabolismo.
    Ex: Alquequenje, Barosma, Borragem, Cana, Granza, Milho, Quaresmas, Sabugueiro, Salsaparrilha-bastarda, Vara-de-ouro.
    O Pepino e abóbora são outros vegetais que podem estimular o rim a produzir mais urina, ajudando na eliminação de toxinas. Também pode consumir esses alimentos em forma de suco se preferir.

  • Aumentar o Consumo de Calorias
  • O aumento do consumo de calorias interfere e pode reduzir o consumo de proteína no corpo. Consuma pelo menos 25Kca de calorias por cada Kg do seu peso diariamente.

  • Aumentar a Taxa de Filtração Renal
  • Existem tratamentos de filtração eficazes na medicina Chinesa, ou pode também utilizar osmoterapia, imunoterapia ou outras terapias associadas. Consulte sempre um profissional de saúde para obter informação adequada ao seu caso e tratamento.

    banner300x250_fm_mapa_foto_mai14
  • Ayurveda
  • A Ayurveda é um sistema de saúde praticados na Índia desde 5000 AC. Estas ervas são excelentes para diminuir a insuficiência renal, diminuir o inchaço, reduzir o volume de líquido acumulado, aumentando assim as chances de renascimento dos rins.
    Ervas como Punarnava, Varuna, Tribulus, Shigru ou Apamarg são descritos em textos antigos de Ayurveda para casos de falha renal.

  • Reduzir o Consumo de Sal
  • Dietas com pouco sal podem ajudar a reduzir o fardo sobre os seus rins.

    Benefícios do Feijão

    Feijão. Será bom para os rins? Imagem de Sanjay Acharya / CC

  • Alimentos que Ajudam o Trabalho dos Rins
  • Mirtilos, morangos e alimentos ricos em vitamina C têm um efeito aumentador da taxa de filtração renal. São capazes de eliminar creatinina e ureia em excesso do seu organismo.
    E quanto ao feijão que muitos dizem fazer bem aos rins porque têm a forma de um rim?
    Para rins saudáveis​​, o feijão é um excelente complemento para uma dieta equilibrada, contribuindo também para a saúde geral dos rins.
    No entanto, como em tudo, o consumo deve ser moderado, especialmente nas pessoas que já têm algum tipo de patologia renal. O consumo do feijão deve ser cuidadosamente monitorizados pois é rico em fósforo, potássio, proteína e magnésio, nutrientes que podem criar uma sobrecarga extra aos rins.

Consulte sempre o seu médico nas suas decisões.

Referencias

http://rarediseasesnetwork.epi.usf.edu/ucdc/learnmore/
http://www.urmc.rochester.edu/encyclopedia/content.aspx?ContentTypeID=167&ContentID=ammonia

Remédios Naturais
RemédiosNaturais.info é uma publicação online de autores profissionais de saúde, nutricionistas e técnicos especialistas de diversas áreas de saúde.

Este Artigo Informativo Não Substitui o Aconselhamento Médico. Consulte Sempre Ajuda Profissional de Saúde Nas Suas Decisões