Tratamento Natural Alargamento da Próstata

A próstata é uma glândula do tamanho de uma noz, que fica logo abaixo da bexiga nos homens e é uma parte integrante do sistema reprodutor masculino. A próstata passa por dois principais períodos de crescimento: o primeiro período de crescimento ocorre no início da puberdade, quando a próstata dobra de tamanho. Antes dos 30 anos de idade, a próstata começa a crescer novamente.

A maioria dos homens com mais de 45 anos experiência alguma quantidade de aumento da próstata, mas pode viver livre dos sintomas. Este alargamento da próstata é geralmente inofensivas, mas que muitas vezes provoca problemas para urinar mais tarde na vida.

Com a idade de 60, acredita-se que mais de 80% de todos os homens experimentar algum tipo de problema com urinar devido ao alargamento da próstata.

À medida que a próstata se torna maior, a camada de tecido que a rodeia fica sem espaço, fazendo que a próstata pressione e coloque pressão sobre a uretra, dificultado o urinar.

Um aumento da próstata é muitas vezes chamado de hiperplasia prostática benigna (BPH) ou a hipertrofia prostática benigna. Não é câncer, é benigno, e não aumenta o risco de câncer de próstata.

Sintomas de Próstata Aumentada

  • Fluxo urinário fraco ou lento
  • Sensação de enchimento atrás do escroto e em frente do recto
  • Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga
  • Dificuldade em iniciar a micção
  • Micção frequente (principalmente durante a noite)
  • Dor lombar e/ou na coxa
  • Urgência para urinar
  • Ardor ao urinar e secreção do pênis
  • Ter de fazer força para urinar
  • Retornando ao urinar novamente minutos depois de terminar

Fatores que Levam a Alargamento da Próstata

A causa do alargamento de próstata não é ainda bem compreendida. Nenhuma existe ainda informação definitiva sobre os fatores de risco. Durante séculos, tem sido conhecido que o alargamento de próstata ocorre principalmente em homens mais velhos. Por esta razão, alguns pesquisadores acreditam que fatores relacionados com o envelhecimento pode estar na origem.

Ao longo de suas vidas, os homens produzem testosterona, um hormônio masculino importante, e estrogênio (um hormônio feminino) em pequenas quantidades. o processo de envelhecimento, os níveis de testosterona no sangue diminuem, deixando uma maior proporção de estrogênio. Estudos realizados em animais sugeriram que o alargamento de próstata pode estar associado a uma maior quantidade de estrogênio no interior da glândula aumenta a atividade de substâncias que promovem o crescimento celular.

Outra teoria concentra-se em di-hidrotestosterona (DHT), uma substância derivada da testosterona na próstata, o que pode ajudar a controlar o seu crescimento. A maioria dos animais perdem a capacidade de produzir DHT à medida que envelhecem. No entanto, algumas pesquisas têm indicado que, mesmo com uma queda no nível de testosterona no sangue, homens mais velhos continuam a produzir e acumular altos níveis de DHT na próstata. Esta acumulação de DHT pode estimular o crescimento de células. Os cientistas também observaram que os homens que não produzem DHT não desenvolvem alargamento de próstata.

Alguns pesquisadores sugerem que o alargamento de próstata pode-se desenvolver como resultado de “instruções” dadas às células no início da vida. De acordo com esta teoria, o alargamento de próstata ocorre porque as células em uma seção da glândula segue estas instruções e “desperta” mais tarde na vida. Este “despertar” envia sinais para outras células da glândula, instruindo-os a crescer ou tornando-os mais sensíveis a hormônios que influenciam o crescimento.

Tratamento natural para Aumento da Próstata

  • Saw Palmetto
  • Saw Palmetto é um dos suplementos mais populares plantas medicinais tomadas para o alargamento de próstata. O extrato vem de bagas maduras do arbusto Saw Palmetto. Saw Palmetto é um arbusto que cresce na Geórgia e Flórida ao longo do oceano. Saw Palmetto não provoca efeitos colaterais na dose recomendada.

    Segundo estudos que ainda necessitam de confirmação cientifica, os extratos de Saw Palmetto pensa-se impedir a testosterona de quebrar o crescimento de tecido da próstata, semelhante aos efeitos que as medicações dos inibidores 5-alfa têm.

    “Saw Palmetto é geralmente a primeira linha de terapia contra BPH – pelo menos pelos pacientes ou seus cônjuges”, ironiza Franklin Lowe, associado do Departamento de Urologia do Hospital São Lucas Roosevelt / e presidente do comité Americano da Associação de Medicina Complementar e Alternativa de Urologia.

    Esta erva alivia cerca de um em cada três pacientes, bloqueando a produção de uma hormona que provoca o crescimento da próstata. “Ninguém sabe exatamente como é que Saw Palmetto funciona, porque os estudos estão em conflito sobre o mecanismo de suspeita”, diz o urologista Eric K. Seaman, MD, FACS. “O que está claro é que ele ajuda um monte de gente, e não há nenhuma evidência documentada de quaisquer efeitos secundários. Conheço um urologista que estava acordando pelo menos três vezes por noite por causa da HBP, e desde que assumiu o Saw Palmetto, ele está-se apenas uma vez por noite. Assim, mesmo que a maioria dos pacientes não recebem um benefício, não perdem nada ou outra do que alguns dólares “.

  • Beta-sitosterol
  • Este composto é extraído de pólen de erva de centeio. Há algumas evidências, que embora não obtenham ainda um consenso cientifico geral, afirmam que proporciona alívio de sintomas urinários e um ligeiro aumento de fluxo urinário.

    • Casca da Árvore de Ameixa Africana(Pygeum)

    Este extracto proveniente da casca da árvore de ameixa Africana é referido em 18 estudos que o extrato Pygeum alivia os sintomas da alargamento de próstata duas vezes mais que o placebo, mas também o aumento do fluxo urinário em quase 25%.

    Esta árvore está na lista das espécies ameaçadas.

  • Damiana
  • Pode incorporar a erva damiana na sua dieta. Damiana tem uma longa história de ajudar equilibrar os hormônios do corpo.

    Produto Natural Para Próstata

  • Hortênsia
  • Hortênsia é uma outra erva que suporta o sistema urinário, onde é saber para promover a saúde geral da próstata e ajudar a reduzir a inflamação e inchaço.

  • Zinco é essencial para uma próstata saudável
  • O zinco é considerado um dos oligoelementos essenciais, e acredita-se que desempenham um papel fundamental no crescimento e diferenciação celular, na regulação da morte celular normal, assim como na de construção da resposta imune. Os cientistas nos dizem que existem mais papéis biológicos de zinco do que para todos os outros oligoelementos juntos.

    Veja quais os alimentos ricos em zinco que pode consumir para diminuir a sua próstata na segunda parte.

Remédios Naturais
RemédiosNaturais.info é uma publicação online de autores profissionais de saúde, nutricionistas e técnicos especialistas de diversas áreas de saúde.

Este Artigo Informativo Não Substitui o Aconselhamento Médico. Consulte Sempre Ajuda Profissional de Saúde Nas Suas Decisões