Que Alimentos Devem ser Consumidos Crus ou Cozinhados

Saber o que é melhor em termos de alimentos crus ou cozinhados é uma discussão antiga e a ciência parece mostrar que ambos são benéficos para a sua saúde, mas depende muito do alimento.

De um modo geral, os alimentos crus preservam maior qualidade e quantidade de nutrientes, pelo que se afirma que um alimento cru tem maiores probabilidades de ser mais benéfico para a saúde por manter melhor os seus micro e macro nutrientes na sua forma menos alterada.

História do Desenvolvimento do Cérebro Humano

Para os puristas da nova moda de “Raw Food” que defendem o consumo exclusivo de alimentos crus, carne e peixe incluídos, gostaria de dizer o seguinte.
Não podemos ignorar o facto de que os humanos já se habituaram a uma dieta composta por alimentos cozinhados. O nosso sistema digestivo está habituado, talvez há cerca de meio milhão de anos, à ingestão de alimentos cozinhado. Cozinhar os alimentos facilita a digestão e permite que o corpo gaste menos energia digerindo os alimentos, fazendo com que você tenha mais energia para outras coisas. Esta será uma das teorias do desenvolvimento do cérebro humano que não tem concorrente igual no planeta Terra. Os alimentos cozinhados permitiram que os humanos tivessem um sistema digestivo mais pequeno, o que permitiu um cérebro maior.

Que Alimentos Trazem Mais Benefícios Quando Cozinhados ou Crus

  • Espinafre
  • O espinafre deve ser consumido cru (e bem lavado). O espinafre é uma boa fonte de ácido fólico devido ao Polyglutamyl folato (vitamina B9 ou ácido fólico) que é um componente vital nas células do nosso corpo. Estudos apontam para o facto de que cozinhar o espinafre, este perca cerca de metade dos níveis normais do precioso folato.

  • Amêndoas
  • As amêndoas são alimentos muito ricos em minerais e vitaminas essenciais e lípidos. Se você consome muitas amêndoas o melhor é cozinhá-las. O ácido fítico presente nas amêndoas pode impedir a absorção de minerais como cálcio, ferro e zinco. Cozinhar ou por amêndoas de molho por 24horas diminui significativamente os níveis de ácido fítico.

  • Gengibre
  • O gengibre pode não ser o alimento mais atrativo ao gosto quando ingerido cru e sem acompanhamento, mas pode ser disfarçado quando picado, por exemplo, em salada. Isto origina uma agradável degustação e permite manter a totalidade da sua qualidade nutricional que é menos eficiente quando cozinhado.

Alguns alimentos cozinhados também permitiram que certos alimentos, como por exemplo no caso da semente do cacau, que não é comestível na sua forma crua, mas pode ser consumido após cozinhado. Este e outros alimentos aumentam a diversidade de nutrientes na nossa dieta.

Existem vantagens para ambos os lados (alimentos crus ou cozinhados) por isso a regra do equilíbrio é boa conselheira. O melhor é aproveitar o melhor de dois mundos e experimentar novos sabores e maneiras de combinar os alimentos de forma saborosa e com alto valor nutricional.

A nível nutricional, se você necessita aumentar o consumo de fibras, então deve aumentar o consumo de alimentos crus.

banner300x250_fm_mapa_foto_mai14
Remédios Naturais
RemédiosNaturais.info é uma publicação online de autores profissionais de saúde, nutricionistas e técnicos especialistas de diversas áreas de saúde.

Este Artigo Informativo Não Substitui o Aconselhamento Médico. Consulte Sempre Ajuda Profissional de Saúde Nas Suas Decisões