Porque não se deve confiar somente em fontes vegetais de Ômega-3

Os ácidos graxos ômega-3 têm a particularidade de combater a inflamação em todo o corpo humano. Algumas super fontes de ômega-3 são sementes de linhaça, sementes de chia ou salmão.

A semente de linhaça é uma excelente fonte de gordura ômega-3, que constitui cerca de 50% do óleo de linhaça. No entanto, praticamente toda a gordura de omega-3 está na sua forma mais simples chamado de ALA (ácido alfa-linolénico). Por sua vez, a semente de Chia é igualmente rica em Omega-3 da mesma forma básica (ALA).

Tanto a linhaça como a chia têm, em relação ao seu peso, mais ômega-3 que o salmão. Mas o que acontece é que o corpo humano consegue converter õmega-3 de fontes animais e tem mais dificuldade em fazê-lo para fontes vegetais. Resultado é que você pode absorver mais omega-3 com menos quantidade de salmão do que com muito maior quantidade comparativa de fontes vegetais como chia ou linhaça.

Sementes de Chia

Sementes de Chia

A ineficiência do ALA para humanos

O ômega-3 em estado ALA (ácido alfa) não é tão benéfico quanto você pode pensar. Para ser utilizado pelo corpo humano o ALA precisa ser convertido em formas ativas de EPA e DHA. Devido à dificuldade dos seres humanos são eficientemente converter ALA em formas ativas, as formas vegetais de ômega-3 são muito inferiores a fontes animais.

Mas então devo evitar fontes vegetais de ômega-3?

A chia e a linhaça são uma fonte de ômega-3 (embora pouca consiga ser absorvida), mas são muito boas fontes de fibras, vitaminas e minerais. Em relação ao seu peso, continuam a ser super alimentos.

Para poder obter o precioso DHA que o seu corpo e cérebro tanto precisam, as fontes vegetais podem ser utilizadas, mas não devem ser a únicas fontes e consumir peixes gordurosos como o salmão regularmente é a melhor opção eficaz de aumentar os seus níveis de ômega-3 no organismo.

Remédios Naturais
RemédiosNaturais.info é uma publicação online de autores profissionais de saúde, nutricionistas e técnicos especialistas de diversas áreas de saúde.

banner300x250_fm_mapa_foto_mai14

Este Artigo Informativo Não Substitui o Aconselhamento Médico. Consulte Sempre Ajuda Profissional de Saúde Nas Suas Decisões