Couve: superalimento que chama à atenção

Couve: O que essa verdura tem de tão especial?

O que essa verdura tem de tão especial?

Que a couve é uma verdura repleta de benefícios à saúde muitos já sabem, mas quanto mais a ciência estuda o poder desse alimento, mais descobertas surpreendentes surgem.

Essa verdura possui poder anti-inflamatório, é cicatrizante e ajuda a repor o tão importante mineral cálcio no organismo.

A couve possui substâncias conhecidas como glicosinolatos, fitoquímicos naturais que agem desintoxicando o organismo até mesmo de substâncias cancerígenas. O consumo frequente desse alimento aumenta o poder de defesa do sistema imunológico.

Mas não é só isso, há outras inúmeras propriedades que merecem ser ressaltadas:

A verdura é rica em vitamina C e, embora muitos relacionem essa vitamina com o fortalecimento do sistema imunológico, não é só isso que ela faz. A vitamina C age como importante antioxidante, previne a formação de radicais livres no organismo que atuam envelhecendo e destruindo células. Outra ação importante dessa vitamina é sua capacidade de acelerar o metabolismo tornando-o mais apto para a queima de gorduras, o que consequentemente torna a couve um alimento importante, inclusive, para aqueles que desejam emagrecer.

A verdura é rica em fibras, é importante para o bom funcionamento intestinal e previne males como a prisão de ventre.

Por possuir iodo, atua em prol do bom funcionamento cerebral e das glândulas endócrinas responsáveis até mesmo pelo controle do peso corporal. Acredita-se que o consumo frequente desse alimento é capaz de prevenir doenças como o mal de Alzheimer.

Também possui vitamina E, que também age como antioxidante e ajuda na conquista de uma pele e cabelos mais bonitos e saudáveis.

A verdura é rica em importantes minerais como o magnésio e o potássio, vale ressaltar que o potássio atua em prol da prevenção de doenças cardiovasculares.

É um alimento de fácil digestão e atua a favor da saúde do aparelho gastrointestinal. O consumo regular da couve previne problemas como úlcera péptica (localizada no duodeno); previne o surgimento de úlceras estomacais e até mesmo o câncer colorretal.

É uma verdura rica em ferro e por possuir vitamina C em sua fórmula atua na completa absorção desse mineral tão importante para a saúde. O consumo da couve é de extrema importância na dieta de gestantes e crianças.Sem falar que é uma verdura saborosa que pode ser consumida de diversas maneiras, é ingrediente indispensável no momento de servir a tão tradicional feijoada; é o principal ingrediente do famoso caldo verde, mas também pode ser consumida em forma de salada, no preparo de sopas, de sucos etc.

Por falar em suco, que tal um tradicional suco de couve?

Você vai precisar de duas folhas devidamente higienizadas de couve, suco de 1 limão e 200 ml de água filtrada. Basta bater todos os ingredientes no liquidificador por aproximadamente 3 minutos em potência alta e está pronto o suco. O ideal é tomá-lo sem coar e sem açúcar, se for servido para as crianças pode ser acrescentada uma colher de sobremesa de mel de abelhas. Deve ser tomado logo após o preparo, para que as propriedades não se percam.

Agora que você conhece mais sobre as propriedades da couve, que tal consumir com mais frequência esta verdura na dieta?

Daiana Barasa
Daiana Barasa Jornalista – Grupo Sare

Este Artigo Informativo Não Substitui o Aconselhamento Médico. Consulte Sempre Ajuda Profissional de Saúde Nas Suas Decisões