Benefícios de Saúde do Feijão

Apesar de seu tamanho pequeno, o feijão tem uma variedade surpreendentemente rica e variada de nutrientes vitais para a saúde.

Benefícios do Feijão

Imagem de Wilfredo R. Rodriguez H. / CC Benefícios do Feijão

O feijão tem cerca de 3 vezes mais proteína que o grão. No entanto, é considerado uma proteína “incompleta” por não conter todos os aminoácidos essenciais que necessitamos em nossa dieta como é o caso da proteína “completa” dos alimentos de origem animal ( carne, peixe, ovos ou produtos lácteos).
Embora seja importante obter todos os aminoácidos essenciais, a proteína animal deve ser consumida com moderação devido ao uso indiscriminado de antibióticos e outros produtos químicos na criação de animais. E nesse caso, o feijão pode servir como o suplemento proteico perfeito.

Principais Benefícios do Feijão

  • Ricos em Fibra
  • A dieta da população mundial é geralmente deficitária em fibra. Meia xícara de feijão cozido (ou cerca de meia lata) fornece cerca de 6 gramas de fibra, o que é 1/4 da dose diária recomendada. A carne por sua vez não contém fibra de todo.
    Essa diferença no teor de fibra significa que a carne é digerida rapidamente, mas os alimentos ricos em fibra como o feijão são digeridos lentamente. Por isso, o feijão mantém a satisfação alimentícia por mais tempo e além disso tem um baixo teor de açúcar que evita que a insulina na corrente sanguínea dispare, o que causaria mais fome.

  • Anticâncer
  • Todos os tipos de feijão têm um efeito protetor contra o câncer. Vários estudos ligam o aumento do consumo do feijão com a diminuição da prevalência de câncer.

    Em uma análise de dados dietéticos recolhidos por questionários de frequência alimentar de 90,000 mulheres no Estudo “Nurses Health Study II”, os investigadores encontraram uma redução significante de câncer de mama em mulheres que ingeriam mais feijão. Chegaram ainda na conclusão que outras frutas e vegetais conhecidos pelas suas propriedades anticâncer como a cebola, brócolis, pimentão verde ou mirtilos não pareciam fornecer a mesma proteção que os feijões e lentilhas. Comer feijão ou lentilhas duas ou mais vezes por semana está associado a uma redução de 24% de risco de câncer de mama.

  • Baixo Índice Glicêmico
  • Índice Glicêmico (IG) é uma medida realizada em alimentos que contêm carboidratos e seu impacto sobre o nosso açúcar no sangue. Um dos benefícios do feijão é o regulamento do açúcar no sangue. Proteínas e fibras podem se mover através do nosso trato digestivo a um ritmo moderado, ao contrário do açúcar na dieta que se move muito rapidamente. No que diz respeito à prevenção da diabetes tipo 2, os investigadores têm-se especialmente interessado em alguns dos efeitos inibidores do feijão preto por este ter enzimas que são importantes para quebrar o amido em açúcar, resultando em menos liberação de açúcar a partir do amido de alimentos.

  • Benefícios no Sistema Cardiovascular
  • Devido ao conteúdo rico de fibra no feijão, os pesquisadores encontraram uma ligação entre a diminuição do risco de doença arterial coronariana e infarto do miocárdio, e o aumento da ingestão de fibra na alimentação. Por isso não é surpreendente ver o feijão e outros legumes incluídos na lista de alimentos com benefícios cardiovasculares.

  • Rico em Isoflavonas
  • O feijão tem níveis elevados de isoflavonas que são compostos semelhantes em estrutura ao estrogênio que é produzido naturalmente no seu corpo (por isso chamados de fitoestrógenos). As isoflavonas podem aliviar os sintomas da menopausa, evitar câncer, reduzir o risco de doença cardíaca, óssea ou de próstata.

  • Ricos em Fitoquímicos
  • Feijão tem algo mais que a carne não tem, os fitoquímicos. Os fitoquímicos são compostos encontrados apenas em plantas (fito quer dizer “planta” em antigo grego). O feijão é rico em antioxidantes, que são uma classe de fitoquímicos que danificam as células radicais livres no corpo. Os radicais livres têm sido relacionados com câncer ou doenças neurodegenerativas e de envelhecimento como Parkinson e Alzheimer.
    Quanto mais colorido o feijão, maior o grau de proteção antioxidante. como é o caso, por exemplo, do feijão vermelho.

  • Baixa os Níveis de Colesterol
  • Baixa a Pressão Arterial
  • Regula as Funções do Cólon
  • Previne e Cura a Constipação e Outros Problemas Intestinais

Feijão Preto no Brasil

O Brasil, juntamente com a Índia, são os maiores produtores de feijão preto do mundo. Ao feijão e o grão foi dado um lugar exclusivo na pirâmide alimentar brasileira. Ou seja, os feijões são recomendados como seu próprio grupo alimentar. O Guia de Alimentos de 2006 recomenda que que a população Brasileira consuma feijão todos os dias. Segundo as pesquisas recentes que ligam a ingestão de feijão ao menor risco de diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e vários tipos de câncer, esta é uma recomendação que todos deveriam seguir.

Dicas Para Preparar Feijão

Antes de lavar o feijão, espalhe-o em um prato de cor clara para verificar e remover pequenas pedras, detritos ou grãos danificados. Após esse processo, coloque o feijão em uma peneira, enxaguando-os cuidadosamente em água fria.

Para cozinhar o feijão, você pode cozinhá-los no fogão ou usar uma panela de pressão. Para o método de fogão, adicione água suficiente para sobrar um a dois centímetros acima do topo dos grãos e os cozinhe entre 1 a 2 horas. Você pode também os cozinhar numa panela de pressão por cerca de meia hora.

Remédios Naturais
RemédiosNaturais.info é uma publicação online de autores profissionais de saúde, nutricionistas e técnicos especialistas de diversas áreas de saúde.

Este Artigo Informativo Não Substitui o Aconselhamento Médico. Consulte Sempre Ajuda Profissional de Saúde Nas Suas Decisões