O Câncer é uma Doença Causada pelo Homem

O câncer é uma doença humana gerada por fatores característicos da vida contemporânea.
Este é a conclusão de um estudo recente efetuado em múmias egípcias.
Através do exame de múmias, fósseis encontrados e da literatura clássica mais antiga, cientistas chegaram à conclusão que os tumores eram acontecimentos raros até tempos recentes. Segundo os mesmos cientistas, a dieta, a poluição, e vários outros fatores ambientais da vida contemporânea aumentaram significativamente a propensão e os casos de câncer.

Michael Zimmerman, professor visitante na Universidade de Manchester disse: “Numa sociedade antiga sem capacidade de intervenção cirúrgica, as evidências de câncer seriam hoje visíveis”.
A virtual ausência de doenças malignas em múmias, deve ser interpretado como uma indicação de sua raridade na Antiguidade, indicando que os fatores mais importantes causadores do câncer são limitados a sociedades afetadas pela industrialização moderna e pela alteração do estilo de vida e fatores ambientais.

Para rastrear as raízes do câncer, os cientistas A. Rosalie David do centro de Egiptologia biomédica da Universidade de Manchester, e Michael R. Zimmerman da Universidade Villanova na Pennsylvania nos Estados Unidos da América analisaram possíveis referências a casos de câncer na literatura clássica, no registo fóssil e em corpos mumificados, onde encontraram apenas registos mínimos de tumores.

Apesar de centenas de tiras de tecido de múmias egípcias serem analisadas, apenas um caso de câncer foi confirmado, isto apesar de experiências mostrarem que os tumores são ainda melhor preservados pela mumificação do que tecidos saudáveis.

Rejeitando o argumento de que os antigos egípcios não viviam tempo suficiente para desenvolver cancro, os investigadores apontam que outras doenças relacionadas com a idade, tais como o endurecimento das artérias e ossos frágeis ocorriam.

A evidência fóssil de câncer também é esparsa, com a literatura científica fornecendo uma dúzia, na maior parte disputada, de exemplos de fósseis de animais com câncer. Até mesmo o estudo de milhares de ossos de neandertais forneceu apenas um exemplo de um possível cado de câncer.

Evidência de câncer em antigos textos egípcios também é “tênue”, em que o mais provável é ter sido causado pela hanseníase ou até mesmo varizes.

Foi apenas no século XVII que foram fornecidas as primeiras descrições de operações de mama e outros casos de câncer.
Os primeiros relatos na literatura de tumor distintivo só ocorreu nos últimos 200 anos, incluindo o câncer escrotal em limpadores de chaminés em 1775,  e o câncer nasal em usuários de rapé em 1761.

O professor David, que apresentou os resultados ao professor Mike Richards, czar do Reino Unido do cancro e outras oncologistas em uma conferência no início deste ano, disse: “Nas sociedades industrializadas, o câncer só perde para as doenças cardiovasculares como causa de morte. Mas nos tempos antigos, era extremamente raro. Não há nada no ambiente natural, que possa causar câncer, sendo então por isso uma doença humana, causada pela poluição alterações de dieta e estilo de vida.
As ultimas descobertas cientificas da sociedade moderna têm dado uma mensagem clara – o câncer é uma patologia causada pelo homem,  e é algo que podemos e devemos tentar resolver e perceber.

A Dra. Rachel Thompson, do World Cancer Research Fund, disse que “esta pesquisa faz uma leitura muito interessante, pois espera-se que cerca de uma em cada três pessoas no Reino Unido vão desenvolver casos de câncer, sendo por isso é bastante comum no mundo moderno.”

Os cientistas defendem ainda que uma dieta saudável, uma atividade física regular e a manutenção de um peso saudável previne cerca de um terço dos casos de câncer mais comuns.

Remédios Naturais

RemédiosNaturais.info é uma publicação online de autores profissionais de saúde, nutricionistas e técnicos especialistas de diversas áreas de saúde.

Este Artigo Informativo Não Substitui o Aconselhamento Médico. Consulte Sempre Ajuda Profissional de Saúde Nas Suas Decisões